Patrocinado por Soft Click


Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E - E S T R A T É G I A    &    I N O V A Ç Ã O -
01 / NOVEMBRO / 2007

FELIZ LIXO NOVO!
Por José Luis Amancio, colunista-titular do Portal Brasil

            Geralmente nos últimos meses do ano as pessoas começam a fazer planos para o próximo ano: perder peso, iniciar um curso, conseguir um novo emprego, realizar sonhos.

            Porém atualmente temos um item que cada dia mais torna-se importante em nossas vidas, que quase nunca pensamos no mesmo e tão pouco imaginamos maneiras de minimizar o impacto negativo do mesmo em nossas vidas. Estamos falando do lixo, que atualmente já não tem a mesma conotação que teve no passado, pois quando pensamos em lixo devemos ter em mente que o mesmo divide-se em material reciclável e o lixo propriamente dito.

            O material reciclável gera empregos, contribui para o progresso do pais, reduz impactos negativos ao meio ambiente, otimiza o consumo de matérias primas...

            Porém o material reciclável necessita ser acondicionado em separado do lixo comum para que o processo de reciclagem seja otimizado.

            Um dos produtos que muitas pessoas não consideram reciclável e que polui muito é o óleo de cozinha que é um dos materiais mais poluentes a disposição das pessoas, pois 1 litro de óleo de cozinha pode poluir mil de litros de água.

            Há duas maneiras de se lidar com o óleo de cozinha  a primeira é acondicionar o mesmo em embalagens de vidro ou PET e coloca-lo no lixo orgânico para que o mesmo seja tratado e a outra é ceder o óleo para empresas e pessoas que utilizam o mesmo para a confecção de sabão.

            É importante ter em mente que dia-a-dia  novos materiais tornam-se recicláveis e portanto devemos ficar atentos para estas novas possibilidades de contribuição com o meio ambiente que se apresentam.

            O lixo que não é reciclável deve ser descartado em sacos de lixo ou acondicionado de maneira a evitar que o mesmo se espalhe pelas ruas, o mesmo deve ser colocado na rua somente no dia da coleta de lixo (para evitar a ação de ratos e também que nos dias de chuvas fortes o lixo seja levado para bueiros e esgotos causando enchentes....).

            Quando analisamos alguns dos grandes problemas da sociedade contemporânea (enchentes, queimadas, epidemias de ratos e baratas, surtos de dengue...), verificamos que os mesmos tem muito a ver com o descarte e armazenamento irresponsável do lixo, e que com pequenas ações podemos auxiliar a resolver problemas complexos.

            Enfim cada dia nós podemos contribuir com o meio ambiente, com a sociedade, gerar empregos e realmente fazermos a diferença com ações simples como esta do descarte responsável do lixo.

            Boa sorte e sucesso.

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO SEU AUTOR
PROIBIDA SUA REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS©

COLUNAS ANTERIORES ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI

Hospedagem