Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  M A R Ç O  /  2 0 1 3

 

De dentro para fora
Por Denise Amaral (*)
 

Em uma casa com três meninas adolescentes, “cabelo” é um assunto levado muito a sério. E depois de muitas discussões e infindáveis considerações, chegamos à conclusão de que cabelo bonito é o cabelo saudável e bem cuidado. Não importa se é curto ou comprido, loiro ou castanho, liso ou cacheado. O que chama a atenção são o brilho e o movimento de um cabelo macio e bem tratado.

Desconsiderando o que para muitos é um objeto absolutamente irrelevante (afinal, isso é coisa de meninas), temos aqui uma verdade que se aplica a todos e a cada um de nós: a saúde (interior) se reflete na aparência (exterior). E podemos ir ainda um pouco mais adiante, e dizer que o pensamento (interior) se reflete na atitude e no comportamento (exterior).

Ou seja, aquilo que acreditamos e internamente acalentamos em nosso subconsciente determina nossa postura e a forma como nos relacionamos com os fatos e as pessoas ao nosso redor.

Quando uma pessoa está doente, sentindo alguma dor, conseguimos perceber que algo não está bem com ela mesmo que ela não nos diga absolutamente nada – as suas feições podem lhe entregar, ou certa impaciência, ou mesmo alguma irritabilidade. Quem a conhece bem ou convive com ela vai notar que alguma coisa mudou em seu comportamento habitual. O mesmo acontece quando a pessoa está triste, ou muito preocupada, ou insatisfeita com uma circunstância qualquer de sua vida, como o seu trabalho, o seu peso, suas ligações sentimentais, uma dificuldade financeira etc.

Aparência e atitudes refletem, igualmente, um interior saudável e equilibrado. A pessoa que está bem sorri com mais facilidade, e com uma sinceridade que cativa e atrai os outros. Quando nos sentimos seguros e confiantes enfrentamos qualquer desafio com serenidade, além de transmitirmos segurança e confiança aos outros também. Uma pessoa que tem a autoestima elevada inspira poder e sucesso, e é capaz de iluminar qualquer ambiente, e inundá-lo de bem estar e muita energia positiva.

É totalmente diferente a sensação que temos ao entrar em uma festa, com pessoas sorridentes, animadas e bem arrumadas, do que a que sentimos ao entrar em uma reunião de negócios, onde todos estão preparados para discutir os problemas graves que uma grande empresa esteja enfrentando. A energia interior de cada um invade o espaço exterior, e empresta seu “peso” e suas características a todo o ambiente, atingindo em cheio quem quer que entre na sala, mesmo que não tenha a menor ideia do que se passe na mente das pessoas ali presentes.

Portanto, se queremos causar uma impressão específica, devemos trabalhar nosso interior. Se quisermos ter uma imagem determinada, devemos primeiro desenha-la em nossa mente. Devemos assumir internamente o personagem que queremos apresentar externamente. Se você não for capaz de convencer a si mesmo que pode assumir uma posição importante em seu trabalho, dificilmente conseguirá convencer as pessoas responsáveis por dar-lhe a oportunidade. Se não conseguir ver a si mesmo como um empreendedor de sucesso, vai ter muita dificuldade em liderar uma equipe.

Sinta-se bem, e as pessoas vão olhar para você e comentar que você parece diferente. Sinta-se bem sucedido, e seu olhar, seus gestos, até mesmo sua forma de andar vão sugerir poder e sucesso. Sinta-se feliz com as coisas que você já tem, e você vai atrair pessoas capazes de lhe proporcionar outros momentos de felicidade.

Sejam quais forem suas características exteriores – sua idade, sua atividade, sua posição na empresa ou na sociedade, a sua saúde interior vai beneficiar sua aparência exterior, e vai ajuda-lo a conquistar todas as coisas boas que você deseja.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI