Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
04 / FEVEREIRO / 2007

O PAI DE SANSÃO - GROWING FAMILY INTERNATIONAL
P
or Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Sansão possui uma das biografias mais conhecidas do Velho Testamento. Sua história persiste em inebriar gerações. Mas nada se menciona de sua família. Nasceu num lar cuja mulher era estéril e cujo pai temia a DEUS.

            A esterilidade daquela mulher significa a infertilidade dos seres humanos pela morte espiritual. O homem apesar de vivo está morto, porque morreu no dia em que Adão e Eva comeram da árvore do conhecimento do bem e do mal, e só conseguiram escolher o mal. Todos pecaram e estão destituídos da glória de DEUS.

            Muitos se reputam bons cidadãos, são amigos do bem, caridosos talvez. Esse era o discurso de Nicodemos para JESUS (João, capítulo 3). Noutra dicção, o morto espiritual Nicodemos, homem querido e amado pelo seu povo, argumentava com a vida, que é uma pessoa – JESUS -, com a loquacidade de um defunto. Daí JESUS interrompê-lo e partir para o que interessa: o novo nascimento em JESUS pelo poder do ESPÍRITO SANTO DE DEUS.          

            Todos os homens são bons aos próprios olhos. Mas os que tiveram encontro real com JESUS habitualmente choram convulsivamente. Esse é o impacto normal -  quando o morto encontra a VIDA – JESUS. Isso tem a ver com a história do Manoá, homem de Zorá, pai de Sansão.

            Sua mulher vira o ANJO DO SENHOR, sem saber que esse ANJO era JESUS se manifestando no Velho Testamento. Isso mesmo, JESUS anunciou àquela estéril que ela seria mãe de Sansão (Salmo 113, versículo 9):

“Faz que a mulher estéril viva em família e seja alegre mãe de filhos. Aleluia!”

            Manoá era um homem “estéril” espiritualmente, porque estava morto em si mesmo, apesar da dignidade de um varão israelita. Quando soube da visão da mulher, que também não sabia que era JESUS, orou a DEUS assim (Juízes, capítulo 13, versículo 8):

“Então Manoá orou ao Senhor: “Senhor, eu te imploro que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com o menino que há de nascer.”

            Por causa dessa oração o ANJO DO SENHOR – JESUS – apareceu no campo à esposa enquanto meditava; ela lhe chamou e ELE os instruiu. Ao final Manoá lhe perguntou o nome (Juízes, capítulo 13, 17) ao que o redargüiu que seu nome era MARAVILHOSO, numa menção a um dos seus proféticos revelado anos depois no livro de Isaías, capítulo 9, versículo 6.

            Manoá obedeceu o que o ANJO DO SENHOR lhe ordenara e abençoou Sansão, que teve inteligência privilegiada. Longe de ser um musculoso desprovido de inteligência, tinha o hábito de criar enigmas a ponto de apostar dinheiro com os filisteus caso adivinhassem um deles. Não conseguiram e cooptaram a noiva de Sansão para lhe induzisse a entregar a resposta no tempo aprazado, a qual não era ainda a fatídica Dalila.

            Teve fraqueza por mulheres e pagou caro por isso, porque os filisteus lhe vazaram os olhos, prenderam-no num moinho, lhe escarneceram duramente. Mas no clímax da dor, clamou a DEUS que lhe ouviu a oração.

            Na sua morte foi escarnecido como JESUS, mas na força de DEUS levou sobre si os inimigos que escravizavam Israel. Quando os filisteus o levaram ao templo para tripudia-lo, Sansão segurou as colunas que sustentaram o templo, orou e a força de DEUS o tomou, pelo que derrubou as colunas, e mais foram os filisteu mortos na sua morte do que os que matara em vida, simbolizando JESUS que levaria sobre si os pecados que são os inimigos do Israel espiritual, espalhado por DEUS em todo o mundo.

            A mão do SENHOR alcançou Sansão, porque Sansão tinha intimidade com SENHOR, mesmo com todos os seus erros, pois havia um homem chamado Manoá que insistiu em saber de DEUS como educar seu filho. Diz a palavra do ALTÍSSIMO em Provérbios, capítulo 22, versículo 6:

Ensina a criança no caminho que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele.”

            O movimento GROWING FAMILY INTERNATIONAL foi criado para pessoas que têm a preocupação de Manoá. Querem saber de DEUS como lhe apresentar seus filhos para que tenham intimidade com o ALTÍSSIMO. No Brasil o é conhecido como UNIVERSIDADE DA FAMÍLIA e pelo Google é fácil localizá-lo. Se você é pai e tem o anseio de Manoá, DEUS tem uma surpresa para você: seu ANJO (JESUS). 


Leia outras colunas sobre Religião ==>
CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI