Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 2
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

Tiradentes e seu valor histórico-cultural

Por que não fazer passar o feriado nesta maravilhosa cidade histórica que transborda cultura e fatos históricos que ficaram inesquecíveis para o Brasil? Uma das mais ricas em museus, capelas e igrejas, e sem dúvida, uma atmosfera de mistério que persiste rondar Tiradentes e que também nos leva a uma viagem ao passado devido ao grande circuito histórico que apresenta aos turistas que chegam lá sedentos por histórias e grande beleza.

Tiradentes – berço de Joaquim José da Silva Xavier (1746 1792), nascido na antiga Vila de São José Del’ Rei (hoje chamada de Tiradentes) na Fazenda do Pombal. Conhecido por sua habilidade que tinha em extrair dentes e a sutileza de fazê-los, deixando assim, a boca perfeita. É impossível fazer esta viagem sem antes conhecer seu passado histórico-cultural. Tiradentes acompanhava o pensamento dos intelectuais da época e sonhava em ver o Brasil separado de Portugal. Dos revolucionários, Tiradentes foi o único a não merecer o perdão régio. Foi preso e condenado a forca. Subiu ao patíbulo a 21 de Abril de 1792 e, quando se anda ruas estreitas da cidade, tem-se a impressão de ouvir as frases libertárias dos Inconfidentes que ali se reuniam secretamente. Estes indícios excitam a imaginação dos turistas e daí o ar de mistério a esta inesquecível joia colonial. A situação econômica começou a mudar a partir do início do século XX, no momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938. Isto ocorreu devido a Semana de Arte Moderna (1922), que em 1924 ficaram encantados como conjunto arquitetônico e artístico e foram fatores que contribuíram para a cidade encantadora. Hoje os turistas chegam à cidade para recordar e se deliciar com o jeito simples e ao mesmo tempo sofisticado desta cidade mineira. Tiradentes tem um turismo promissor, pois são vários eventos importantes como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, quando então, as ruas ficam cheias de turistas. Falar sobre as cidades históricas de Minas Gerais, ou seja, Congonhas, Sabará, Mariana, Ouro Preto (antiga Vila Rica), Diamantina, Tiradentes e São João Del’ Rei é um verdadeiro convite a uma degustação cultural, além de um ato de patriotismo. Em Ouro Preto, a antiga Vila Rica, é uma cidade de uma beleza constante e triste, parecendo sempre recordar o drama que houve na época em que lá viveu o Thomaz Antonio Gonzaga e Dorotéia (a doce Marília). E também um dos heróis da Independência, Cláudio Manoel da Costa, dentre outros.

Nas cidades históricas de Minas temos igrejas maravilhosas, imortalizadas pelo grande gênio Antonio Francisco Lisboa, mais conhecido como Aleijadinho, que esculpiu os profetas com material brasileiro pedra-sabão, desprezando assim o material europeu. Quanto à atmosfera dessas cidades mineiras é de saudade, tristeza e grande amor à pátria mais parecendo sempre lembrar a morte de Tiradentes aqui no Rio de Janeiro, onde foi enforcado por ser um grande patriota. Seu corpo foi esquartejado e espalhado pela Estrada Real. Sua cabeça ficou exposta em plena Vila Rica, onde apodreceria aos olhos de todos, isto se não tivesse desaparecido misteriosamente.

                             

Conhecer Tiradentes é respirar história, é esquecer as frivolidades modernas e se deixar levar pelo ar misterioso e agradável ao mesmo tempo. Igrejas, capelas e antigo casario fazem parte do circuito principal. Na praça existem charretes com guias que circulam pelos principais pontos turísticos. Temos a Igreja de São João Evangelista (primeira foto abaixo) e o Museu Padre Antonio Toledo. De lá, vale a pena conhecer a Casa da Cultura onde são encontrados microfilmes de documentos históricos, ensaios de Portinari, originais do pintor Guinard, poema assinado pelo mineiro Carlos Drummond de Andrade, dentre outros atrativos. Verdadeiro acervo cultural. A Matriz de Santo Antonio é o ponto alto do passeio. O escultor Aleijadinho é o autor do risco da fachada e a igreja é a segunda do Brasil em quantidade de ouro, (quase 500 kg) perdendo apenas para a de São Francisco na Bahia. Subindo pela Rua da Santíssima Trindade chega-se ao Santuário do mesmo nome. Ali o alferes Tiradentes rezava e se inspirou no símbolo da Santíssima Trindade (o triângulo), da qual era devoto, para confeccionar a bandeira da nova Nação. Esta bandeira simboliza atualmente o Estado de Minas Gerais. O Chafariz de São José é outra preciosidade barroca, pois foi construído em 1749 para abastecer a cidade de água.

O Bosque da Mãe D’Água, grande reserva ecológica que convida para um belo percurso, junto ao aqueduto em pedra construído pelos escravos. Acima foto da bandeira do Estado de Minas Gerais e as charretes no centro da cidade. Igreja do Rosário e o antigo prédio da cadeia pública, onde funciona o Museu Tancredo Neves, com exposição de Arte Sacra, são alguns dos pontos turísticos de Tiradentes mais visitados pelos turistas. Onde se tem a melhor panorâmica da cidade e seu conjunto barroco é o alto do São Francisco. Outro passeio imperdível é o da Maria Fumaça. Andar nela é reviver uma época em que esses trens eram o símbolo máximo da modernidade. O barulho do motor é uma divertida experiência e para os mais aventureiros, caminhadas por antigos caminhos calçados com pedras por escravos é uma dica, além de uma subida até a serra de São José.

Para o turista apto em observar este delicioso passeio, devo lembrar a beleza, a arte e a verdadeira maravilha das igrejas quando o grande gênio Aleijadinho imortalizou pintando o teto destas, dando um colorido especial, além de uma pintura especial magnífica às capelas e em tudo que realizava, embora tivesse grandes problemas de saúde.

                             

Os profetas, imortalizados por este grande artista (Congonhas), têm na fisionomia a angústia e a terrível dor que seu escultor foi acometido. Portanto, para quem interessar por esta viagem ao passado e conhecer as cidades históricas de Minas Gerais, certamente trará consigo belas lembranças de nossos antepassados tão patriotas... Vamos então nos permitir a esta viagem que nos leva a um passado tão longínquo. Já no Carnaval de 2012 estas cidades históricas celebraram o aquecimento da economia. “De acordo com Ralph Justino, um dos coordenadores do projeto ‘‘Carnaval das Cidades Históricas”, “o evento atraiu 350 mil foliões nas seis cidades, possibilitou 3,5 mil postos de trabalho, a movimentação de R$ 6 milhões nos seis municípios e, ainda, uma média geral de ocupação hoteleira de 85% em São João del’Rei, Diamantina, Ouro Preto, Tiradentes, Mariana e Sabará.  E tudo isso sem mencionar a saborosa e tão conhecida culinária mineira, feita em panelas de barro ou ferro que a rede hoteleira oferece juntamente com os deliciosos doces caseiros em compotas. Vale a pena conferir. 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A AUTORA E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI