Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- Administração de Empresas -
01 / FEVEREIRO / 2007

VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA LIDERAR UM PAÍS INOVADOR?
Por Ricardo Jordão Magalhães (*)

            O Ser Humano que perde a sua consciência não tem mais nada a perder. A Consciência é a raiz de toda coragem. O mundo seria muito melhor se todos obedecessem ao que passa pela sua consciência. Você tem um Trabalho a fazer, Pessoas a influenciar, um Patrimônio a desenvolver, nenhuma consciência a não ser sua própria, pode fazer o que você precisa fazer.

Querida(o) Amiga(o),

            Se diarista tivesse plano de carreira, ela seria promovida a mensalista assim que batesse todas as suas metas. Foi exatamente isso que aconteceu na minha casa. Cris, a diarista, quando diarista, era uma garota QUEBRA TUDO. De tão cedo que chegava, ela sempre vencia o despertador do meu celular. Antes que eu tivesse a gravata enrolada no pescoço, o café-da-manhã estava servido na mesa; antes que o relógio marcasse 10 horas da manhã, ela já havia dado o devido trato que toda cozinha merece. Cris, como diarista, era bala, então, porque não, enquadrá-la no "programa de desenvolvimento de plano de carreira doméstico ISO9000" e promovê-la a mensalista? Se a garota sem as regalias da bendita carteira e a segurança do santo trabalho era PAU PRÁ TODA A OBRA, como mensalista a menina seria um AVIÃO.

            Vai nessa...

            A sala que a Cris Diarista antes limpava em duas horas, a Cris Mensalista limpa agora em 2 dias. A cozinha que às 10 estava tinindo, brilha agora quando o sol começa a se por . O despertador irritante do meu Motorola voltou a reinar sozinho e o Café-da-manhã virou suco. O corporativismo da mensalista se acomodou no espírito da diarista. O que antes ela fazia com excelência em apenas um dia, agora ela faz com razoável habilidade em 5 dias.

            A primeira vez que eu corri 15 quilômetros sem parar foi quando eu participei pela primeira vez de uma corrida de São Silvestre. De lá para cá eu corri 15 quilômetros em outras três oportunidades todas elas São Silvestres. Se a São Silvestre tivesse 16, 17, 18, 19 ou 20 quilômetros de extensão, eu teria corrido 16,17, 18, 19, 20 quilômetros.

            Há dois, dias durante o web seminário de Marketing para Pequenas Empresas, uma participante levantou a mão e fez um comentário passível de justa causa. Ela disse: "É impossível implementar essas idéias em uma pequena empresa, nós não temos tempo nem recursos". Minha Amiga... VOCÊ ESTÁ DESPEDIDA! Impossível é colocar o homem na lua, inventar o telefone sem fio, criar um sistema de informática que controla todos os dias todo o movimento feito dentro do sistema bancário brasileiro; impossível é transportar 400 pessoas confortavelmente instaladas dentro de uma lata de metal pelos ares do planeta a 10 mil metros de altura; impossível é inventar a cura da tuberculose. Ops.. Alguém já fez tudo isso!

            Você está pronto para liderar um país inovador?

            Você está pronto para ser chamado de tirano porque busca a democracia? Você está pronto para ser chamado de censor porque busca a liberdade? Você está pronto para ser chamado de tedioso porque busca o impossível?

            A melhor maneira de implementar a democracia é através da tirania: você tem 1 dia para fazer o trabalho e não 5.

            A melhor maneira de conquistar a liberdade é através da censura: proíba o uso de certas palavras, gírias e frases dentro do escritório: "Eu preciso consultar primeiro a minha diretoria", "O Seu Carlos não está", "Como eu posso te ajudar?", "O sistema está fora do ar", "Você está precisando de alguma coisa?", "As coisas estão difíceis", "É preço, é preço", "Eu vou tentar fazer", "Acho que não vai dar".

            A melhor maneira de inventar o impossível é através da monotonia e do tédio: o impossível se forma a minha frente quando os meus dedos estão tediosos de tanto rascunhar o teclado, os melhores negócios nascem da produção sistemática de uma ou duas coisas que você faz maravilhosamente bem todos os dias da sua vida. Recuse o diferente, o inesperado, a oportunidade fora da curva que caiu no seu colo, recuse a fazer por fazer, prenda-se a lapidar a sua pedra sabão de todos os dias!

            O que estimula a criatividade?

            Nada é mais importante do que a integridade que está dentro da sua cabeça, nada é mais importante do que as oportunidades que se formam a sua frente para forjar a sua personalidade, nada é mais importante do que ser impaciente. Esteja do lado dos que desafiam as convenções. Esteja do lado das experiências que podem mudar quem você é. Fuja das escolas! Elas roubam a sua originalidade. Aceite a tensão, o conflito e a concentração, nasça TODOS OS DIAS!

            O mundo dos negócios passa por uma encruzilhada. A maneira tradicional de trabalhar não funciona para a nova geração de líderes. Eu quero exportar! Eu quero dobrar as vendas! Eu quero inventar! Eu quero aprender mandarim, espanhol, alemão e italiano! Eu quero trabalhar onde eu quiser! Pára de me vigiar! Deixe eu resolver os problemas da minha maneira! Eu não quero saber como as coisas eram feitas, eu tenho perguntas, eu quero respostas! Quem te deu o direito de tirar barato do meu video-game?! Quem é você para falar alguma coisa depois de passar por um joguinho de buraco que premia o mais sortudo ou o mais malandro?! Eu quero ser um artista! Eu quero ser uma celebridade! Que problema há em pensar assim?! Viver é experimentar para ver se funciona! Eu quero ver! Eu pago para ver! Um dia você vai pagar para me ver! Eu sou um Agente de Mudanças! Eu confio nos meus instintos! Eu confio no meu Trabalho! Eu já sou milhões de Pessoas, cheguei para ficar, tô aqui para mudar o mundo! Eu desafio as fronteiras de todas as coisas! Eu ofereço o meu cérebro para forjar novos métodos e sistemas, meu coração para estudar velhos livros e dissertações, meus braços para confrontar qualquer problema a qualquer hora em qualquer lugar! Eu sou Diarista, todos os dias do mês! Eu quero viver como Diarista, inseguro sobre o dia de amanhã, mas seguro que o dia de amanhã será vivido por mim!

            Eu estou pronto para liderar um país inovador! Nasci desprendido de bandeiras, crenças e sabedorias. O meu Deus não é corretor de imóveis e os meus anjos não são palestrantes. Eu nasci sem nada e estou pronto para morrer sem nada. Esqueça tudo que você pensa que sabe sobre mim. Eu não guardo nada do que eu penso que sei sobre você.

            Um novo dia se revela, é dia do Diarista.

            QUEBRA TUDO!!! Foi para isso que eu vim! E Você?

(*) Ricardo Jordão Magalhães, é presidente e fundador da Bizrevolution e autor do livro "Quebra Tudo". Seu e-mail [email protected]".

PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais sobre administração ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI