Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 3

 

Informações importantes
Por Denise Amaral (*)

Liderança é uma ideia normalmente associada a dar exemplo e orientar condutas. O bom líder sabe qual a melhor estratégia, e determina como as pessoas devem proceder para alcançar um objetivo com o melhor resultado. Esforços aleatórios podem levar ao mesmo fim, mas com desgaste desnecessário e desperdício de tempo. Com a liderança adequada, todos os talentos são bem aproveitados e todo conhecimento é aplicado com máxima eficiência.

Mas a boa liderança implica em conhecer profundamente a capacidade de cada elemento do grupo, e em reunir o máximo de informação possível relacionada ao projeto em questão. Elementos e ferramentas imprescindíveis para o sucesso. Quais os passos que devem ser dados, os obstáculos que precisam ser vencidos, as dificuldades que podem ser encontradas ao longo do caminho, o que é certo acontecer, o que é provável que aconteça, o que ocorreu em ocasiões anteriores parecidas. E o que cada pessoa sabe fazer, o que a diferencia dos outros, seus pontos fracos, seus pontos fortes.

Em posse de uma grande quantidade de informações, o líder consegue visualizar uma estratégia com grandes chances de ser bem sucedida, e cada novo elemento pode significar uma mudança importante no resultado geral. Nada deve passar despercebido, nada deve ser ignorado.

Por isso, é muito importante saber ouvir. Por mais conhecimento que uma pessoa tenha, ouvir a opinião dos demais, e considerar perspectivas diferentes da sua, sempre vai acrescentar elementos que podem se mostrar de grande valia. Além disso, as pessoas gostam de ser ouvidas, e se sentem reconhecidas quando suas opiniões são avaliadas. Muito mais se são utilizadas. E uma pessoa colabora muito mais, e dá muito mais de si, quando se sente parte importante do processo de concretização de um projeto. O desempenho de um grupo de profissionais trabalhando juntos é sensivelmente melhor quando cada um deles compartilha de fato a certeza de que suas ideias contam, suas opiniões são ouvidas e apreciadas, e sua criatividade é realmente utilizada.

O bom líder sabe mandar, mas também sabe escutar. E ouve o que sua equipe tem a dizer com interesse real e o devido respeito às opiniões diferentes da sua.

Ouvir não é apenas deixar que uma pessoa fale enquanto seus pensamentos viajam e você se dedica silenciosamente a estruturar sua estratégia, sem considerar aquilo que está sendo dito. Não se engane, pois você escuta não apenas com seus ouvidos, mas com seus olhos, com sua expressão, com sua postura, com seus gestos. Você demonstra interesse não apenas pelo tempo que dedica a uma pessoa, mas pela sua atitude diante dela, pelas perguntas que faz, por seus comentários. Aprender a ouvir significa aprender a se interessar, de fato, por aquilo que uma pessoa tem a lhe dizer.

É preciosa a colaboração de um indivíduo que sabe que ele não é apenas uma parte da força, mas também, e principalmente, uma parte da ideia. Esse reconhecimento efetivo de seu potencial criativo vai fazer com que ele avalie todas as circunstancias que enfrentar com mais interesse, buscando respostas alternativas e novas saídas para problemas antigos que podem trazer implementações importantes ao trabalho que está sendo realizado, ou podem gerar inovações valiosíssimas para projetos futuros.

Relacionar-se bem com as pessoas conta mais do que ter conhecimentos técnicos, pois o sucesso depende da colaboração de todos. Liderar significa levar uma equipe à vitória, e por isso deve saber orquestrar os talentos, conhecimentos e boas ideias de cada um.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI