Cuide-se bem, por Denise Rodrigues do Amaral, colunista de Business & Life Coaching no www.portalbrasil.net

Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  N O V E M B R O  /  2 0 1 3

 

Cuide-se bem
Por Denise Amaral (*)

São tantas as responsabilidades, tantas as obrigações, que cuidar de nós mesmos fica sempre em segundo lugar. Sempre existe algo mais importante, ou mais urgente a fazer. A prioridade é normalmente o trabalho, ou a família, ou os amigos... Mas dedicar um tempo para fazer alguma coisa somente para nós mesmos desperta na maioria das pessoas um sentimento de culpa com o qual é muito difícil de lidar. E por isso deixamos de lado nossas vontades pessoais, e até mesmo o cuidado com nossa saúde, sempre sob o pretexto de algo mais requerer nosso tempo e nossa atenção.

Mas se não cuidamos de nós mesmos, nós comprometemos muito a qualidade da atenção que podemos dedicar aos outros, ou os serviços que podemos lhes prestar. Uma pessoa pode varar noites, trabalhar longas horas, mas o cansaço vai se acumulando, e o nível da atividade vai decaindo. Uma pessoa estressada, com muitos problemas não resolvidos, vai ter menos paciência para cuidar dos outros ou para se concentrar em assuntos de trabalho.

Já quem está bem consigo mesmo, com boa saúde e com seus assuntos pessoais sob controle, é capaz de focar melhor sua atenção e se entregar totalmente a suas atividades.

Cuidar de sua empresa, de sua equipe, de sua família, pressupõe cuidar de você mesmo!

Fazer exercícios não apenas faz bem à sua aparência – faz com que você se sinta mais disposto, mais animado, mais satisfeito consigo mesmo. Seu humor melhora, e com ele a forma como você enfrenta os problemas. E também a maneira como trata os demais, como fala com eles, e como reage a dificuldades.

Ter um hobby também funciona – passar um tempo cuidando de seu cãozinho, ou praticando um esporte com seus amigos, ou indo ao cinema – todas estas coisas aproximam mais as pessoas de seu lado humano, evitando que se tornem robôs ligados 24 horas por dia.

Os recursos eletrônicos que não nos deixam perder uma única oportunidade profissional são os mesmos capazes de nos escravizar e transformar nossas vidas em um caos completo. Deixamos de conversar com as pessoas que estão ao nosso lado, deixamos de prestar atenção àquilo que ouvimos, deixamos de apreciar a vida que passa, as crianças que crescem, e tantas coisas bonitas que acontecem diante de nós. Como aqueles turistas que veem a paisagem apenas pela lente de suas filmadoras, e não interagem com a vida que está acontecendo ao seu redor.

Por mais assessorados que estejamos tecnologicamente, só podemos “funcionar” direito se deixarmos que nosso lado humano perceba, reaja, fale, decida... Temos que dedicar um tempo para recordarmos que somos pessoas com sentimentos, com sonhos, com necessidades, e para alimentarmos nossa alma. Pois um corpo sem alma, por mais que trabalhe, jamais conseguirá se tornar um ser humano completo. Capaz de amar e ser amado, capaz de apreciar o belo, de inspirar os outros,de buscar a paz e de alcançar a felicidade.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI