Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- COLUNA DE ESPORTES -
"Panorama da semana"
18 de junho de 2006

AUTOMOBILISMO
Destaques da semana

24 Horas de Le Mans - Rinaldo Capello conduziu seu Audi R10 à pole da 74ª edição das 24 Horas de Le Mans. Parceiro de Tom Kristensen e Allan McNish, o italiano conseguiu o tempo de 3min30s466. Apenas 0s118 atrás ficou o outro carro da montadora. O trio formado por Franck Biela, Emanuelle Pirro e Marco Werner completa a dobradinha da Audi, que pôs exatos dois segundos sobre as aparentes rivais, as Pescarolo, que partem na segunda fila. Na categoria P2, a pole ficou com o grupo do brasileiro Thomas Erdos. Com uma Lola AER, ele, Mike Newton e Andy Wallace partirão do 12º lugar.  Na GT1, o melhor tempo foi do trio liderado pelo tcheco Tomas Enge. Christian Fittipaldi (junto com Terry Borcheller e Johnny Mowlem) estão no sétimo posto e Nelsinho Piquet (ao lado de David Brabham e Antonio García) partem na nona colocação. Grid de largada: 1) Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (ITA/DIN/ESC), Joest Audi/P1, 3min30s466; 2) Franck Biela/Emanuelle Pirro/Marco Werner (FRA/ITA/ALE), Joest Audi/P1, 3min30s584; 3) Nicolas Minassian/Emmanuel Collard/Eric Comas (FRA/FRA/FRA), Pescarolo Judd/P1, 3min32s584; 4) Eric Helary/Franck Montagny/Sébastien Loeb (FRA/FRA/FRA),
Pescarolo Judd/P1, 3min32s990; 5) Jean-Marc Gounon/Haruki Kurosawa/Shinji Nakano (FRA/JAP/JAP), Mugen/P1, 3min34s120; 12) Thomas Erdos/Mike Newton/Andy Wallace (BRA/ING/ING),
Lola AER/P2, 3min41s555; 27) Terry Borcheller/Johnny Mowlem/Christian Fittipaldi (EUA/ING/BRA), Saleen S7R, 3min54s476; 32) David Brabham/Nelson Ângelo Piquet/António García (ING/BRA/ESP),
Aston Martin/GT1, 3min57s776
.
Corrida:
O trio Franck Biela, Emanuelle Pirro e Marco Werner venceu a tradicional 24 Horas de Le Mans, realizada neste final de semana, no autódromo francês. Esta é a primeira vitória de um protótipo movido a diesel em toda história da competição, além de ser a sexta conquista da Audi nos últimos sete anos. A segunda colocação ficou com o trio Eric Helary, Franck Montagny e Sébastien Loeb, guiando um Pescarolo Judd. Eles ficaram à frente do outro protótipo da Audi, conduzidos pelos pilotos Rinaldo Capello, Tom Kristensen e Allan McNish. Na categoria GT1, a vitória ficou com o Corvette guiado por Oliver Gavin, Olivier Beretta e Jan Magnussen. No geral, o trio completou prova na quarta colocação geral. O melhor brasileiro da prova foi Thomas Erdos, que, ao lado de Mike Newton e Andy Wallace, terminou a disputa na oitava colocação. No entanto, os pilotos conquistaram o primeiro lugar na categoria P2. Nelsinho Piquet, que revezou o comando do Aston Martin com David Brabham e Antonio Garcia, completou na nona colocação, enquanto Christian Fittipaldi, companheiro de Terry Borcheller e Johnny Mowlem a bordo de um Saleen, foi o 11º. Final: 1) Franck Biela/Emanuelle Pirro/Marco Werner (FRA/ITA/ALE), Joest Audi/P1, 380 voltas completadas*; 2) Eric Helary/Franck Montagny/Sébastien Loeb (FRA/FRA/FRA), Pescarolo Judd/P1, a 4 voltas; 3) Rinaldo Capello/Tom Kristensen/Allan McNish (ITA/DIN/ESC), Joest Audi/P1, a 13 voltas; 4) Oliver Gavin/Olivier Beretta/Jan Magnussen (ING/MON/DIN), Corvette/GT1, a 25 voltas*; 5) Nicolas Minassian/Emmanuel Collard/Eric Comas (FRA/FRA/FRA), Pescarolo Judd/P1, a 28 voltas; 6) Tomas Enge/Andrea Piccini/Darren Turner (TCH/ITA/ING), Aston Martin/GT1, a 30 voltas; 7) Luc Alphand/Patrice Goueslard/Jérome Policand (FRA/FRA/FRA), Corvette/GT1, a 34 voltas; 8) Thomas Erdo/Mike Newton/Andy Wallace (BRA/ING/ING), MG-Lola/P2, a 37 voltas*; 9) Nelson Ângelo Piquet/David Brabham/Antonio Garcia (BRA/ING/ESP), Aston Martin/GT1, a 37 voltas; 10) Stepháne Sarrazin/Pedro Lamy/Stepháne Ortelli (FRA/POR/MON), Aston Martin/GT1, a 38 voltas; 11) Christian Fittipaldi/Terry Borcheller/Johnny Mowlem (BRA/EUA/ING), Saleen/GT1, a 43 voltas; 15) Tom Kimber-Smith/Richard Dean/Lawrence Tomlinson (ING/ING/ING), Panoz Esperante/GT2, a 59 voltas*. Legenda: * - vencedores em suas categorias.

- Indy Racing League / IRL: Jaime Câmara foi elogiado em sua estréia na IRL, nesta sexta-feira (16), durante um treino da Andretti Green - mesma equipe que ele defende na Indy Pro Series - no circuito oval de Nashville. O teste do brasileiro foi realizado a bordo do carro de Tony Kanaan e completou 90 voltas no autódromo de 1,33 milhas. "Foi muito bom guiar pela primeira vez um monoposto da IRL! Acredito que consegui um bom ritmo durante o dia, apesar da aderência, a velocidade, os pneus e outras coisas serem bem diferentes da Pro Series. Mas o que mais me surpreendeu foi a força G nas curvas. É absurda!", relatou.

            "Eu, o Tony e o Eric (engenheiro) trabalhamos em conjunto nas mudanças do acerto do carro. Eu sabia que podia realizar um bom trabalho. Enfim, acho que foi uma boa estréia e ficou aquele gosto de quero mais. Com certeza, foi um passo à frente na minha carreira", completou. Tony Kanaan, que é uma espécie de "conselheiro" do piloto de 25 anos, elogiou o desempenho do goiano. "O Jaime surpreendeu a toda equipe com sua habilidade e sua técnica. Ele está de parabéns pelo ótimo trabalho que realizou aqui em Nashville e posso garantir que todo mundo está bem contente com seu treino", destacou.

            "Ele virou muito próximo do meu tempo, mesmo sem ter um acerto de corrida como eu tinha. Isso mostra sua evolução e seu potencial. Fico bem feliz como tudo aconteceu, pois o meu apoio é uma forma de retribuir a ajuda que eu tive quando estava na mesma situação", finalizou.

- FÓRMULA 3 - Nesse final de semana os brasileiros foram bem no Campeonato alemão e japonês. Saiba tudo no site oficial da categoria - www.formula3.com.br.

VOLVO OCEAN RACE - FINAL

            Se o sinal de que um projeto deu certo é sua possível continuidade, então o Brasil 1 já pode se considerar um sucesso. Os diretores da equipe brasileira, Enio Ribeiro e Alan Adler, já estão preparando a segunda geração do Brasil 1, com um detalhe a mais: para a próxima edição, eles esperam conseguir montar uma campanha com dois barcos. "Os holandeses mostraram que tempo e dois barcos são uma boa receita para vencer. Para a próxima, esse é o objetivo. Montar dois barcos e ter duas equipes competitivas para ter chances reais de conquistar a Volvo Ocean Race", explica Alan Adler, que além de diretor foi velejador nas regatas locais.

            O plano, porém, esbarra no dinheiro envolvido em um projeto tão ambicioso. O Brasil 1 2005/6, com orçamento de cerca de US$ 15 milhões, já foi um dos maiores projetos esportivos da história do país. Para fazer outro, com um barco a mais, seria necessário quase o dobro desse montante. "Temos de ser realistas de que a economia brasileira dificilmente comportará um projeto tão grande. Por isso, a idéia é fazer um projeto com outra nação, nos mesmos moldes do Brasil 1. Se pensarmos objetivamente, Portugal seria o local ideal, pela história e pela proximidade de língua e empatia", explica o outro diretor do time, Enio Ribeiro.

            Comandante do Brasil 1, Torben Grael não confirmou sua participação, mas se disse aberto à opção. "Realizei um sonho com essa volta ao mundo, mas acho que poderia pensar em fazer outra. Mas, para isso, precisaríamos ter um tempo de preparação adequado. Já consegui um pódio, para fazer outra, teria de ter certeza de que estaria competindo para melhorar esse resultado", disse o bicampeão olímpico.

            Para decolar com o novo projeto, a equipe administrativa do Brasil 1 já está procurando novos parceiros. Segundo Enio, para montar um time competitivo é necessário ter o orçamento fechado já em 2006. "Como a próxima Volvo será em 2008 e queremos ter um bom tempo de planejamento, para um novo projeto decolar precisaríamos fechar com os patrocinadores já no final deste ano para começar a construção do novo barco em 2007".

            O primeiro passo já foi dado. No último sábado, a Volvo confirmou a próxima edição da volta ao mundo, programada para começar no final de 2008, após os Jogos Olímpicos de Pequim. "Essa mudança, antecipando o início e fazendo agora a Volvo a cada três anos, tem como objetivo manter o interesse de pessoas e patrocinadores pela prova, algo que, de quatro em quatros anos, não acontecia", explica Glenn Bourke, diretor executivo da Volvo Ocean Race.

            Além da periodicidade, os organizadores devem mudar também o roteiro. O principal objetivo é incluir países da Ásia e do Oriente Médio no percurso, mirando mercados emergentes do Oriente além da China, Índia e do Japão. Outra novidade pode ser a passagem pela costa oeste norte-americana. As regatas locais, novidade desta edição, serão mantidas e intensificadas. O objetivo de trazer o público mais perto dos barcos e dos velejadores e tornar a prova "visível", foi plenamente alcançado.

            Os VO 70 não sofrerão modificações radicais e as novas regras apenas procurarão aprimorar esta versão. Foram confirmadas também duas equipes, sem nomes divulgados, que já começam a se preparar para a próxima edição. O objetivo final é ter 10 competidores na linha de largada em 2008. A nona edição da Volvo Ocean Race terminou no sábado, em Gotemburgo, com uma festa náutica inesquecível. Na água, cerca de nove mil barcos e dezenas de milhares de pessoas assistindo a chegada dos barcos à Suécia nas encostas, pontes e marinas.

            A regata largou em novembro de Vigo, na Espanha. Nos últimos oito meses passou pela Cidade do Cabo (África do Sul), Melbourne (Austrália), Wellington (Nova Zelândia), Rio de Janeiro (Brasil), Baltimore, Annápolis e Nova York (Estados Unidos), Portsmouth (Inglaterra), Roterdã (Holanda) e Gotemburgo (Suécia). Os barcos velejaram 57 mil quilômetros e a pioneira equipe do Brasil 1 conquistou o pódio da regata, atrás apenas dos quase imbatíveis holandeses do ABN Amro 1 e do Piratas do Caribe (EUA). O time comandado por Torben Grael ficou à frente do ABN Amro 2 (HOL), Ericsson (SUE), Movistar (ESP) e Brunel (AUS).           

  • COPA DO MUNDO 2006

                A Copa do Mundo continua e o Brasil se classificou com boa vitória sobre a Austrália (2 x 0). Entretanto a seleção brasileira esteve apenas regular com destaque especial para Kaká (mais uma vez), Robinho (pela movimentação que consegue dar ao time) e Lúcio (melhorando a cada jogo). Ronaldo "Fenômeno" melhorou bem em relação ao primeiro jogo mas ainda perde para Robinho que o substitui com vantagens. O Portal Brasil mantém você atualizado sobre a Copa, CLIQUE AQUI.

    RAPIDINHAS...

    - Kitesurf: A AKP (Associação de kitesurf da Paraiba) anuncia a etapa Brasil da PKRA (Professional Kiteboard Riders Association) World Cup Final em João Pessoa, Paraíba, na Praia de Tambaú. O evento acontecerá nos dias 17 a 24 de setembro. Foram dois anos de muito trabalho junto ao governo do Estado da Paraiba para trazer o evento, que agora concretiza este projeto de levar o evento máximo de kitesurf para as águas paradisíacas e perfeitas, para o kitesurf da costa paraibana.

    - Ciclismo: A cidade de Goiânia sediará no dia 16 de julho (domingo), a partir das 10h00, no Autódromo Internacional, a 10ª edição do Desafio Internacional de Ciclismo. Este ano, o evento contará também como uma das etapas do Ranking Mundial de ciclismo, promovido pela Union Cycliste Internationale (UCI). As melhores equipes do país, além de atletas da América do Sul e dos Estados Unidos, participarão do Desafio, prova já tradicional entre equipes e atletas.

    - Tênis: O tenista suíço Roger Federer conquistou o tetracampeonato do Torneio de Halle, na manhã deste domingo, na Alemanha, ao vencer o checo Tomas Berdych por 2 sets a 1, com parciais de 6/0, 6/7 e 6/2. Com este título, o número um do mundo conseguiu igualar o recorde do sueco Bjorn Borg, de 41 vitórias consecutivas em quadra gramada. Halle foi a nona final consecutiva do suíço em 2006. Somente este ano, Federer conquistou o Aberto da Austrália, o Torneio de Doha e os Masters Series de Miami e de Indian Wells. Ao todo foram 48 vitórias e apenas quatro derrotas, coincidentemente todas diante do espanhol Rafael Nadal.

    Um abraço e até a semana que vem,     
    Fernando Toscano                    

    AQUI MAIS COLUNAS SOBRE ESPORTES


    FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI