Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

G E S T Ã O     D E     M A R K E T I N G      E     N E G Ó C I O S
0 1  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 2

 

Ronald Z. CarvalhoMarketing e sustentabilidade
Por Ronald Z. Carvalho (*
)

Não há como negar que “sustentabilidade” está na moda. Mais do que isso, podemos dizer que é uma “tendência”. Trocadilhos a parte, é fato público e notório que a cada dia aumentam (ao menos) os discursos da imediata necessidade de avaliarmos e minimizarmos os impactos e as consequências das atividades humanas.

Muitos ainda acham que sustentabilidade - desenvolvimento sustentável - se refere apenas às questões ambientais, inclusive devido ao conceito difundido pelo Relatório Brundtland elaborado em 1987 pela Comissão Mundial de Meio Ambiente e Desenvolvimento. Foi então concebido como “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes, sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades”. Acontece que compactuo com a ideia de que não é possível existir desenvolvimento sustentável sem o devido cuidado com os aspectos econômicos, sociais e culturais.

Não adianta proteger as baleias, ou quaisquer outras espécies de animais grandes ou pequenos, essenciais a cadeia alimentar, por exemplo, se não formos capazes de garantir o direito fundamental e humano de acesso ao alimento. Além disso, é preciso garantir dignidade ao homem pela geração de oportunidade de trabalho, emprego e renda.

É preciso haver uma conjugação de interesses e esforços. A ação individual conta. Contudo, as mudanças só serão percebidas quando existir identidade coletiva com as causas.

E o marketing? O que tem haver com essa história toda?

Todos sabemos que os negócios/empresas/organizações são influenciados e influenciam o mercado, que por sua vez é diretamente relacionado com as necessidades e os desejos construídos pela sociedade e para a sociedade em dado lapso temporal.

Ora, hoje um profissional de marketing que quiser ter uma visão marco do branding, bem como que quiser garantir e aprimorar a reputação de um cliente/empregador, obrigatoriamente tem que saber que não é mais possível criar um plano de marketing adequado desconsiderando esta realidade.

Sustentabilidade está na pauta! É premissa! Logo sua ausência faz com que a conclusão seja equivocada, por ter partido de pressupostos duvidosos.

Um olhar um pouco mais atento para o lado é capaz de por si só ser suficiente.

(*) Ronald Z. Carvalho é militante na área de sustentabilidade e responsabilidade social, há mais de vinte anos.
Fundador e membro da coordenação nacional do PNBE – Pensamento Nacional das Bases Empresariais. É um dos colunistas do site www.omelhordomarketing.com.br.

PUBLICAÇÃO AUTORIZADA EXPRESSAMENTE PELO AUTOR
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO PORTAL BRASIL
® E AO SEU AUTOR


 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI