Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 3

 

Grande ideia!
Por Denise Amaral (*)
 

Temos ótimas ideias! Excelentes mesmo. Sobre como vamos melhorar a nossa vida, como aprimorar nosso currículo, a dieta perfeita, um negócio que tem tudo para dar certo, uma grande viagem em todos os seus detalhes, a comemoração de uma data especial... São muitas as oportunidades que temos para sonhar com um futuro extraordinário. Mas quantas destas ideias contam, realmente, com um gesto sequer de nossa parte no sentido de torna-las reais? Quantas vezes vamos um passo adiante do sonho, e tomamos uma decisão concreta de fazer algo novo, de enfrentar um novo desafio, ou de realizar de fato alguma mudança em nossa rotina?

Ao longo de nossa vida, ficamos face a face com excelentes oportunidades, em momentos realmente propícios, mas dificilmente tomamos a decisão de agir. As oportunidades passam, e as revisitamos de tempos em tempos como se fossem troféus imaginários que conquistamos em nossas divagações.

Às vezes as oportunidades voltam, e ficam ali por um tempo esperando uma atitude nossa, aguardando o momento em que vamos olhá-las, reconhecê-las e finalmente abraçá-las, para então podermos desfrutar de uma nova etapa de nossa caminhada.

Estamos muito acostumados a sonhar e imaginar, mas do conforto de nossa situação atual – podemos imaginar mil e uma soluções para os problemas que enfrentamos, mas sempre da segurança de nossa realidade conhecida. É como uma poltrona antiga, que pode estar gasta e velha, mas da qual não nos desfazemos. E onde nos sentamos dia após dia, mesmo que sem muita comodidade, para ver inúmeras ofertas de outras, mais bonitas, mais confortáveis, mais modernas, sem que nunca decidamos, de fato, trocá-la por outra melhor.

Sonhar é ótimo, mas perseguir o sonho pode ser um tanto quanto assustador.

Mas vivemos em um mundo real, e se queremos melhorar é necessário que tomemos atitudes reais, e implementemos mudanças reais. Ninguém gosta do desconforto de uma reforma – mas não há quem não admire os seus resultados. Se queremos viver uma realidade melhor, é necessário que tomemos decisões concretas, e que façamos mudanças concretas.

O desequilíbrio é parte do reequilíbrio – devemos superá-lo se desejamos conquistar um nível de vida mais alto, com mais oportunidades de crescimento e de realização pessoal. Se temos o poder de imaginar, temos também o poder de realizar. Toda grande realização partiu de um sonho, de uma ideia que alguém foi capaz de visualizar na tela de sua mente, alguém que se dispôs a vencer cada etapa necessária para vê-la impressa em sua realidade. Os arranha-céus, as grandes pontes, os túneis, os computadores, todos existiram primeiro na mente de seus idealizadores, antes mesmo de se tornarem um projeto que outras pessoas também pudessem enxergar e imaginar. Na mente tudo é possível, e uma vez determinado o destino que queremos alcançar, podemos nos dedicar a percorrer o caminho real que nos leva até lá.

Devemos ser objetivos. Devemos determinar nossos sonhos com riqueza de detalhes. Desejos abstratos não permitem atitudes específicas. “Quero ser feliz” não dá nenhuma dica de como devemos agir, ou do que devemos fazer para alcançar a felicidade, e acabamos não fazendo nada. Mas o que, exatamente, me faz feliz? Uma casa nova, em um bairro que me agrada? Isso eu posso buscar. Um novo emprego? Isso sim consigo procurar. Mas a felicidade abstrata? Fico olhando para todos os lados sem saber exatamente onde focar, e só o que consigo enxergar é aquilo que não tenho, o que me incomoda, o que me desagrada, pois são estas as imagens fortes que habitam minha mente agora. E é justamente isso que temos que modificar.

Preencha sua mente com imagens boas, com situações felizes, com fatos aprazíveis, e essas imagens se tornarão reais porque você saberá o que buscar. Porque conseguirá identificar do que deve se afastar, das pessoas que deve evitar, das situações que não pode fomentar, e também do que deve procurar, onde deve melhorar, que pontos precisa trabalhar – é como ter nas mãos um manual prático de como transformar suas boas ideias em excelentes oportunidades que você, de fato, poderá aproveitar.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI