Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
26 / AGOSTO / 2007

NEM A MÃO DIREITA, NEM A MÃO ESQUERDA, MAS DESCENDO DO ALTO
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil 

            Certo escritor baiano registrou que na Bahia não se nasce, estréia. Isso não é “privilégio” regional. Todos os seres humanos nascem com necessidade mais do que biológica de impactar, sempre pelo lado positivo, claro. A regra é o interlocutor se exaltar, até virar as costas e as “rodas da vida” passam tecer considerações que o interlocutor tenta esconder. Buda dizia que os amigos detectam as falhas antes do alusivo portador delas. Isso resulta da “fome” de impacto, tão forte quanto a biológica. Em casos de degeneração total, personalidades criminosas se orgulham de ver os rostos estampados na mídia. Mesmo ali, onde não há nada de bom para mostrar, subsiste essa fome semi-biológica.

            JESUS falou coisas profundas demais em poucas palavras. Usou metáforas e agilizou a compreensão da sua mensagem para gerações além. Cumpriu as profecias, glorificou seu PAI, encerrou tudo em si mesmo e sustêm o universo pelo poder da sua palavra. Dizer que ele é demais é pouco. Sempre mediante a fé, curou até quem não lhe pediu. Uma mulher hemorrágica acreditou que se apenas tocasse nele, no meio de uma multidão que lhe premia, se apenas tocasse, seria curada. E assim foi. Dele saiu poder e ela foi curada. Esse JESUS poderoso em obras e palavras abordou a semi-biológica necessidade humana de causar impacto e advertiu os homens – Mateus, capítulo 6, versículo 6:

“E, quando orardes, não sejais como os hipócritas; pois gostam de orar em pé nas sinagogas, e às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

            O mesmo JESUS observou quanto às esmolas – Mateus, capítulo 6, versículos 3 e 4:

“Quando, pois, deres esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo que já receberam a sua recompensa. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a direita;
para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”

            O jovem rico, conforme o identificou os evangelistas, abordou JESUS chamando-o de bom mestre, ao que JESUS o retorquiu dizendo que só DEUS é bom. Salomão afirmou em Provérbios, capítulo 25, versículo 14 que como nuvens e vento que não trazem chuva assim é o homem que se gaba de dádivas que não fez. Firmado nessas premissas, o homem que se gaba por ser bom é como vento e nuvem que não trazem chuva, porque só DEUS é bom.

            Essa é a razão de ser desses ensinamentos. O homem que ora, não deve exibir como se dele adviesse tal sensibilidade; se é bondade, veio de DEUS, se não, aí é que não mostrar mesmo tamanha vergonha. Se dá esmola com coração puro, não para ser louvado, não se deve se gabar porque toda isso veio de DEUS e só DEUS é bom. Se dá com propósito de auto-exaltação, aí que não deve mesmo mostrar o que fez. Ninguém deve se enganar com isso, daí Tiago, o apóstolo, deixar registrado isto – Tiago, capítulo 1, versículos 16 e 17:

“Não vos enganeis meus amados irmãos. Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação."

            Enfim, nem da mão direita, nem da mão esquerda, mas descendo do alto do PAI DAS LUZES, se for bondade ... 

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI