Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
01
/ ABRIL / 2007

O SALMO DOS VIVOS
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            O Salmo 23 é o mais conhecido de todos os do livro de Salmos. É o que diz: “O Senhor é o meu pastor e nada me faltará ...“ É o mais lido nos hospitais para enfermos terminais,  desenganados pelo médicos e pelos que sabem que vão morrer. Talvez seja o mais bonito, mas o motivo de ser tão invocado no leito de morte é sua parte final: “... e habitarei na Casa do Senhor para todo o sempre”.  

            Na hora da morte esse é lugar que os moribundos querem ir. Imagine-se o seguinte quadro: o indivíduo vive a vida do jeito que quer viver, tendo o seu “relacionamento” com DEUS de um jeito “muito particular”, mas nada que prejudique seus interesses, porque afinal DEUS “não faria isso”. Desejos são para ser extravasados, pecados perfazem um rol que só os “santos” conseguem cumprir, porque “fazem” parte de uma classe especial. Eis uma pessoa padrão, dentro das balizas socialmente aceitáveis, a qual, em determinado momento, se depara com a morte e então busca refúgio espiritual no famoso Salmo 23.

            Nada contra isso, mas cumpre registrar um alerta. JESUS se referiu a DEUS nestes termos em Mateus, capítulo 22, versículo 32: “Ele não é Deus de mortos e sim de vivos”. A moral é que se o Salmo 23 não significa nada para você enquanto saudável e vivo, não lhe servirá na hora da morte. Por quê? Porque esse Salmo só se refere aos que são guiados pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS. “Leva-me” e “Guia-me” são as palavras chaves do Salmo 23.

            Paulo, o apóstolo, é radical e verdadeiro ao afirmar em Romanos, capítulo 8, versículo 14 isto: “Pois todos os que são guiados pelo Espírito Santo de Deus são filhos de Deus”. Se você não sabe o que é ser guiado pelo ESPÍRITO SANTO DE DEUS você está fora desse rol. É simples e é assim. Não se trata de um conceito filosófico ou religioso abstrato; ou é guiado ou não é.

            O Salmo 23 é o salmo dos que são guiados, dos que não andam do jeito que querem andar, porque seguem o PASTOR, que se permitem ser direcionados pelo cajado e, corrigidas pelo bordão, que reconhecem a voz do PASTOR (JESUS). Se um estranho chamar não vão. Se sentirem vontade, também não vão, porque só vão aonde o PASTOR vai.

            E sobre a morte? O mais estarrecedor das ovelhas é a ausência do medo da morte. Paulo disse que o viver para ele era CRISTO e o morrer lucro; Pedro anuncia sua morte com a naturalidade de quem vai fazer um passeio. E por que o ser humano normalmente não é assim? Porque ele já está morto nos seus delitos e pecados e essa é a razão do desespero quando chega a morte física. O verdadeiro drama do homem natural é encontro da sua morte espiritual com a morte física.

            Os que nasceram de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS são guiados e levados pelo ESPÍRITO SANTO às águas tranqüilas, aos pastos verdejantes, à Casa eterna, porque o Salmo 23 é o salmo dos vivos espiritualmente. DEUS é DEUS de vivos espirituais e não de mortos espirituais que vivem escravos dos próprios sentimentos pecaminosos e só ouvem a própria razão mundana.

            Os vivos espirituais, que passaram pela experiência do novo nascimento, habitarão na Casa do Senhor para todo sempre, por uma razão lógica: o ESPÍRITO DE DEUS os leva para lá. Os mortos espirituais irão para aonde a carne e os desejos desse mundo os levarem: a morte eterna. Para os tais o Salmo 23 é uma triste melodia do que nunca experimentaram, porque jamais foram guiados. E se não foram guiados jamais chegarão aos pastos verdejantes, às águas de descanso e à habitação eterna.

            Se a morte pouco importa aos vivos espirituais, o Salmo 23 muito lhes interessa vivos neste mundo, porque DEUS é DEUS de vivos e não de mortos.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI