Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  A B R I L  /  2 0 1 3

 

Protocolo
Por Denise Amaral (*)

Regras de comportamento, decoro, etiqueta, respeito a si mesmo e aos outros, ou apenas bom senso social e profissional... Por mais conturbado que pareça o mundo, por mais afrouxadas que pareçam as regras relativas ao procedimento das pessoas em reuniões de trabalho ou encontros informais, ainda existem protocolos que, uma vez respeitados, dizem muito a favor de quem os conhece e utiliza corretamente.

Saber se comportar é essencial para que a pessoa se sinta à vontade em uma situação qualquer, a ponto de desfrutar de todas as vantagens que aquela ocasião pode trazer. Ao participar de um processo de seleção para um emprego, pode ter certeza de que a apresentação, o comportamento, a forma de falar e de agir são definitivas para a consideração do candidato para o cargo – tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

Regras de comportamento são como regras de trânsito – ajudam a manter a segurança de todos, mas podem causar acidentes terríveis quando ignoradas ou desrespeitadas. O universo social e o mundo profissional são espaços de altíssima densidade demográfica, e saber o que esperar daqueles que interagem conosco, podendo contar com sua probidade e também com sua cortesia, tornam os relacionamentos mais tranquilos, as negociações mais fáceis, a convivência mais leve. Surpresas negativas distraem, desfocam, e podem ser bastante desagradáveis. No geral, sempre que alguém tem a opção de escolher, opta por cercar-se de pessoas que parecem seguir um padrão de comportamento adequado ao cargo, ao tipo de trabalho, ao perfil da empresa e às demais pessoas com as quais vão interagir.

Protocolo existe para tudo – postura, vestimenta, linguagem, hierarquia. São sinais concretos e visíveis da ideia que temos de nós mesmos, dos outros, do trabalho que realizamos, dos lugares que frequentamos e principalmente do nível que queremos alcançar em nossa vida, seja social, profissional, econômico ou emocional.

A “espontaneidade”, se quisermos definir assim a conduta aleatória daqueles que preferem não se importar com a opinião alheia, pode ser tão perigosa quanto ignorar um sinal vermelho e atravessar a rua em qualquer ponto, a qualquer momento, supondo que os motoristas vão simplesmente parar. Pode ser que não consigam, e um acidente pode ser absolutamente inevitável.

Melhor colaborar! O bom desempenho profissional exige preparo técnico e intelectual, mas se beneficia sobremaneira da probidade, do decoro, da cortesia e da postura correta. Quem não teve a oportunidade de aprender em casa, aos poucos, no dia a dia, tem diversas fontes de informação, a começar pela observação pura e simples daquilo que dizem e fazem as pessoas que já chegaram onde você deseja chegar. Eleger bons exemplos e segui-los à risca, prestar atenção ao seu redor, determinar as atitudes que você deve evitar e quais deve exercitar até que se tornem naturais ao seu comportamento, tudo conta pontos a seu favor. O mundo é uma escola, e há excelentes professores por toda parte. Aprender nunca é demais!

Para os adeptos de uma educação mais formal, não faltam obras publicadas sobre o assunto, ou consultores que oferecem treinamento particular ou programas empresariais.

Lembre-se; quem deixa a linguagem vulgar para o estádio de futebol, os decotes para a praia, a intimidade excessiva para os relacionamento pessoais, tem muito mais chance de galgar, com rapidez e segurança, os degraus do sucesso profissional.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI