Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 2

 

Talentos latentes
Por Denise Amaral (*)

Assisti um vídeo no youtube (*) que me deixou impressionada! Um rapaz de dezessete anos e uma garota de dezesseis se apresentaram em um programa britânico de talentos, e enfrentaram uma recepção bem pouco animadora tanto do júri quanto do público, com certeza devido à aparência do garoto – obeso, desajeitado, muito tímido e inseguro. O oposto do que se espera quando se está à procura de artistas, de novas estrelas que se transformarão em modelos de comportamento para um público jovem, consumista e materialista.

O desprezo entediado do público, no entanto, reage imediatamente à apresentação dos dois, transformando-se em emoção e deslumbramento, provocando lágrimas e elevando o público a um nível impressionante de entusiasmo. O público apático aplaude de pé, e se manifesta como se o desempenho dos cantores representasse uma vitória sua.

Essa reação espantosa representa, sem a menor dúvida, o triunfo de cada um sobre suas próprias inseguranças, sobre suas dúvidas e seus medos, pois o garoto que tão claramente as incorporava mostrou que dentro dele, e por trás de sua autoestima publicamente e constantemente massacrada por uma sociedade marcada pelo preconceito, havia uma força arrebatadora e um talento extraordinário.

Dentro de cada um de nós há também uma força e um talento extraordinários. E muitas pessoas, principalmente os jovens, abafam este talento sob uma enorme quantidade de dúvidas e inseguranças a respeito de si mesmos. Cercados que estão por exemplos fabricados de modelos de perfeição absolutamente impossíveis de existir no mundo real, sentem-se diminuídos e deslocados, e só conseguem enxergar no espelho alguém absolutamente incapaz de vencer e ou de se destacar. E desistem de lutar antes mesmo de começar.

Aumentar a autoestima das crianças, dos jovens, e mesmo dos adultos, é de crucial importância se buscamos uma sociedade enriquecida por grandes ideias e novas descobertas. Criticar antes mesmo de ouvir o que o outro tem a dizer fecha portas para o futuro pois uma ideia, mesmo que imperfeita ou incompleta, pode inspirar outras que terão sucesso. Cada passo é importante quando se deseja ir em frente.

Mas vencer a barreira da insegurança e do medo é tarefa difícil, principalmente quando há um exército sempre pronto a atacar qualquer manifestação, qualquer movimentação, qualquer iniciativa ou qualquer palavra.Nem sempre as pessoas conseguem por conta própria. Como no caso do rapaz que mencionei acima – ele encontrou na sua amiga a força e a coragem de enfrentar um público enorme e com certeza absolutamente aterrorizante, aguentando firme a primeira reação claramente negativa, para alcançar o patamar acima – de aceitação pelas pessoas e reconhecimento por parte da sociedade.

O rapaz sempre teve o talento, mas foi necessária a presença firme e reconfortante da moça para que o potencial se transformasse realmente em energia, e invadisse o mundo exterior com sua força extraordinária, varrendo atitudes e pensamentos negativos com a força de um furacão.

Quanto talento não estará adormecido dentro de você? Quanta energia parada, por falta de alguém que o ajude a vencer sua insegurança? Quantas boas ideais ainda estão aprisionadas sob a ameaça invisível e poderosa do medo da reação dos outros?

O mundo pode ser mesmo aterrorizante para quem caminha e tenta vencer sozinho, mas quando temos alguém que acredita em nós caminhando ao nosso lado, a névoa assustadora se dissipa e conseguimos ver que o mundo é um universo de oportunidades, e as pessoas que tanto nos intimidavam, nada mais são do que um público ávido por novas ideias e aberto a todas as tentativas de saciar suas incontáveis necessidades.

Um olhar de censura ou uma atitude desencorajadora não podem impedi-lo de liberar a sua força interior e sua capacidade de realizar grandes obras. Nenhuma força negativa exterior pode ser maior que o seu talento. Ele foi feito para melhorar o mundo e desempenhar o seu papel na história. Se permanece latente, precisa urgentemente de alguém que lhe traga à vida. Acredite em si mesmo, ou então ouse acreditar em alguém que enxerga dentro de você e é capaz de ver todo este potencial de sucesso!

(*) http://www.youtube.com/watch?v=ZsNlcr4frs4&noredirect=1

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI