Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  J U N H O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

A inclusão da linguagem dos sinais no turismo e a sua importância - Libras
Por Márcia Castro (*)

Sendo o turismo uma atividade de grande importância sócio-econômico-cultural, a implantação de profissionais qualificados na linguagem dos sinais gera uma demanda satisfatória, além de proporcionar a estas pessoas o conhecimento, ou seja, conhecer sua história, origem, através do patrimônio arquitetônico histórico e cultural.

A principal característica do turismo é a integração das pessoas de diferentes etnias, habitat e costumes, além da capacidade de inclusão social dos surdos. A primeira visitação ao Teatro Amazonas, em Manaus, por tradução em libras ocorreu no dia 31 de maio de 2011. Dezoito alunos com deficiência auditiva e, entre dezesseis e trinta e sete anos foram os primeiros a participar deste projeto elaborado pela Secretária de Cultura do Amazonas. A inserção das libras no turismo é a chave para o crescimento e desenvolvimento das pessoas com deficiência auditiva. Já no carnaval de Recife deste ano, além de oferecer um roteiro em braile, ofereceu também intérprete de libras, com a finalidade de proporcionar as pessoas com necessidades especiais um carnaval mais promissor para os próximos anos. Além de permitir prioridade no atendimento, estas pessoas se sentem mais independentes, o que representa grande importância para elas. A importância de criar várias ações para a acessibilidade das pessoas com necessidades especiais torna o turismo uma atividade primordial na vida e no cotidiano delas. Os profissionais de turismo devem se aprimorar constantemente percebendo, assim, que o curso de libras engrandece tal atividade favorecendo a participação das pessoas com deficiência auditiva, tornando desta forma um atendimento mais eficaz. São diversos os cursos em libras, inclusive online. O turismo se consolida como um dos principais setores da economia brasileira, gerando assim, empregos, e principalmente a diminuição de desigualdades no Brasil.

Entretanto, no dia 29 de fevereiro de 2012 foi divulgada uma notícia no RJ TV de que a rede hoteleira no Rio de Janeiro não dispõe de quartos e nenhuma infraestrutura para receber turistas especiais para a Copa de 2014, ainda. Fico me perguntando se é necessário um evento de grande porte no Brasil como a Copa de 2014 para que os hotéis no Rio possam oferecer uma acessibilidade aos portadores de necessidades especiais. É necessário que o sistema turístico esteja preparado para receber estes turistas e para que isto ocorra é preciso que o governo, donos de hotéis e agências cumpram com a sua parte. Viajar é prazeroso, são novas experiências e tudo que estimule os cinco sentidos, portanto, não deixe de explorar o lado sensorial de sua viagem. A necessidade de adaptar as soluções do turismo atual é primordial.

Pesquisando sobre o assunto no buscador Google encontrei um blog -Turismo Adaptado - de Ricardo Shimosakai, turismólogo e cadeirante e que se dedica a questão da acessibilidade no turismo brasileiro. Ele representa um grande exemplo para todos que têm necessidades especiais de uma forma geral. Sua meta é proporcionar viagens acessíveis aos portadores de necessidades especiais de forma que este cidadão sinta-se independente e confortável, quebrando barreiras a fim de desfrutar e conhecer locais no Brasil e exterior. Vale a pena conferir seu blog.

(*) Márcia Castro é carioca, professora e bacharel em Turismo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI