Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

N E G Ó C I O S    &    V E N D A S
1  6  /  S E T E M B R O  /  2 0 0 8

EMPREENDEDOR – UM VERDADEIRO COMPOSITOR
Por
Fabiano Brum (*)

O Empreendedor é aquele que transforma uma idéia em uma ação. Desta forma, poderíamos também dizer que o Empreendedor é o compositor do seu sucesso.

O que é sucesso? Sucesso são resultados consistentes. Ou seja “ele sonhou fazer, foi lá e fez ”.

Vejamos algumas lições de empreendedorismo que podemos aprender com os compositores: 

1– Princípio da Ressonância -  Uma música tem que grudar na cabeça das pessoas.

Observe que as músicas mais executadas e que permanecem mais tempo nas paradas normalmente são as de harmonias mais simples e letras fáceis de serem aprendidas pelo público (clientes). Além desse fator, é preciso que a música seja divulgada nas rádios, lojas de músicas, programas de televisão, etc.

Por isso o empreendedor sabe que só terá êxito aquele negócio que venha para facilitar a vida das pessoas, que seja de fácil entendimento/utilização, e que é preciso fazer com que seus possíveis clientes saibam da sua existência. Um bom produto sempre vem acompanhado de uma boa campanha de marketing.

2 – Algumas músicas farão sucesso, outras não.

Uma das virtudes do empreendedor é assumir riscos calculados. Ele sabe que para o sucesso acontecer é preciso determinação, persistência e ousadia. Alguns projetos trarão resultados diferentes de outros, o importante é termos certeza de que fizemos de tudo para eles darem certo. 

3 – Saber compor em parceria.

Lembre-se de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Lennon e McCartney, e tantas outras parcerias. O empreendedor muitas vezes se associa a outras pessoas para incrementar suas idéias, ou para utilizar algum recurso seja comportamental ou financeiro. O empreendedor sabe estruturar parcerias de sucesso. 

4 - O maior prazer do compositor é ver sua música sendo executada, seja por ele mesmo ou por outro intérprete.

É muito raro aquele que compõe uma canção sem o objetivo de gravá-la ou apresentá-la para uma platéia, mesmo que isto esteja sendo feito por outro intérprete. A satisfação do empreendedor acontece quando ele vê seu negócio prosperando, saindo do papel, sendo concretizado, satisfazendo e encantando pessoas. Como no caso do compositor que apenas escreve uma canção para que outro a interprete, da mesma forma muitas vezes o empreendedor é apenas o idealizador do projeto, ou seja ele é um vendedor de idéias. 

5 - O compositor é o autor da música e como tal detentor dos direitos autorais.

Quantas canções premiadas já não foram plagiadas por oportunistas que as registraram em seu nome por falta de visão ou descuido de quem as criou? Por este motivo o verdadeiro empreendedor sabe proteger sua marca, suas idéias, produtos ou serviços. De nada adianta termos uma grande idéia, e depois a vermos sendo posta em prática por outros sem que tenhamos a devida participação nos créditos. 

6 - Na linguagem musical, o compositor é aquele que escreve a música, e normalmente ele a faz utilizando um sistema de notação musical que permita a execução por outros músicos.

O empreendedor estrutura o seu negócio de forma que outras pessoas possam administrá-lo no futuro. Ele tem visão empreendedora, sabe que para algo crescer com sustentabilidade é preciso saber delegar e assim ter tempo para criar outros negócios, produtos, projetos, novas oportunidades, ou seja, outras composições de sucesso. 

(*) Fabiano Brum: Palestrante especialista em motivação, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia
seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos. E-mail:
[email protected]  -  Site:
www.fabianobrum.com.br

 

MATÉRIA AUTORIZADA EXPRESSAMENTE POR SEU AUTOR
PROIBIDA A REPRODUÇÃO SEM AUTORIZAÇÃO PRÉVIA POR ESCRITO

OS DIREITOS AUTORAIS DESSE TEXTO ESTÃO RESERVADOS AO SEU AUTOR

Leia mais matérias sobre Atendimento & Vendas ==> CLIQUE AQUI


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI