Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 2

 

Como se reinventar
Por Denise Amaral (*)
 

Depois de construir uma carreira, dedicar anos a um determinado trabalho, pincelar a cada dia um detalhe de sua imagem – será possível reinventar-se como profissional?

Sim, claro, é possível! Mas vai ser mais fácil ou mais difícil dependendo da flexibilidade emocional de cada um. Reinventar não significa jogar fora o antigo e tirar do nada uma realidade completamente diferente. Mas adaptar todas as suas conquistas aos novos desafios. É adicionar som ao cinema mudo, é adicionar efeitos especiais às imagens existentes, é trazer à tela de sua vida os conceitos e as ideias que você consegue criar em sua imaginação. Se for possível sonhar é possível realizar. Se você tem elementos para imaginar, também tem elementos para concretizar.

Reinventar-se é um processo que se inicia na sua capacidade de sonhar, e na sua disposição para transformar seu sonho em projeto. Acostumados que somos em “ver para crer”, fica mais fácil colocar um projeto no papel para que consigamos visualiza-lo e para que consigamos definir etapas para concretiza-lo. Você pode sonhar indefinidamente em ter uma casa, sem fazer absolutamente nada para que ela deixe de ser um sonho para se tornar verdadeiramente o seu lar. Mas se você faz um projeto, define o local que precisa para construí-la, o material necessário, os custos, você estará trazendo seu sonho ao mundo palpável, e traduzindo uma imagem mental a uma realidade tangível, dividida em pequenas etapas que você compreende e às quais você pode, uma a uma, se dedicar efetivamente. O sonho atravessa a realidade imaginária e se manifesta em sua realidade palpável, em seu mundo real.

O conceito serve para tudo – tanto para descobrir como para aperfeiçoar, tanto para inventar como para se reinventar.

Você já existe, colecionou vitórias e conquistas, tem uma experiência valiosa que não pode ser ignorada, mas que talvez possa ser readaptada. Aprendeu a lidar com pessoas, analisar situações, antecipar problemas, e conhece a fundo as consequências de cada decisão. Já viu impérios serem construídos, impérios serem destruídos, e conhece as razões por trás das quedas e das ascensões. Você não tem que começar do zero como se nada disso tivesse valor – o que você precisa é renovar! Olhe em volta – suas roupas, seu trabalho, sua casa, sua postura, as escolhas e atitudes que o definem – e ouse mudar. Uma nova imagem de si mesmo significa uma nova atitude perante a vida, os desafios, e as oportunidades.

Imagine alguém que se ajuste perfeitamente, e com absoluto sucesso, à realidade que você enxerga ao seu redor – e à qual você aparentemente não se encaixa. Imagine com riqueza de detalhes – como se parece, como se apresenta, o que diz e o que faz, e como o faz. Como e onde trabalha, e com quem. Faça um “projeto” que você consiga visualizar em detalhes e separar em etapas concretas. E então comece a se transformar.

Uma coisa de cada vez.

E em pouco tempo, você vai olhar no espelho e ver a imagem que antes só existia em sua imaginação. Vai olhar à sua volta e perceber que as mudanças trouxeram uma realidade nova. Vai enxergar em si mesmo não apenas a pessoa que imaginou, mas também o sucesso que projetou.

Não basta querer mudar – é necessário saber exatamente para onde. Não basta querer atingir o alvo – antes é preciso ver exatamente onde é que ele está. O futuro guarda infinitas possibilidades, mas primeiro você tem que definir concretamente o que quer – e a partir daí redefinir as metas, reposicionar as peças, e se reinventar.

É como redecorar a casa – o endereço é bom, a metragem é boa, a vista é deslumbrante – mas parece tão antiga e ultrapassada que a gente não se sente bem em convidar ninguém, porque o ambiente é entulhado, decadente, até um pouco depressivo... Mantenha o que é bom, se livre do resto!

Clareie as paredes, compre móveis modernos, e aposte em poucos detalhes vibrantes e cheios de energia boa. Valorize a vista, alivie o espaço, deixe uma música tocar e chame os amigos para compartilhar! O que era velho pode se transformar em ícone do que o novo tem de melhor. Isso é se reinventar!

Ainda você, só que melhor! Muito melhor!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI