Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
27 de agosto de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

Fórmula 1 - 14ª etapa, Turquia - Finalmente um piloto brasileiro voltou a vencer. E de forma indiscutível. Nos treinos foi 3 décimos mais rápido que Michael Schumacher e, na corrida, comandou do princípio ao fim. Quase faz também a melhor volta (que foi sua durante quase toda prova). O domínio foi indiscutível e agora a Ferrari tem um problemão: Se contratar Kimi Raikkönen, tido como certo, Massa seria piloto de testes nvamente? Eu pessoalmente não posso crer nisso. Schumacher e Alonso brigaram bastante com o espanhol terminando em segundo. Excelente prova, de novo, de Jenson Button, 4º. Barrichello, que largou mal, também andou forte e conseguiu boas ultrapassagens e terminou em 8º. A evolução da Honda é visível. Fisichella foi bom 6º após rodar para evitar de bater em Alonso. Caiu para último, trocou o bico e acabou lá na frente. Destaque especial para o alemão Sebastian Vettel, de 19 anos, que foi o mais rápido no 1º dia de treinos, num circuito que não conhecia e num carro que havia andado pouco mais de 200 km (BMW). Acabou confirmado como 3º piloto da equipe até o final do ano. Saiba tudo sobre a prova, CLIQUE AQUI.

Indy Racing League (IRL) - 13ª etapa, Sonoma (EUA) - Marco Andretti repôs o tradicional sobrenome do mundo do automobilismo no caminho das vitórias na IRL na tarde deste domingo (27) em Sonoma. E para tal, teve um conjunto de fatores a seu favor — os principais deles: uma jogada de equipe para provocar uma bandeira amarela e uma sorte inexplicável ao não ter uma pane seca. A etapa teve domínio do pole Scott Dixon até a última parada coletiva nos pits na 51ª passagem. Nela, por um problema na troca do pneu dianteiro esquerdo, caiu para nono. Andretti e Tony Kanaan estavam em janelas diferentes e permaneceram na pista.

            As contas das equipes previam que os tanques no misto californiano permitiam um máximo de 30 voltas. Como os dois primeiros fizeram o último reabastecimento no giro 45 de um total de 80, um "splash and go" seria no mínimo inevitável. Marco e Tony foram usando a mistura mais pobre de metanol durante toda segunda metade da prova. Dario Franchitti, companheiro de ambos, que tinha situação tranqüila neste quesito, funcionou como escudeiro para poupá-los dos ataques de Helio Castroneves, Vitor Meira e Dixon, que escalava o pelotão.

            Enquanto isso, nos boxes, Michael Andretti começava a freqüentar a garagem de seu quarto piloto, Bryan Herta. Minutos depois veio a explicação/resposta na pista: a oito voltas do fim, o norte-americano deu o popular "migué" e errou propositalmente, ficando parado em uma área de escape até provocar bandeira amarela. Andretti e Kanaan ganhavam duas voltas de bandeja para arriscarem chegar ao fim sem parar. Franchitti, instantes antes, superava o brasileiro e passava a defender os interesses do filho do dono do time. O esforço de Tony foi em vão: seu tanque secou e o baiano teve de ir aos pits na última volta. Marco seguiu na pista. E obteve, para espanto geral, sua primeira vitória na categoria.

            Helio Castroneves teve lampejos de sorte e azar na corrida. Com Kanaan parando, assumiria a terceira posição e teria mais vantagem sobre o rival e companheiro Sam Hornish Jr., que teve desempenho discretíssimo, na luta pelo título. Mas com Tony lento, acabou se perdendo atrás do compatriota e cedeu posições a Meira e Dixon. Terminou em quinto.

Com o nono lugar de Hornish, a diferença entre ambos na tabela é de apenas um ponto, a favor de Helio. Que não tem validade nenhuma. A dupla da Penske ainda enfrenta ameaça dos dois pilotos da Ganassi, Dixon e Wheldon — este sexto na corrida de hoje —, na briga pelo campeonato. Meira e Kanaan já não têm mais chances. A última etapa acontece no oval de Chicago, daqui duas semanas. CLIQUE AQUI.

Fórmula 3 inglesa - Bruno Senna mais distante do título - Mike Conway ampliou sua liderança na Fórmula 3 inglesa ao vencer na molhada Silverstone a primeira prova deste domingo (13).  Mesmo não tendo uma boa largada - ele perdeu uma posição para Oliver Jarvis, ficando distante de Bruno Senna -, o inglês da Räikkonen Robertson conseguiu superar as adversidades e fechar a corrida com mais uma vitória. Senna - que não conseguiu segurar a pressão de seu companheiro de equipe - terminou na segunda colocação, seguido por Yelmer Buurman e Oliver Jarnis. Mário Moraes e Alberto Valérios, os outros brasileiros da categoria, fecharam a disputa na 13ª e 20ª colocação, respectivamente.

            Apesar de ser pressionado por Christian Bakkerud durante quase toda a prova, Mike Conway venceu a segunda corrida da F-3 inglesa em Silverstone. O inglês completou as 16 voltas da disputa em 28min04s877 e garantiu um domingo (13) com 100% de aproveitamento. Bakkerud, perseguidor de Conway, teve de se contentar com a segunda colocação, logo à frente de Oliver Jarvis e Salvador Duran. Bruno Senna terminou na oitava posição, enquanto que Albarto Valério e Mário Moraes foram 11º e 15º, respectivamente.

            Com um segundo e um oitavo lugares na rodada dupla deste domingo (13) em Silverstone, Bruno Senna manteve a vice-liderança do Campeonato Inglês de Fórmula 3. Companheiro do brasileiro na Räikkönen Robertson Racing, Mike Conway ganhou as duas provas e aumentou a vantagem na ponta da tabela. Tem agora 219 pontos contra 151 de Bruno e 148 de Oliver Jarvis.

GP Masters - Caiu a hegemonia de Nigel Mansell na GP Masters. Neste domingo (13), a terceira prova da categoria terminou com vitória de Eddie Cheever. Disputada com a pista de Silverstone encharcada, a corrida foi um teste de sobrevivência e perícia dos veteranos. Com as condições de visibilidade e aderência comprometidas, ganhou quem errou menos. E nisso o norte-americano levou a melhor. Após uma hora de corrida — tempo limite do campeonato —, Eddie cruzou a linha de chegada com boa vantagem para Eric van de Poele, que largou em último e chegou em segundo. Christian Danner, o pole, chegou em terceiro após boa corrida de recuperação. Hans-Joachim Stuck foi o quarto e Alex Caffi, o quinto.

            Único representante brasileiro na disputa, Emerson Fittipaldi foi discreto e chegou em oitavo apesar de anunciar durante toda a semana que seria o vencedor. Pior foram os ingleses: Derek Warwick e Nigel Mansell abandonaram. Fiquei muito satisfeito com a vitória. Só fiquei chateado por Nigel (Mansell) e pelos fãs que vieram vê-lo”, afirmou o vencedor. Van de Poele, que chegou a liderar mas abusou dos erros, fez piada com as próprias falhas. “Rodei mais vezes do que eu gostaria. Toda vez que tentei imprimir um ritmo mais forte eu rodei.” Do mesmo discurso valeu-se o terceiro colocado, Christian Danner. “Não conseguia ver nada, mas foi divertido mesmo assim.” Final: 1) Eddie Cheever (EUA), 1h01min08s625; 2) Eric van de Poele (BEL), a 16s677; 3) Christian Danner (ALE), a 36s555; 4) Hans-Joachim Stuck (ALE), a 53s514; 5) Alex Caffi (ITA), a 1min03s023; 6) Riccardo Patrese (ITA), a 1min06s867; 7) Pierluigi Martini (ITA), a 1min46s355; 8) Emerson Fittipaldi (BRA), a 1 volta; 9) René Arnoux (FRA), a 1 volta; 10) Andrea de Cesaris (ITA), a 2 voltas; e 11) Patrick Tambay (FRA), a 3 voltas
.

Vôlei Masculino - Brasil está nas finais da Liga Mundial - Na partida que marcou a volta do meio-de-rede Gustavo, a Seleção Brasileira masculina derrotou a Finlândia, neste domingo, em Brasília, pela Liga Mundial de vôlei. Após o período de afastamento da equipe comandada pelo técnico Bernardinho por problemas particulares, Gustavo retornou ao time titular e contribuiu nos 3 sets a 1, com parciais de 25/23, 25/21, 23/25 e 25/23.

            Com a vitória de sábado sobre a mesma Finlândia, a Seleção já havia garantido antecipadamente a classificação para a fase final da competição. Invicto, o Brasil lidera com folga o Grupo B - dez vitórias em dez partidas. No Ginásio Nilson Nelson, a Seleção conseguiu vencer os dois primeiros sets apesar de não ter sido um jogo fácil. Errando muito, os comandados de Bernardinho permitiram que os finlandeses dessem alguns sustos.

            No terceiro set, o Brasil esteve à frente do placar já no final da parcial, mas permitiu uma reação dos finlandeses e perdeu por 25/23 em um erro de Samuel. As falhas voltaram a aparecer no quarto set. O Brasil conseguiu abrir uma pequena vantagem no meio da parcial, mas novamente, após alguns erros, conseguiu a vitória apenas pela margem mínima de dois pontos, fechando em 25/23. No próximo final de semana, a equipe do treinador Bernardinho fecha a participação na primeira fase da competição enfrentando Portugal, na cidade de Fortaleza.

RAPIDINHAS...

- Ciclismo: A Federação Catarinense de Ciclismo (FCC) está de luto. O ciclista Douglas Spagnol, de 18 anos, veio a falecer devido a um atropelamento durante a disputa do Campeonato Catarinense de Mountain Bike na tarde de sábado (12). Spagnol e mais um grupo de ciclistas foram atropelados por um agricultor de 56 anos que não atendeu as sinalizações da polícia e causou o trágico acidente.

- Bodyboard: Depois de 4 dias de competição e altas ondas a etapa do circuito mundial no Chile chega ao fim. Em uma final histórica entre dois ícones do esporte mundial Guilherme Tâmega e Jeff Hubbard, o título e o bi campeonato em Arica ficou no Havaí, com Jeff Hubbard. Com esse resultado Jeff que vinha na terceira colocação do circuito mundial assume a ponta do tour 2006. Guilherme Tâmega que antes de Arica vinha em com 34 pontos colocação deve subir bastante, e definitivamente entrar na briga pelo titulo. Essa foi a primeira etapa internacional de Tâmega e dos brasileiros, já que os atletas não competiram em Shark Island. A próxima etapa do tour será o Sintra Pro 2006 em Portugal que distribui um total de $ 45.000 dólares e vai do dia 23 a 27 de agosto.

- Cristiano da Matta: O estado de saúde de Cristiano da Matta continua estável. Internado desde o dia 3 deste mês no Centro Médico Theda Clark, na cidade norte-americana de Neenah, o piloto permanece em coma induzido, mas não está mais sob efeito de sedativos. Cristiano deve continuar na UTI do Theda Clark por no mínimo mais dez dias. Depois, de acordo com o quadro clínico, a equipe médica tomará uma decisão. O piloto brasileiro da Fórmula Mundial (e ex-Toyota na F-1) continua em estado grave e sem que os médicos tenham idéia de como será sua recuperação e se terá seqüelas.

- Iatismo: As brasileiras Rossana Ramos, Raquel Aimoni, Sonia Gargiulo, Mariana Lacerda e Sandra Branchine vão representar a América do Sul na final do campeonato mundial de match race, que teve sua seletiva continental realizada neste sábado, 12 de agosto, no Iate Clube do Rio de Janeiro, a TAG Heuer Nations Cup. As meninas fizeram apresentação especial, correndo contra as tripulações da categoria Open. "Competir contra os homens foi um ótimo treinamento para todas nós; agora estamos na maior expectativa para a última etapa.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI