Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J A N E I R O  /  2 0 1 3

 

Muito além das palavras
Por Denise Amaral (*)

Palavras são instrumentos poderosos, capazes de ajudar e prejudicar, de elogiar e de ofender, de motivar ou de ferir. Podem construir ou destruir. Se utilizadas da maneira certa, levam projetos adiante e carregam profissionais para o sucesso, cultivam confiança e demonstram competência.

Mas no mundo dos negócios e dos relacionamentos profissionais existem ferramentas que ajudam de maneira decisiva a criar uma imagem, conquistar clientes e firmar credibilidade, e que são muito eloquentes, apesar de utilizarem uma forma diferente de linguagem.

É a neurolinguística, que se baseia em um vocabulário de sensações e de impressões. Que formam opiniões a partir de experiências e memórias pessoais, de emoções e abstrações. Neste processo, a informação se desprende de sua forma concreta, sensível, mensurável, e passa para uma fase adiante – a impressão que provoca, as ideias que faz lembrar, os sentimentos que resgata na mente do observador.

Quando sentimos um perfume, por exemplo, podemos nos lembrar de alguém, ou de alguma situação, e nosso cérebro vai traçar em resposta um caminho que nos levará e uma boa impressão, ou a uma impressão ruim, dependendo do que aquela pessoa ou aquela determinada situação representou em nossa vida.

Se transportarmos esse processo ao universo profissional, podemos apontar o efeito que o ambiente provoca nas pessoas – uma decoração passa mensagens poderosas e altamente marcantes na mente. Um espaço fechado, apertado, sem janelas, automaticamente gera uma sensação de sufocamento e mal estar que vai ser associada ao tipo de serviço que está sendo oferecido naquele lugar. Você não se sente bem, e vai antecipar, em sua mente, a mesma reação com relação ao profissional que vai atendê-lo, ou ao produto que será consumido.

Um restaurante simples gera a expectativa de comida simples, um consultório decadente gera a expectativa de um profissional que se utiliza de técnicas ultrapassadas, um endereço ruim gera a expectativa de um serviço ruim.

Na mesma linha, quando entramos em um prédio moderno, de linhas sofisticadas, em um bom endereço, e somos recepcionados por pessoas uniformizadas simpáticas e atenciosas, já antecipamos encontrar um profissional de sucesso, que oferece um trabalho de altíssima qualidade. Desde o momento em que chegamos, ficamos predispostos a gostar daquilo que vamos encontrar.

Esta forma de linguagem funciona com grande eficiência, e pode ser utilizada com excelentes resultados. Mas desconhecer, ou pior, ignorar os seus efeitos sobre as pessoas pode implicar em problemas graves e dificuldades sérias que poderia facilmente ser evitados.

Decoração, pessoal, tecnologia, tudo isso pode e deve compor seu perfil profissional. Não se bastam, é claro, mas potencializam seu grau de qualidade. É como uma roupa, que não é suficiente para formar um profissional, mas que, quando apropriada, inspiram credibilidade.

Uma empresa tem também sua roupa, e seu perfume, e sua forma de se apresentar. “Empresta” para si as impressões que suas instalações, seus profissionais, seu atendimento passam para os clientes. Por mais competente que um profissional seja, com certeza ele se beneficia ao causar uma excelente primeira impressão. O caminho é mais fácil dali para frente. Basta confirmar na mente de seus clientes aquilo que eles já estavam predispostos a aceitar.

Muitos são os recursos disponíveis para quem está disposto a crescer e fazer sucesso. Existem os normais, os criativos, os extraordinários... E todos, na medida em que são utilizados para o bem, com ética e honestidade, são admiravelmente eficazes!

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI