Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Faça do seu réveillon uma festa inigualável
Por Márcia Castro (*)

Estamos a uma semana do Natal e o movimento das pessoas nas ruas é grande. Afinal, mais um ano que vem e com ele muitas expectativas de um novo emprego, novo amor, grandes esperanças e novos projetos de vida. O mundo todo está em festa, uma espécie de frenesi quando chegam às festas de fim de ano. Residências, lojas comerciais e ruas enfeitadas dão um ar nostálgico e ao mesmo tempo festeiro com as luzes piscando freneticamente. Sem falar nos turistas que fazem questão de vir ao Brasil a fim de prestigiar 2013. Pessoas do mundo inteiro vêm ver a tradicional festa de fogos que acontece na mais famosa praia do Rio de Janeiro – Praia de Copacabana, mais conhecida como a “princesinha do mar”.

O turismo é importante setor da economia, cada vez mais crescente, inclusive na geração de empregos que ocorre nestas datas. Grande número de turistas está sendo esperado para o grande espetáculo na orla de Copacabana. Em outros locais também, nos quatro cantos do Brasil e do mundo. De norte a sul do país serão milhares de pessoas unidas com amigos e familiares com o objetivo único de entrar 2013 com o pé direito.

Depois do Réveillon, é o Carnaval que apresenta uma demanda maior de turistas. O turismo no Brasil está em crescente movimento. Ainda mais com a grande demanda de eventos, como a Jornada da Juventude, Copa das Confederações, Copa do Mundo e as Olimpíadas.

Existem ainda pessoas que não sabem qual o destino para passar o Ano Novo. Afinal, o Réveillon é para comemorar com muita festa e entusiasmo. Mas tem sempre uma pessoa que sonha em passar o Ano Novo diferente, seja um país ou um estado. Pensando nisso, resolvi disponibilizar alguns destinos turísticos no exterior e no Brasil.

Sidney, Austrália – É a primeira cidade no mundo a receber o Ano Novo. A fantástica  queima de fogos sobre Harbour Bridge é transmitida e vista por milhões de pessoas no mundo todo. Inúmeros pubs e clubes têm programação especial até altas horas na noite de 31 de dezembro.

Barcelona, Espanha – Em Barcelona tudo em gira em torno das uvas. Quando o relógio bater meia noite em Barcelona, é bom você estar preparado com as 12 uvas e seguir a tradição de comer um gomo a cada badalada, para garantir o sucesso e a fortuna do ano que começa. Show de luzes na torre Agbar, além das animadas festas.

Paris – Champagne na Champs-Elysées .... para muitos é o programa dos sonhos para passar o Réveillon. Normalmente não tem queima de fogos em Paris e a famosa avenida vira um mar de gente, mas ainda assim o clima é irresistível, principalmente ao presenciar o show de luzes da Torre Eiffel. Depois? Os melhores pubs e clubes estão por lá. 

Londres – A cidade é invadida por turistas durante a temporada de festas de fim de ano. Com suas belas decorações pelas ruas, pistas de patinação no gelo e entretenimento para todos os gostos. Certamente que não ficará tedioso. Agora, se a ideia é encarar o frio então a queima de fogos ao longo do Rio Tamisa será o ponto alto da sua noite. Lembrando... muitos casacos.

New York – Talvez a mais emblemática festa de Réveillon pública do mundo, pois a virada do ano nesta cidade é uma das mais lotadas, tem gente chegando ao início da tarde para ter uma visão da famosa bola caindo do alto do edifício 1 da Times Square. A visão é bela, mas o frio é intenso, portanto esteja preparado. Nada que um clube ou bar aconchegante não alivie. Opções não faltam em Manhattan.   

Naturalmente que quem ainda não decidiu e quer passar no exterior o Réveillon, recomendo os hostels. Pesquise pacotes e receba 2013 da maneira como deseja e caso seja no exterior, espero que tenha ajudado com as informações acima.

Bem, já no Brasil.... posso dizer que se tem um povo que sabe comemorar a chegada do Ano Novo é o brasileiro. Toda a cidade tem sua festança. Das dezenas das lindas praias de Florianópolis, a loucura da Praia do Forte, em Salvador até, claro, a incomparável festa em Copacabana.

Quem ainda não programou os festejos de fim de ano, talvez consiga boas ofertas de hostels em várias partes do Brasil. Opções gratuitas e populares não faltam, afinal, dormir é o que menos se faz nesta época.

Em Florianópolis todas as quase cem praias da Ilha sediam alguma festa em clubes e hotéis.

A praia de Copacabana é conhecida mundialmente por suas belezas naturais e também por abrigar uma das maiores festas de Réveillon do Brasil. O ano novo em  Copacabana foi premiado com o melhor do mundo e é celebrado da melhor forma possível. A meia noite do dia 1° de janeiro, o céu é iluminado com fogos de artifícios. Os turistas e locais se misturam e agitam nos shows tradicionais. Isto sem falar na tradição de fazer pedidos a Iemanjá, não só no Rio de janeiro, mas também em Salvador. Há quem diga que os pedidos feitos no mar da Bahia tem mais força.

A verdade é que o Réveillon é uma extensão do Carnaval. Tudo se resume em samba, suor e cerveja. Tristezas não pagam dívidas, então, vamos esquecer tudo, inclusive as preocupações e pedir aos Orixás que nos ajudem a suportar os problemas do dia a dia.

Nordeste e Região dos Lagos são os destinos mais procurados.

Mas o quero salientar é que não importa onde vai passar seu final de ano. O que importa na realidade é que possamos receber o novo ano com paz, saúde, grandes esperanças e Fé.  Lutar por seu mais íntimo objetivo. Deitar a cabeça no travesseiro com o dever cumprido e sem qualquer remorso ou sentimento de culpa, é uma grande dádiva de Deus.

As cinco regras básicas para as festas de fim de ano:

Esquecer coisas ruins do passado

Lembrar que pessoas precisam de você

Dar muito valor a vida

Rir, sorrir e gargalhar

E amar tudo e todos a sua volta.

Que todos tenham um ano cheio de paz, saúde e harmonia. E que possamos repor nossas energias para dar início a um ano novo que se inicia, um ano de sucesso o suficiente por um mundo melhor.

Feliz Ano Novo a todos.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI