Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
17
/ JUNHO / 2007

MAIORIA
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            O território de Israel é uma estreita faixa de terra, ou “una franja de tierra” como dizem os espanhóis, numa dimensão insignificante comparada com as proporções continentais da Rússia, dos EUA, do Brasil, da China e da Índia. Também é um país recente na geopolítica atual, ressurgido em 14 de maio de 1.948. Literalmente, na dicção do profeta Isaías, essa nação é o  “vermezinho de Jacó”, algo pequeno, fácil de esmagar.

            Muitas foram as oportunidades de se exterminar Israel, a começar em Abraão que se embrenhou numa guerra para libertar Ló, seu sobrinho, até a recente tentativa de extermínio pelos nazistas. Aliás, foram várias as tentativas de extermínios oficiais, patrocinadas por estados e reinos. A primeira foi narrada no livro de Éster, durante o reino Medo-Persa, que ensejou o dia do “Purim”, comemorado até hoje pelos judeus, porque naquele dia era para Israel desaparecer do mapa, mas ao invés disso, não só sobreviveram como despojarem seus inimigos.

            Quando se desintegra uma nação, retirando-lhe o território, sua identidade cultural persiste por um período conhecido. A nação de Israel bateu todos os recordes de sobrevivência, preservando não só a identidade cultural das tribos de Judá e Benjamim, as tribos sobreviventes que DEUS preservou, como também os símbolos culturais das demais dez tribos, estas sim, propositalmente eliminadas por DEUS por causa dos pecados das tribos do norte, onde se localizavam.

            Quando DEUS olhou para Israel viu uma nação tão pequena e humanamente insignificante, ladeada por nações poderosas salivando por devorá-la, de maneira que o ESPÍRITO DE DEUS tomou a boca do profeta Isaias a ponto de exclamar (Isaías, capítulo 41, versículo 14) “vermezinho de Jacó” ao mencionar sua fragilidade humana. Mas isso é propósito de DEUS.

            Paulo diz que DEUS usa coisas pequenas para envergonhar as grandes e, as que nada são para levar a nada as que são, dentre essas está o “vermezinho de Jacó”. E qual a mensagem que DEUS daria a uma nação pequena, humanamente frágil, vulnerável, cercada de nações poderosas que ao decorrer dos séculos suspiraram por tragá-la viva? A resposta está em Isaías, capítulo 41, versículos 11-16:

“Todos os que o odeiam certamente serão humilhados e constrangidos; aqueles que se opõem a você serão como nada e perecerão. Ainda que você procure os seus inimigos, você não os encontrará. Os que guerreiam contra você serão reduzidos a nada. Pois eu sou o Senhor, o seu Deus que o segura pela mão direita e lhe diz: Não tema; eu o ajudarei. Não tenha medo, ó verme de Jacó, ó pequeno Israel, pois eu mesmo o ajudarei, declara o Senhor, seu Redentor, o Santo de Israel. Veja, eu o tornarei um debulhador novo e cortante, com muitos dentes. Você debulhará os montes e os esmagará e reduzirá as colinas a palha. Você irá peneirá-los, o ventos os levará e uma ventania os espalhará. Mas você se regozijará no Senhor e no Santo de Israel se gloriará.”

            Israel muitas se levantou contra o ALTÍSSIMO, o SANTO de Israel, pelo que DEUS o entregou nas mãos dos seus inimigos, conforme profetizara Moisés, aliás, Moisés lha ensinou um cântico para que se lembrassem dos males que se lha acometeriam pelos pecados da nação. Mas o ALTÍSSIMO nunca permitiu seu extermínio, porque JESUS afirmou em João, capítulo 4, versículo 22: 

“Vocês samaritanos, adoram o que não conhecem ; nós adoramos o que conhecemos, pois a salvação vem dos judeus.”

            A salvação vem dos judeus. Por isso essa nação não pode ser destruída, mesma que tenha matado JESUS. Ainda que JESUS soubesse do que lhe iriam fazer, afirmou que a salvação vinha dos judeus, porque JESUS é judeu, e, se não o fosse, não se cumpririam as profecias, e JESUS é o cumprimento de todas as profecias. Os nascidos de novo pelo poder do ESPÍRITO SANTO, em JESUS, são o Israel espiritual de DEUS, pelo que Tiago exclama assim (Tiago, capítulo 1, versículo 1): “Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos dispersas entre as nações". Essa menção é ao Israel espiritual, porque se fosse ao Israel humano mencionaria apenas as tribos de Judá e de Benjamim, as duas tribos que DEUS preservara para manter a chama de Davi, porque JESUS é a raiz e a geração de Davi.

            Essa é a moral: para destruir o Israel de DEUS, tanto o Israel dos filhos diretos de Abraão, quando do Israel filhos espirituais de Abraão, o mundo precisará primeiro arrancar DEUS do seu trono, porque o ALTÍSSIMO ajuda e tem prazer em ajudar o seu povo, esmagando os inimigos espirituais e humanos de Israel. A nação de Israel mesmo rejeitando o filho de DEUS – JESUS – permanece sobre a sombra do ALTÍSSIMO porque diz a profecia que os judeus reconhecerão a JESUS, a quem transpassaram, o que os gentios nascidos pelo poder do ESPÍRITO SANTO já o fizeram.

            O mundo inconscientemente não gosta dos judeus filhos de diretos de Abraão, bem assim, dos filhos espirituais de Abraão porque eles têm marca e o selo do ALTÍSSIMO, e o mundo é inimigo de DEUS e amigo do pecado, e das concupiscências da carne e dos olhos, pelo que o melhor conselho que pode se dar ao mundo é: não toquem no “vermezinho de Jacó”, por mais atrativo que seja a possibilidade de esmagá-lo, porque o VINGADOR deles é poderoso em obras – Êxodo, capítulo 32, versículo 39: 

“Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente; e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão.”            

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI