Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J A N E I R O  /  2 0 1 3

 

Gratidão
Por Denise Amaral (*)

A maioria das pessoas começa o ano com novos propósitos, novos pedidos e novos desejos, a partir de tudo aquilo que ficou “faltando” no ano que passou. E a tendência, sempre que fazemos esta retrospectiva, é de ficarmos um tanto quanto frustrados e desanimados, pois queríamos tanto, esperávamos tanto, e de repente temos uma lista imensa das coisas que deixamos de alcançar, ou que não foi possível realizar. Seja por culpa ou negligência nossa, seja porque outras pessoas não cumpriram suas promessas ou suas obrigações conosco, o fato é que tanta atenção ao negativo pode trazer uma sensação bastante ruim. Como cada pensamento negativo carrega consigo outros tantos, é provável que as comemorações de ano novo sejam marcadas por um terrível pessimismo. Se agora já está assim, imagine quanto ainda pode piorar!

Mas como não podemos simplesmente deixar para trás o que já passou, pois dívidas ainda devem ser pagas, entregas ainda devem ser feitas, diferenças pessoais ainda precisam ser acertadas, dúvidas que ficaram têm que ser sanadas, e todos os sonhos não realizados merecem ainda ser perseguidos, podemos adotar uma estratégia para conseguir receber o novo ano com esperança e otimismo.

Podemos nos concentrar nas coisas todas que aconteceram em nossa vida, nosso trabalho, nossa família, que nos trouxeram alguma satisfação ou alguma felicidade. Em resumo, devemos fazer uma lista das coisas que devemos agradecer! E que talvez, com a correria dos dias e as tantas preocupações de nosso tempo, tenhamos deixado de reconhecer no momento em que aconteceram.

Muitas coisas nós consideramos “garantidas”, e não lhes damos o devido valor – a não ser que por um momento as percamos. Achamos, por exemplo, que a saúde perfeita é algo absolutamente normal, e não lhe damos a devida atenção ou reconhecimento, a menos que fiquemos doentes. As pessoas que amamos e que estão sempre ao nosso lado – percebemos mais o desgaste da relação do que seus pontos positivos, até que alguma destas pessoas já não esteja conosco – e aí começamos a sentir muito a sua falta, e de todas as coisas boas que ela fazia para nós. É fácil ficar remoendo nossas misérias, mas pouca atenção se dá à chuva de bênçãos que cai sobre nós todos os dias! E é para elas que deveríamos, pelo menos por alguns minutos, desviar toda a nossa atenção.

É fácil ficar de mau humor e com os nervos à flor da pele quando estamos pensando em coisas desagradáveis, em problemas, dificuldades, pressões de todo tipo... Mas quando estamos pensando em coisas boas, nos transportamos para um tempo e um lugar completamente diferentes. Um lugar onde há sorrisos, onde há paz, onde há otimismo, onde há espaço para criar e desejar, um tempo em que nosso coração consegue transbordar de felicidade e de esperança. Quando pensamos em coisas boas, compreendemos que ainda há muito potencial de realização pessoal dentro de nós. Percebemos que podemos ajudar muito, que podemos trazer conforto a muita gente, que gestos simples de nossa parte podem transformar o dia – ou mesmo a vida – de outras pessoas. Percebemos que estamos cercados de amor, e que devemos dar mais oportunidades à nossa alma para que o absorva. Percebemos que as pessoas que compartilham nosso dia são mensageiras de paz, e não apenas de problemas, e que podem nos ajudar muito mais do que conseguem nos atrapalhar – depende de como lidamos com elas, de como as enxergamos na tela que retrata a nossa vida.

Podemos começar o ano com o coração amargurado por tudo o que não conseguimos, ou podemos recebê-lo com a alma leve, cheia de gratidão por todas as coisas maravilhosas que permearam os dissabores do ano que termina. Enquanto fazemos uma lista das qualidades de uma pessoa, é praticamente impossível ficarmos aborrecidos com ela. Quando resgatamos todas as razões que fizeram com que um dia nos apaixonássemos por alguém, os defeitos desta pessoa deixam de nos incomodar tanto. Enquanto fazemos um apanhado do que deu certo, sequer nos lembramos daquilo que faltou. Quando pensamos em nossas conquistas, encontramos estímulo para fazer mais e melhor.

Há muitas boas notícias todos os dias, mas somente as ruins, mesmo que muito poucas, chamam a atenção e são espalhadas aos quatro ventos. E a impressão que temos é de desastre constante. Mas é uma impressão falsa. Acontece apenas que as coisas boas não parecem ser tão interessantes assim para merecer a atenção de quem não tem nada melhor para fazer.

Pensamentos bons atraem acontecimentos bons – e nada melhor do que uma postura positiva e alegre para receber um novo ano que é puro potencial!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI