Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
12
/ AGOSTO / 2007

DAVI E O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ, PARTE I
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Quando Samuel ungiu Davi, ainda moço, e o ESPÍRITO DO SENHOR atuou nele de uma maneira diferenciada - I Samuel, capítulo 16, versículo 13: 

Tomou Samuel o chifre do azeite e o ungiu no meio de seus irmão; e, daquele dia em diante, o Espírito do Senhor se apossou de Davi.
Então, Samuel se levantou e foi para Ramá.

            No velho testamento o ESPÍRITO DO SENHOR não habitava nos homens, mas, em momentos pontuais, como num rompante, enchia e se apossava de guerreiros, sacerdotes e profetas para estabelecer a vontade do DEUS PAI sobre a terra. Eram momentos específicos. Davi não foi assim. Daquele momento em diante o ESPÍRITO DO SENHOR se apossou de Davi, sem indigitar momento específico, sem indicar fim, pelo que se infere que começou e prosseguiu.        

            Eis o resultado. Davi foi guerreiro, músico, compositor, tocou e criou vários instrumentos que foram estabelecidos anos depois no templo de Salomão; foi escritor, quase metade dos Salmos seus, poeta, profetizava a ponto de mencionar palavras que JESUS diria na cruz. Viu JESUS assentado à destra do PAI, o DEUS PAI falando para o DEUS FILHO – Salmo 110 - e nas guerras DEUS lhe abrira os olhos espirituais e ele via como se processa a dinâmica espiritual durante um luta física e humana. Foi também o maior rei da história de Israel e o maior expoente do exército israelita - a Força Aérea de Israel, a melhor do mundo segundo consta, estampa seu nome e sua estrela nos caças israelitas.

            Os judeus chamavam JESUS de filho de Davi. Isaías 11, ao profetizar sobre o MESSIAS, menciona que adviria da tribo de Judá, da descendência de Davi, citando na linhagem Jessé, pai de Davi, como ascendente humano de JESUS. Milhares de anos após sua morte, o rei Ezequias, descendente de Davi e do seu trono, clamou a DEUS porque o rei assírio Senaqueribe estava às portas para destruir Jerusalém e escravizar Ezequias e seu povo, com um exército fabuloso e inexpugnável, ao que DEUS lhe redargüiu que não permitiria isso se procedesse por amor a ELE - o ALTÍSSIMO - e por amor de seu servo Davi, apesar de Davi há muito haver falecido; e assim o fez.

            DEUS disse a Davi que foi ELE quem lhe tirou de traz da malhada – Davi era pastor de ovelhas – e lhe deu um nome como só os grandes na terra possuem, e anda lhe prometeu que do seu descendente – que é JESUS – estabeleceria um trono eterno, que jamais teria fim, que é o reino do MESSIAS.

            Enfim, é indiscutível que há algo de especial em Davi, pelo que no próximo texto se reportará a um episódio da sua infância, ainda antes do episódio de Golias, que desvela o que o ESPÍRITO DE DEUS fez na vida dele e, por meio dele, ao seu povo.

Ata a próxima.

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI