Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
16 / ABRIL / 2007

EXEMPLO DE NETWORKING PARA ADMINISTRADORES
(*) Conselho Federal de Administração

            O Via 6, site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diferentes áreas e conta com mais de 60 mil usuários e 15 mil empresas cadastradas, foi uma ferramenta decisiva na carreira da advogada Akssa Hellen Silva de Araújo, da cidade paraense de Santarém. No início de 2005, ela se cadastrou no Via6 - estimulada por uma reportagem que falava sobre as vantagens da Internet e de comunidades virtuais para impulsionar o networking - e a partir de então conheceu e começou a trocar experiências com outros profissionais de sua área de atuação: direito tributário.

            A empresa na qual hoje Akssa é uma das sócias, a RN Haddad Advogados, cadastrou-se no Via6 pouco tempo após ela ter se tornado usuária. "Comecei a trocar informações com um dos sócios da empresa, que tinha foco justamente em minha área de interesse no direito. Passei a participar de fóruns de debates, bate-papos e comunidades, a fim de ir estreitando o laço profissional com outros usuários e também demonstrando meu conhecimento", conta a advogada.

Vitrine profissional - A exposição que Akssa conseguiu no Via6 fez com que ela se aproximasse cada vez mais da RN Haddad Advogados e de seus sócios, passando inclusive a se encontrar pessoalmente com eles em São Paulo. Em 2007, a advogada foi convidada a integrar o quadro de sócios da empresa, concretizando de uma vez a oportunidade de sair de Santarém e se estabelecer profissionalmente na capital paulista.

            "Em Santarém dificilmente eu teria chances de alavancar minha carreira no segmento de direito tributário, que concentra as melhores oportunidades no eixo Rio-São Paulo. O Via6 derrubou a barreira que normalmente separaram profissionais de lugares tão distantes. O espaço é realmente uma excelente vitrine para que o profissional demonstre seu conhecimento e troque experiências com outros usuários", afirma Akssa.

Indicação - O caso da advogada é mais uma prova da importância do networking para uma boa colocação profissional. De acordo com pesquisas do mercado, cerca de 60% das vagas atualmente são preenchidas por indicação, o que leva os profissionais a ampliarem cada vez mais sua rede de relacionamento. "A proposta do Via6 é justamente aumentar a lista de contatos das pessoas, favorecendo o intercâmbio de conhecimento e experiências. O caso da Akssa é interessante por ilustrar a aproximação de profissionais que pelos meios tradicionais dificilmente se encontrariam", afirma o diretor de Marketing do site, Diego Monteiro.

Sobre o Via6

            Criado em 2005, o Via6 (www.via6.com) é um site de relacionamento profissional que conecta representantes das mais diferentes áreas. Seu principal objetivo é permitir aos participantes a ampliação de seu networking e a troca de conhecimento e experiências, culminando na conquista de novos clientes, fornecedores ou parceiros. O site é complementado pelo Rec6 e pelo blog Via6 (http://blog.via6.com), onde os usuários têm acesso a notícias atualizadas das comunidades e dicas de networking.

(*) Matéria publicada originalmente no site do CFA sob o título: "Networking online leva advogada do Pará a se tornar sócia de empresa em São Paulo"

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI