Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- C  I  N  E  M  A  -
C R Í T I C A

01 / JANEIRO / 2007
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Para ler colunas anteriores, Clique aqui


Meu Melhor Inimigo (Mi Mejor Enemigo), de Alex Bowen, Chile/Argentina, 2005 - Em 1978, Chile e Argentina quase entraram em guerra pela divisão de ilhas da Patagônia e muitos soldados foram destacados para, eventualmente, agir militarmente na região em defesa das ditaduras nacionalistas que dominavam os governos de ambos os países.

            No filme, um pequeno destacamento chileno vai para uma área descampada em busca de uma cerca datada de 1905 que marcaria a fronteira entre os países e que não foi encontrada, mesmo com os meios existentes à época.

            No caminho, encontram um grupo de militares argentinos que faziam o mesmo serviço e, de repente, estavam as duas tropas soltas num ambiente hostil com comunicação deficiente com suas bases e nada por fazer.

            Ao final, acabam por estabelecer uma relação de companheirismo só abalada quando a guerra se torna iminente cujas conseqüências acabam sendo tristes lembranças de um episódio irrelevante do ponto de vista histórico.

            O filme tem roteiro sóbrio com bons atores que cumprem as necessidades de seus personagens e que emocionam com cenas que tratam de emoções muito próprias da situação por eles vivenciada, mas que nos remetem a sentimentos muito próximos nas nossas vidas.

            A produção do direito Bowen e do argentino Pablo Trappero (dos ótimos “Família Rodante” e “El Buonairense”) demonstra as possibilidades que o cinema latino em contar histórias simples com base em bom roteiro e elenco talentoso.

Cotação: *** ½


Kung-Fu Futebol Clube (Siu lam juk kau), de Stephen Chow, 2001 -
O filme que o diretor Stephen Chow dirigiu antes do sucesso mundial Kung-Fusão e que já mostrava as técnicas de humor que o tornou famoso.

            Um jovem perde um  pênalti e tem sua perna quebrada pela torcida e só lhe resta ser o fiel serviçal do jogador oponente que lhe encomendara a derrota.

            Anos mais tarde, após série de humilhações, conhece um catador de lixo que fez parte de um grupo de iniciados na arte do kung-fu e acabam criando um time invencível que disputará com seu antigo inimigo a final do campeonato que marcou sua queda moral anos atrás.

            O roteiro simples com soluções engenhosas para justificar as atitudes dos personagens, com seqüências hilárias que farão a diversão de quem se arriscar  a assisti-lo.

Cotação: ****

Lourival Sobral              
 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI