Quero mais, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  J U N H O  /  2 0 1 3

 

Quero mais
Por Denise Amaral (*)

Querer mais não significa estar insatisfeito com aquilo que temos. Significa que ainda não paramos de crescer, que ainda não demos ao mundo tudo o que podemos dar, e que ainda não vimos do mundo tudo o que ele tem a nos oferecer.

Significa que dentro de nós ainda existe a vontade de crescer, que ainda temos objetivos a alcançar, que ainda temos ideias para desenvolver. Pessoas empreendedoras não enxergam a idade como um limite, e estão sempre olhando em volta para identificar as oportunidades de melhorar as condições em que vivem, ou em que vivem os outros.

Querem mais. Sempre querem mais.

Se as pessoas deixassem de “querer algo mais” em um determinado ponto de suas vidas, estariam, na verdade, começando a andar para trás. Porque a vida continua, sempre, a cada dia, em seu processo de crescimento. Ela se desenvolve, se adapta a novas circunstâncias, busca recursos novos quando um antigo se esgota, se reinventa a cada nova descoberta, a cada mudança no estilo de vida das pessoas.

Se formos comparar os recursos que tínhamos há um par de décadas atrás com aqueles que estão hoje à nossa disposição, veríamos como podem ser drásticas, e rápidas, as mudanças – e perceberíamos também como é grande o nosso poder de adaptação às novidades.

Quando o computador se tornou um novo instrumento de trabalho, houve quem preferisse se manter fiel aos antigos métodos – mas não por muito tempo, pois a informática não veio como mais uma opção, ela veio para substituir o antigo e criar uma realidade totalmente nova. Hoje, a tecnologia não apenas faz parte da vida das pessoas – ela define o estilo de cada um. Quem não quer “mais” acaba deslizando para a pré-história!

Enquanto caminhamos neste mundo, devemos estar abertos às novidades, atentos às mudanças, e sim, dispostos a enfrentar os desafios de não parar na estrada do tempo.

Devemos querer mais a cada dia, não por insatisfação, mas com uma gratidão profunda por vivermos em uma era em que são tantas as oportunidades, e em que há espaço para todos e para cada um.

As dificuldades que enfrentamos são, na verdade, portas abertas para o sucesso. Problemas requerem soluções e soluções criativas levam pessoas inteligentes e otimistas a alcançarem o sucesso. Não podemos olhar um problema com o desânimo de quem se entrega sem lutar – não somos vítimas do mundo, somos artistas com talento e conhecimento suficiente para transformar a pedra bruta em obra de arte. Depende da posição em que nos colocamos, da forma como enxergamos, e do uso que escolhemos fazer de nossas habilidades.

Querer mais é reconhecer que nossa capacidade criativa é fonte inesgotável de energia – uma energia que não pode ficar presa e fechada em um espaço restrito. Ela tem que se espalhar e crescer e tomar os espaços que permeiam a nossa realidade, tornando-a cada vez mais rica. 

A insatisfação perante a realidade pode ser muito positiva – sempre que utilizada como combustível de mudança, como incentivo para o crescimento. Viemos ao mundo para transforma-lo e aperfeiçoa-lo, e nossa responsabilidade não termina com a idade, apenas se modifica. Algumas épocas de nossa vida são marcadas pela força e pela energia, outras pela experiência, visão e sabedoria, mas a colaboração de cada um se une para a realização perfeita de um projeto – assim como areia, pedra e cimento se unem a metais, ao vidro e a tecidos delicados, e o conhecimento técnico se une ao equilíbrio estético, para que uma edificação se transforme em uma casa, e uma casa se transforme em lar.

Querer cada vez mais implica em dar cada vez mais. E quanto mais oferecemos, mais nós colhemos. É a lei da vida, sempre pronta a beneficiar aqueles que seguem semeando seus conhecimentos, seus talentos, e sua vontade de continuar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI