| Área Cultural | Área Técnica |
|
Ciência
e Tecnologia
- Colunistas
- Cultura
e Lazer |
Aviação
Comercial -
Chat
- Downloads
- Economia |
| Página Principal | |
- E
- E S
T R A
T É G
I A &
I N
O V A
Ç Ã O -
16 de
dezembro de 2006
NATAL COM RESPONSABILIDADE !
Por José Luis Amancio,
colunista-titular do Portal Brasil
Todos os anos, com o advento do natal, as pessoas começam a entrar em um outro estado de espírito.
No geral começamos a pensar nos presentes que iremos ganhar e naqueles que iremos dar para os outros.
Porém poucas são as pessoas que realmente pensam em dar um presente para estranhos ou para aqueles que precisam, presentear a si mesmo com o senso de dever cumprido e contribuir com aqueles que realmente estão necessitados.
O Natal, de certa forma e em alguns locais, perdeu o sentido de uma época de reflexão e comemoração para tornar-se apenas mais uma data “comercial” onde vemos árvores de natal gigantescas a iluminar a noite enquanto muitas pessoas, ou localidades, ou até mesmo hospitais sem energia elétrica, onde vemos orçamentos mirabolantes para construção e elaboração de cenários natalinos e muito pouco gasto na parte social ou em atividades de responsabilidade social.
Muitas pessoas / crianças irão ganhar presentes que nunca serão usados (ficando eventualmente no fundo do guarda roupas, fazendo companhia aos presentes dos natais passados) enquanto outros terão a amarga experiência de nem mesmo ter o que comer.
Acredito que no Natal devamos, independentemente de nossa religião, refletir um pouco mais sobre a solidariedade e a responsabilidade social e lembrarmo-nos da força da união pois o mar é composto de muitas gotas de água que ao se unirem tem uma força muito grande.
Deveríamos buscar instituições e/ou pessoas que realmente precisam e doar o pouco que podemos para auxiliar e fazer alguém mais feliz.
Porém devemos também nos atentar para as “falsas” instituições / Ongs - que aproveitam a época na busca da contribuição fácil - e sempre buscarmos referenciais desta ou daquela instituição para termos a certeza de que estamos realmente auxiliando a quem precisa.
Há um grande número de instituições e pessoas que realmente precisam de auxílio e com certeza um número ainda maior de pessoas que podem auxiliar.
Entretanto o que falta muitas vezes é alguém dar o primeiro passo, rompendo a tendência ao imobilismo e iniciando um ciclo virtuoso (ainda que seja um esforço individual) pois o ser humano é um “animal de hábitos” e a caridade também é um hábito que quanto mais exercitarmos tanto mais estaremos aptos a realmente fazer a diferença.
Boa sorte, sucesso e um feliz natal.
MATÉRIA
AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©
Conheça o nosso colunista - José Luis Amâncio ==> CLIQUE AQUI
COLUNAS ANTERIORES ==> CLIQUE AQUI
FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI