Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S     &     V E N D A S
0 1 /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8

MUITA PRESSA
Por Denise Amaral (*)

            Estamos na era da velocidade. Tudo tem que ser feito o mais rápido possível, e todos estão constantemente apressados – para entrar, para sair, para falar, para resolver...

            Queremos soluções e queremos agora!

            Mas não podemos ignorar que certas coisas demandam tempo – e o que é mais importante: muitas vezes a qualidade é prejudicada pela urgência.

            Em um mercado altamente competitivo, em todas as áreas, a rapidez das soluções e respostas é de fato um fator relevante. Pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso de um empreendimento. Mas descuidar da qualidade, seja do produto, do serviço ou mesmo do atendimento ao cliente, é um passo certo na direção errada.

            Queremos soluções, já, mas que sejam boas, e que resolvam de uma vez por todas as nossas necessidades. Senão, o tempo ganho com um produto errado vai se diluir rapidamente em todo o atraso (e o desgaste!) decorrente de uma correção necessária.

            A filosofia de uma empresa não pode ser apenas vender – ela deve ser, basicamente, conquistar o mercado através do respeito ao cliente, de um serviço de qualidade superior e de um produto que esteja à altura do preço e das expectativas, entregue dentro das especificações e do prazo previamente determinados. É assim que uma empresa ganha espaço, faz um nome e recebe o respeito do público consumidor. É assim que uma instituição cresce e se estabelece no mercado, por mais competitivo que ele seja.

            Hoje enfrentamos uma séria crise de respeito ao consumidor. Pacotes “econômicos” de 2kgs, por exemplo, que saem mais caros do que duas embalagens de 1kg. Datas de entrega que são simplesmente ignoradas, sendo que as datas de pagamento das faturas de compra devem ser estritamente observadas (sob pena de uma multa – muitas vezes diária - que não se aplica à demora da entrega, por maior que ela seja). Produtos frescos que são embalados de forma a esconder uma parte estragada... Outros são diluídos, enquanto o preço é mais concentrado.

            Aquilo que compramos deveria ser sempre, sem exceção, aquilo que recebemos. E no dia e nas condições combinadas. Por que temos que brigar, com tanta freqüência, por nossos direitos?

            O cliente é a alma de qualquer negócio – sem clientes só o que existe é uma idéia. E por melhor que ela seja, só ganha vida de fato a partir do momento em que houver alguém que a utilize.

            Não adianta nada vender muito da primeira vez e depois não vender mais nada. Ganhar clientes com a conversa e não poder contar com a indicação deles para mais ninguém. É como erguer um arranha-céu sem qualquer estrutura. As bases podem ser trabalhosas e ter um custo alto, às vezes nem aparecem, mas são elas que dão segurança a qualquer empreendimento. As pessoas que fazem a empresa devem ser cuidadosamente preparadas para refletirem, em seu trabalho, e no relacionamento que terão com os consumidores, uma mesma filosofia e um objetivo comum – atender bem, e fazer com que o cliente retorne.

            Imagine uma loja de roupas com modelos modernos e preços atraentes – mas cujos produtos não sobrevivem à primeira lavagem. Cada vez que olhamos a vitrine pensamos: “bonitinho, mas descartável”, e seguimos adiante em busca de uma relação melhor entre custo e qualidade.

            O sucesso passa por muitas etapas, e alcançá-lo demanda esforço, dedicação, talvez até um pouco de tempo. Mas aqui não adianta ter pressa. Podemos, sim, buscar eficiência, mas sem descuidar da seriedade com que realizamos nosso trabalho, e do respeito a todos aqueles que irão, de alguma forma, usufruir dele. 

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 400 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.
Seu e-mail: [email protected].

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE POR SUA AUTORA
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI