Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
05 / fevereiro / 2006

AUTOMOBILISMO
MUNDIAL DE RALI, 2a Etapa - Suécia

            Depois de terminar os dois primeiros dias na frente e vencer os três últimos estágios deste domingo (5), Marcus Grönholm venceu o Rali da Suécia, segunda prova do Mundial deste ano. O finlandês, que completou 38 anos no dia da última etapa, terminou a prova em 3h09min01s9. Sébastien Loeb ficou na segunda posição, apenas 30s9 do líder.

            A outra briga na chegada aconteceu entre Daniel Carlsson e Gianluigui Galli. O sueco levou a melhor sobre o italiano, que guiou durante todo o terceiro estágio sem uma das marchas, por apenas 7s de vantagem. Tomas Rádström fechou o grupo dos cinco primeiros. A única baixa do dia foi a saída de Mattias Ekström que abandonou a prova após bater e destruir o radiador de seu carro.

Final: 1) Marcus Grönholm (FIN/Ford), 3h09min01s9; 2) Sébastien Loeb (FRA/Citroën), a 30s9; 3) Daniel Carlsson (SUE/Mitsubishi), a 2min56s8; 4) Gianluigi Galli (ITA/Mitsubishi), a 3min03s8; 5) Tomas Râdström (SUE/Subaru), a 5min53s3; 6) Kosti Katajamaki (FIN/Ford), a 7min34s8; 7) Xavier Pons (ESP/Citroen), a 8min35s6; 8) Henning Solberg (NOR/Peugeot), a 9min01s5; 9) Jimmy Joge (SUE/Peugeot), a 9min17s2; 10) Chris Atkinson (AUS/Subaru), a 11min33s5.

Campeonato: 1) Marcus Grönholm, 20 pontos e 2 vitórias; 2) Sébastien Loeb, 16; 3) Toni Gardermeister, 6; 3) Daniel Carlsson, 6; 5) Manfred Stöhl, 5; 5) Gianluigi Galli, 5; 7) Stèphane Sarrazin, 4; 7) Tomas Râdström, 4; 9) Chris Atkinson, 3; 9) Kosti Katajamaki, 3; 11) Mikko Hirvonen, 2; 11) Xavier Pons, 2; 13) Daniel Sordo, 1; e 13) Henning Solberg, 1.

FIA GT

            Mesmo faltando ainda mais de dois meses para o início da temporada do Campeonato Mundial FIA GT, é intenso o ritmo de trabalho de Jaime Melo Júnior nas pistas da Europa. O brasileiro trabalha no desenvolvimento da Ferrari 430, carro com que vai disputar as dez etapas da competição inscrito na GT2. Nesta categoria, ele venceu a última etapa da competição em 2004, na pista chinesa de Zhuhai, em dupla com Christian Pescatori.

            Neste ano, Melo vai defender a equipe AFC Corse. A definição de seu companheiro de equipe na disputa pelo título deverá acontecer ainda no mês de fevereiro. Além de ter presença confirmada no grid de todas as etapas, o brasileiro continuará respondendo pelas atividades do Ferrari Corse Clienti e Pirelli, um programa mantido pela fábrica que prevê testes para desenvolvimento dos carros utilizados por suas equipes no Mundial FIA GT

            Composto por 10 etapas, o Mundial da FIA GT 2006 já tem data para começar. A primeira prova do ano acontece em Bucareste, na Romênia, no dia 23 de abril. Confira o calendário da categoria: 23/04 - Bucareste (Romênia); 07/05 - Silverstone (Inglaterra); 28/05 - Brno (Rep. Tcheca); 02/07 - Oschersleben (Alemanha); 30/07 - Spa-Francorchamps (Bélgica); 03/09 - Magny Cours (França); 17/09 - Ímola (Itália); 08/10 - Zhuhai (China); 17/11 - Sakhir (Bahrein); e 25/11 - Dubai (Emirados Árabes Unidos).

VOLVO OCEAN RACE

            A disputa foi bóia a bóia e até o último minuto, garantindo muita emoção a quem pôde acompanhar de perto a regata in-port realizada neste sábado (04) na baía de Port Philip, em Melbourne, Austrália. Após 2h28’12” a equipe do ABN 1, de Mike Sanderson, conquistou a vitória. Os Piratas do Caribe levaram a vice-liderança e o movistar abocanhou a 3ª colocação.

            A equipe do ABN 2 largou adiantado e foi obrigada a voltar à linha. Depois disso não conseguiu se recuperar e terminou a prova na 6a colocação, atrás do Brasil1, que de volta à competição ainda teve problemas e ficou em 5º e do Ericsson, 4º colocado.

            Após essa etapa o ABN 1 soma 32,5 pontos e isola-se ainda mais na liderança do ranking geral da Volvo Ocean Race. “Depois dessa regata é hora parar de creditar o sucesso do ABN 1 ao projeto do barco. Foi clara, nítida e evidente que a vitória não teve nada a ver com velocidade na água, e sim com treinamento, preparação do barco e tática”, explica André Mirsky, embaixador da equipe ABN. 

            O Brasil 1 pode não ter vencido a regata local de sábado, mas o esforço por ter ganho a corrida contra o tempo foi reconhecido. Neste domingo, os jornais australianos elogiaram muito desempenho dos brasileiros, lembrando dos desafios que o time superou nos últimos dias para estar na água no sábado, na terceira in-port race da edição de 2005/2006 da Volvo Ocean Race, a regata mais tradicional de volta ao mundo.

            O Herald Sun, jornal mais vendido do país, inclusive, usou a história brasileira para relatar a prova, com o título “Má sorte afunda esperanças brasileiras” (Bad luck sinks Brazilians Hopes): “Depois de se arrastar por 1.200 quilômetros pelos mares do Sul e viajar 4.000 km de caminhão, o veleiro Brasil 1 estava vivendo um conto de fadas na regata costeira, disputada em Phillips Bay, quando os problemas começaram”.

            O Brasil 1 liderou boa parte da prova mas teve problemas no final.

SURF - Circuito mundial começa no Brasil

            O Circuito Mundial de Surfe Profissional, que acontece entre os dias 13 e 19 de fevereiro, promove o primeiro evento com nível máximo de 6 estrelas do anos das séries qualificatórias para o ASP World Championship Tour (WCT) e o primeiro WQS feminino da história do surfe brasileiro.

            São esperados representantes de 20 países. No entanto, o limite de 192 de inscritos na categoria masculina já foi ultrapassado e 28 atletas ficaram de fora e aguardam a possibilidade de alguma desistência.

            A categoria masculina vai brigar pelos 15 mil dólares oferecida ao ganhador das etapas do WQS, além, dos importantes 2.500 pontos no ranking que classifica quinze surfistas para o grupo de elite do surfe mundial. Serão 77 surfistas defendendo as cores verde-amarela no primeiro 6 estrelas da temporada.

            Um dos destaques do surfe mundial masculino é o brasileiro Jean da Silva, que dividiu a terceira colocação como o tahitiano Michel Bourez, vice-campeão mundial Pro Junior, e o havaiano Hank Gaskell, nesta mesma competição realizada na Austrália.

            Grandes nomes do surfe mundial vão estar prestigiando o campeonato como o os australianos Adrian Buchan e Jarrad Howse e os sul-africanos Travis Logie, Greg Emslie e David Weare. Já a principal atração do Havaí é o atual campeão mundial Pro Junior, Kekoa Bacalso.

            Os maiores esquadrões estrangeiros vêm dos Estados Unidos, com 28 atletas, a Austrália, que soma 23 surfistas, o Havaí , totalizando 16 competidores e a África do Sul , que aparece com 13 atletas, incluindo seus três do WCT 2006. Completam a lista de países que estarão representados no Costão Pro – Floripa 2006 a Espanha (7), França (5), Portugal (3), Tahiti (3), Porto Rico (3), Nova Zelândia (3), Costa Rica (2), Ilha Reunião (2), Inglaterra (1), Alemanha (1), Japão (1), Ilhas Canárias (1), Marrocos (1), Peru (1) e Philipinas (1). Do total de 192 competidores, 96 recebem parte dos 125.000 dólares oferecidos na etapa masculina.

            Já na categoria feminina do WQS, são esperados um total de 40 surfistas de seis países que vão brigar pela premiação estimada em 20 mil dólares. A grande favorita ao título é a brasileira Jacqueline Silva, que há muitos anos integra a elite mundial do WCT e sempre desejou competir numa etapa do Circuito Mundial em casa.

RAPIDINHAS...

- Fórmula 1: João Paulo de Oliveira estreou nesta sexta-feira (3) na Fórmula 1. A convite da Petrobras, o brasileiro teve uma chance de testar pela Williams em Valência e completou 32 voltas no circuito espanhol. Terminou o dia em décimo, último entre os que treinaram, a 1s118 de Juan Pablo Montoya, nono. "Fiquei tranqüilo o tempo todo e procurei aproveitar ao máximo cada volta. Acredito que mostrei um bom trabalho, dentro das especificações de pneus, motor e combustível que utilizei no carro", afirmou Oliveira, que andou com uma Williams FW27C.

- Fórmula 3: Foram apenas três anos de carreira no automobilismo até a conquista do título da F-3 Sul-Americana no ano passado. Agora, o próximo desafio de Alberto Valério será a F-3 Inglesa, categorias que lançou para a Fórmula 1 Emerson Fittipaldi (1969), Nelson Piquet (1978) e Ayrton Senna (1983). E na Inglaterra, ele contará com o apoio de Augusto Cesário, coordenador de seu trabalho durante o ano de 2005.

- GP2: Competidor da World Series da Renault, Tristan Gommendy será companheiro de Ernesto Viso na iSport para a temporada 2006 da GP2, categoria de acesso à Fórmula 1. O francês campeão da Fórmula 3 francesa e vencedor do GP de Macau de Fórmula 3 em 2002, impressionou os membros da equipe durante os testes realizados no final do ano passado.

- Bicicross: O paulista Daniel Jorge, de 25 anos, fez bonito, superou os favoritos na bateria final e garantiu, neste domingo, do Bicicross America’s, torneio internacional que reuniu os melhores pilotos do país e atrações dos Estados Unidos, Chile e Colômbia. O brasileito fez o tempo de 39seg216 para os 380 metros de pista, seguido do atual campeão brasileiro, o catarinense Éderson Klabunde (SC), 39seg472, e do colombiano Fabian Hernandez, oitavo da América Latina, 39seg702.

Um abraço e até a semana que vem,     
Fernando Toscano                    

AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI