Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
16 / outubro / 2005

CAINDO NA REAL
Por Marcos Cintra

O presidente Lula costuma se vangloriar ao dizer que seu governo foi responsável por o país não ter ido à lona por conta da crise política deflagrada em 2002. De fato, a política econômica adotada em seu governo evitou a débâcle da economia ao se manter fiel aos ditames da cartilha do FMI.


    No primeiro ano de Lula, a economia registrou seu pior desempenho desde 1998. Houve relativa melhora em 2004, com o PIB crescendo 4,9%, e em 2005 a previsão é que cresça um pouco acima de 3%. Em razão desses números, o presidente foi acometido de incontido triunfalismo. Em seu discurso, há a impressão de que somos a versão latina dos tigres asiáticos.


    Nesse cenário de efusiva jactância, estrategicamente criado como forma de amenizar a crise política, torna-se oportuno comparar o que vem ocorrendo no Brasil em relação a outros emergentes.


    O combate à inflação tem sido uma das principais diretrizes das nações em desenvolvimento. A adoção do sistema de metas de inflação em vários países foi um mecanismo que obteve sucesso ao combinar queda na inflação com elevação do PIB.


 

Na tabela acima, vê-se que no grupo de emergentes que formam o denominado Bric (Brasil, Rússia, Índia e China) ficamos cada vez mais para trás. A Rússia, que em relação a 2000 reduziu à metade a inflação, cresce em média 6,2% ao ano. A Índia e a China, países em que a inflação se mantém baixíssima, registram PIB em expansão média de 6,6% e 9,1%, respectivamente. Enquanto isso, o Brasil segue com inflação no mesmo nível de cinco anos atrás e a economia crescendo menos de 3%.


    Quando comparado com emergentes do continente americano, o quadro também não é cômodo para o Brasil.


    A Argentina, que foi à lona em 2002, recuperou-se de modo impressionante e cresce em média mais de 8% ao ano desde 2003. O Chile mantém inflação baixa, e sua economia cresceu mais de 6% no ano passado e deve repetir o número em 2005.


    A Estônia, a Letônia e a Lituânia são economias com inflação anual na casa dos 3% e PIB crescendo 7,5% ao ano. Vale ressaltar que todo o Leste Europeu experimenta forte expansão econômica por conta das reformas que estão em curso naqueles países, com destaque para as que vêm sendo empreendidas na área tributária.


    A euforia do governo Lula não tem fundamentos sólidos. Nossa economia registra desempenho medíocre, que só não é pior porque países como EUA e China, que representam juntos mais de um terço do PIB mundial cresceram em 2004 4,4% e 9% respectivamente. Nesse embalo, o Brasil aproveita a maré boa da economia internacional e registra seu pífio crescimento por conta da expansão das vendas externas. Mas até quando a situação vai durar?


    Lamentavelmente, o comodismo e o conservadorismo prevalecem em nosso país. As reformas fundamentais e inadiáveis não foram implementadas, nem por este governo nem pelos que lhe antecederam. Enquanto isso, os investimentos se mantiveram abaixo de 20% do PIB, quando precisamos algo acima de 25%. Já a carga tributária disparou, para se aproximar de 40% do PIB.


    O Brasil precisa mirar nos países que foram capazes de empreender mudanças de impacto em suas economias e que hoje colhem crescimento vigoroso. A reforma tributária, por exemplo, foi um fiasco no governo Lula e hoje é um dos principais entraves aos investimentos, segundo o Banco Mundial. Além disso, o Fórum Econômico Mundial detectou que temos o sistema tributário mais ineficiente do mundo. E a reforma político-eleitoral, chamada corretamente de mãe de todas as reformas, não saiu do papel, nem com a oportunidade criada pela crise política que atravessamos.


    Definitivamente, a economia brasileira não vai bem.

Leia mais matérias de Economia: CLIQUE AQUI

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI