Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
15
/ ABRIL / 2007

É ATÉ BONITO GUARDAR O CAMINHO PURO, MAS PARA QUE ISSO?
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra (Salmo 119, versículo 9).”  A primeira pergunta que se pode fazer desse texto é: para que guardar puro o caminho? A resposta é para agradar a DEUS, e isso está reservado aos que o conhecem, os quais o amam e, assim, experimentam sua bondade.

            Diz o apóstolo Paulo que nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais entrou no coração do homem o que DEUS tem preparado para aqueles que o amam. Guardar puro o caminho é apanágio dos que amam a DEUS, aos que DEUS lhes reservou experimentarem sua bondade em toda a plenitude. Logo, guardar puro o caminho pode ter por motivação a salvação da alma.

            JESUS deu oportunidade aos discípulos para que tomassem outro rumo, deixando-o se quisessem, ao que Pedro redargüiu que não, porque só ELE tinha as palavras da vida eterna. Para aonde iriam sem a vida eterna, sem JESUS? Mas há bilhões de seres humanos indo a algum lugar sem JESUS. João, capítulo 14, versículo 6:

“Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.” 

            A vida não é um conceito abstrato, filosófico ou biológico; a vida é uma pessoa; a vida é JESUS. A verdade não é o enfeixamento dialético de teses e antíteses para a formação da síntese; não é um ponto de vista pessoal, nem o resultado cultural e histórico; a verdade é uma pessoa: JESUS. O caminho, com a indicação de exclusividade do artigo “o”, não é seguir o coração nem a mente; o caminho é JESUS.

            Homens que guardaram o caminho puro destronaram exércitos e principados, restituíram mortos aos seus, dividiram o mar ao meio, detiveram o sol, foram levados ao céu sem sequer passar pela morte, porque “o” caminho é uma pessoa – JESUS - , e ao guardarem-no puro viveram mergulhados em JESUS, em sentido literal. Daí o resultado: a vida e a verdade fluíram por onde passaram.

            Por isso os personagens bíblicos do Antigo Testamento tiveram privilégio de serem prefiguras de JESUS. Deles fluíram rios de águas vivas e, como JESUS, foram odiados pelo mundo, porque o mundo sem saber lhes direcionava os olhos e via JESUS, não o JESUS histórico que agrada o mundo até hoje, mas o JESUS SENHOR a qual não queriam de sujeitar, como o mundo não o quer até hoje, pelo que os do mundo foram condenados a três coisas:

a)     desconhecer a verdade, acreditando e mergulhando nas próprias mentiras;

b)     viver mortos nos próprios delitos e pecados, para experimentar a primeira e a segunda morte, uma física e a outra espiritual;

     c)     e, por viverem mortos na mentira, desprovidos da vida eterna, não tinham caminho, mas um grande e infinito vazio, porque, ontologicamente, do caminho sempre há expectativa de coisas boas, e eles não tinham.

            Enfim, eis as razões para se guardar o caminho puro.       

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI