Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

M O T I V A Ç Ã O   &   E M P R E E N D E D O R I S M O
16 de março de 2006


GERAÇÃO QUÍMICA
Por Gilberto Wiesel, colunista-titular do Portal Brasil

Hoje sentei na varanda da minha casa e me deliciei com tranqüilas horas de leitura. Deixei o tempo passar, enquanto eu, simplesmente, parei. Absorvido neste momento só meu, silenciei e, ao silenciar, ouvi o barulho do mundo lá fora e refleti... Perguntei, então, a mim mesmo:
 
1. Por que nos perdemos de nós mesmos?
2. Por que insistimos em nos afastar do nosso eixo?
3. O que experimentamos, quando trocamos nosso equilíbrio pelo mundo voraz ?
4. Quando descobrimos que os remédios são alívio para nossa alma?
5. Por que acusamos o mundo por nossa tristeza, angústia, solidão e medo?

            São tantas perguntas que me deixaram estarrecido, porque li uma declaração sobre a procura intensa por remédios que aliviam as dores da alma, feita no Orkut por uma pessoa identificada como Ricardo, que afirmou o seguinte:

- Psicólogos são caros e demoram muito, ioga é chato, bebida é esporte e não abstração e não há nada mais piegas do que amizade, por isso, lexotan.

          
Fiquei estarrecido! A doença emocional está comprovada em números. Vejam os dados apresentados pelo CEBRID, Centro Brasileiro de Informações sobre drogas Psicoterápicas.
Estamos vivendo a era do imediatismo.Queremos tudo com toda rapidez possível. Não suportamos mais nenhum minuto de tristeza ou apatia. Nostalgia nestes novos tempos rima com depressão e isso tudo indica pouca produtividade. Então, não há mais espaço para aprender com nossos sentimentos que, por natureza, são inconstantes. A interrogação que se faz é se há, neste mundo, alguém capaz de estar feliz, de bem com a vida e tranqüilo sempre, vinte quatro horas por dia, todos os dias do ano? Se existe alguém assim, apresentem-me, pois eu desconheço. O que sei é que na inconstância dos nossos sentimentos está o conteúdo da escola da vida .Triunfar neste campo é conhecer e entender cada sentimento que experimentamos, pois isso nos levará ao eixo, ao centro, ou seja, a nós mesmos.

     
Em busca de resultados imediatos, fazemos uso dos medicamentos e acalmamo-nos quase que instantaneamente, camuflamos os enigmas que nos levariam ao crescimento pessoal e emocional. Precisamos da medicação para ataques de pânico, depressões graves, lutos patológicos, mas não para aquilo que nos leva de volta ao nosso coração. 

     Os sentimentos são feito nossa pele, são fundamentais para nossa condição humana. Desumano é quando nos perdemos de nossa alma por meio da camuflagem química.
Não tenha medo de se olhar, de se ouvir e sentir-se. No início, você se assustará com o desajuste de algumas idéias, ou se apavorará com a intensidade de algumas dores, ou até mesmo desconfiará de si mesmo, mas se agüentar firme esta difícil tarefa de se conhecer, de cara limpa, certamente, poderá encontrar o tesouro de sua personalidade.
 
     Nascemos sem pedir licença e morremos sem sermos avisados. Mas no intervalo desse processo, o melhor a fazer é viver do jeito que podemos, como sabemos, pois só assim entenderemos nossas fraquezas e nossa força e perceberemos o que é ser humano.!


PUBLI
CAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO COLUNISTA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

LEIA AQUI MAIS COLUNAS SOBRE MOTIVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI