Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

R E L I G I Ã O
1 5  /  N O V E M B R O  /  2 0 0 9

ANTES QUE A LÂMPADA SE APAGUE
Por Bruno Aníball Peixoto de Souza, colunista do Portal Brasil

            Eli era sacerdote, portanto descendente de Arão, irmão de Moisés, como sói ocorrer a toda linhagem sacerdotal israelita, e foi irrepreensível exceto num aspecto: a condescendência com seus filhos, Hofni e Finéias, sacerdotes também por herança, aos quais se reservavam o melhor da casa de Israel ante o ofício de intermediação entre o homem e DEUS.

            Contudo ambos desprezavam o DEUS altíssimo, profanando as ofertas queimadas no altar, retirando a carne do sacrifício antes que se queimasse a gordura como ordenava a lei de Moisés, para só então retirarem a parte que lhes cabia e, mais, praticavam atos sexuais espúrios no templo, seduzindo jovens israelitas que circundavam o templo, arvorados no status de sacerdotes, em desprezo ao DEUS único e verdadeiro que conheciam, em contraponto aos gentios que honravam seus deuses a despeito de não serem deuses.

            O símbolo de Israel é o Menorah, o candelabro de sete velas porque DEUS, que chamou a existência tudo o que há, escolheu a Abraão, o separou da terra idolatra de Ur dos caldeus, o fez íntimo e amigo e dele erigiu a única nação que o conhece e tem seus oráculos do céu, a saber, Israel, povo em que instalou seu tabernáculo de culto e adoração, dentro do qual o Menorah. Ademais havia um fogo no altar que permaneceria para sempre aceso – Levíticos, capítulo 6, versículos 12 e 13:

            “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas. O fogo arderá continuamente sobre o altar; não se apagará.”

            Mas Hofni e Finéias com seus corpos e mentes apagavam a luz espiritual de DEUS no altar do sacrifício, descaminhavam, insuflavam a fornicação, adultério, o profano e tudo o que é incompatível à santidade de DEUS que os constituíra sacerdotes e estabelecera Israel como nação e Estado. O pai, Eli, ouvia as queixas e até os “repreendia”, mas não o suficiente e sem a verve e o élan para honrar mais a DEUS que aos seus, pelo que sua omissão contribuiu ao esmaecimento da lâmpada de DEUS em Silo, lugar do tabernáculo. Então DEUS por um profeta lhe avisou que exterminaria sua casa e, num só dia, seus filhos morreriam, porquanto Eli os honrara mais que a DEUS.

            Noutro giro, anualmente subia a Silo uma mulher amargurada de espírito. Era estéril e desprezada por isso. Apesar do amor de seu esposo Elcana, a esterilidade era pecha, desdouro, vergonha inexpugnável como sói ocorrer a todas as mulheres na cultura do oriente.

            Mas houve uma ida em que de tal maneira se desfez em lágrimas diante de DEUS que Eli, vendo-a balbuciar sem emitir som, reputou-a bêbada e a advertiu. Ana respondeu que não era a bebida, mas a aflição de alma por ser estéril, ao que Eli lhe abençoou para que DEUS lhe concedesse um filho.

            Ana prometera a DEUS que se lhe desse um filho ela o consagraria ao todo-poderoso e à sua casa, o tabernáculo em Silo no qual repousava a Arca da Aliança, aquela do primeiro filme “Indiana Jones”. DEUS ouviu sua oração e cumpriu a palavra da boca de Eli. O que Eli e Ana não sabiam era o plano de DEUS na vida da ex-estéril e da criança que viria. Seu nome é Samuel, o sacerdote-profeta que ungiu o rei Davi.

            Ainda criança, logo ao ser desmamado Ana o entregou ao sacerdote Eli e só o via uma vez por ano, quando subia a Silo para adorar e levava uma nova túnica ao menino, porque era criança e crescia.

            Numa noite, antes que a lâmpada se apagasse, a do candelabro, não a do altar, DEUS chamou Samuel, mas não em qualquer momento, e sim antes que a lâmpada se apagasse, porque Eli, Hofni e Finéas apagavam a sua luz de DEUS com suas vidas, pelo que DEUS proveu para si alguém que a acenderia, de um lugar inusitado, um ventre estéril, regado pelas lágrimas de Ana – I Samuel, capítulo 3:

            “Entretanto, o menino Samuel servia ao Senhor perante Eli. E a palavra de Senhor era muito rara naqueles dias; as visões não eram freqüentes. Sucedeu naquele tempo que, estando Eli deitado no seu lugar {ora, os seus olhos começavam já a escurecer, de modo que não podia ver}, e ainda não se havendo apagado a lâmpada de Deus, e estando Samuel também deitado no templo do Senhor, onde estava a arca de Deus, o Senhor chamou: Samuel! Samuel! Ele respondeu: Eis-me aqui. E correndo a Eli, disse-lhe: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei; torna a deitar-te. E ele foi e se deitou. Tornou o Senhor a chamar: Samuel! E Samuel se levantou, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Mas ele disse: Eu não te chamei, filho meu; torna a deitar-te. Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada. O Senhor, pois, tornou a chamar a Samuel pela terceira vez. E ele, levantando-se, foi a Eli e disse: Eis-me aqui, porque tu me chamaste. Então entendeu Eli que o Senhor chamava o menino. Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar. Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve. Então disse o Senhor a Samuel: Eis que vou fazer uma coisa em Israel, a qual fará tinir ambos os ouvidos a todo o que a ouvir. Naquele mesmo dia cumprirei contra Eli, de princípio a fim, tudo quanto tenho falado a respeito da sua casa. Porque já lhe fiz saber que hei de julgar a sua casa para sempre, por causa da iniqüidade de que ele bem sabia, pois os seus filhos blasfemavam a Deus, e ele não os repreendeu. Portanto, jurei à casa de Eli que nunca jamais será espiada a sua iniqüidade, nem com sacrifícios, nem com ofertas. Samuel ficou deitado até pela manhã, e então abriu as portas da casa do Senhor; Samuel, porém, temia relatar essa visão a Eli. Mas chamou Eli a Samuel, e disse: Samuel, meu filho! Ao que este respondeu: Eis-me aqui. Eli perguntou-lhe: Que te falou o Senhor? Peço-te que não mo encubras; assim Deus te faça, e outro tanto, se me encobrires alguma coisa de tudo o que te falou. Samuel, pois, relatou-lhe tudo, e nada lhe encobriu. Então disse Eli: Ele é o Senhor, faça o que bem parecer aos seus olhos. Samuel crescia, e o Senhor era com ele e não deixou nenhuma de todas as suas palavras cair em terra. E todo o Israel, desde Dã até Berseba, conheceu que Samuel estava confirmado como profeta do Senhor. E voltou o Senhor a aparecer em Siló; porquanto o Senhor se manifestava a Samuel em Siló pela sua palavra. E chegava a palavra de Samuel a todo o Israel.”

            Ana quando chorou compulsivamente regou em seu ventre a semente de algo maior que DEUS faria antes que a lâmpada se apagasse. Seu ventre estéril geraria a criança que ascenderia de novo a lâmpada de DEUS em Israel, e a luz de DEUS pela vida de Samuel se irradiou por todo o Israel.

            Amém. Paz. 

Leia outras colunas sobre Religião ==> CLIQUE AQUI

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SEU AUTOR E AO PORTAL BRASIL


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI