Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

C O L U N A     D E     E C O N O M I A
0 1  /  M A R Ç O  /  2 0 1 3


 

Potencial do turismo brasileiro
Por Professor Marcos Cintra (*)

A crise global derrubou o número de turistas internacionais no mundo. Em 2008 esse contingente foi de 913 milhões e no ano seguinte caiu para 877 milhões. Mesmo com a manutenção de um cenário instável em 2010 a quantidade de estrangeiros circulando pelo mundo surpreendeu e voltou a crescer, alcançando 935 milhões de pessoas.

O vigor e o dinamismo do turismo impressionam. Mesmo com a instabilidade na economia mundial o setor cresce, gerando empregos e renda. O termo crise parece não fazer parte do meio turístico.

O turismo representa atualmente um meganegócio que responde por 11% do PIB mundial e gera cerca de 260 milhões de empregos. A expectativa é que o setor continue se expandindo de modo robusto nos próximos anos. A OMT estima que o contingente de turistas internacionais chegue a 1,6 bilhão em 2020.

Depois do México, que recebe mais de vinte milhões de turistas por ano, o Brasil é o principal destino de estrangeiros na América Latina, com pouco mais de cinco milhões de visitantes. O contingente de viajantes internacionais no território brasileiro mais do que dobrou desde meados da década de 90, quando foram registrados dois milhões de pessoas, mas o País ainda é pouco explorado na área turística dada sua diversidade de atrativos naturais e culturais.

A participação brasileira no turismo internacional, cerca de 0,5% do total de viajantes, não condiz com o enorme potencial do País. Explorar esse setor deveria fazer parte de um plano estratégico voltado para a descentralização do desenvolvimento econômico nacional, uma vez que há atrativos turísticos em regiões carentes que poderiam ser utilizados como pólos geradores de empregos e renda.

È necessário identificar onde o Brasil é competitivo para atrair turistas e quais os entraves que limitam o setor. Tempos atrás o Fórum Econômico Mundial apurou que, em um rol de 133 países, o Brasil está em 2º lugar no ranking quando se trata de recursos naturais e em 14º em relação aos atrativos culturais. Por outro lado, quando o quesito é a infraestrutura a posição brasileira despenca para 110º lugar e na segurança pública a situação é vexatória por conta da 130ª colocação.

O Brasil precisa capturar parte significativa dos quase 700 milhões de novos viajantes estrangeiros que circularão pelo mundo em 2020, como prevê a OMT. Esse contingente traria divisas para o País, gerando empregos e renda.

A Copa do Mundo e as Olimpíadas vão atrair um grande fluxo de turistas estrangeiros e a organização desses eventos deve ter como meta o retorno deles no futuro e que eles possam fazer “propaganda” do Brasil ao redor do mundo. Porém, entraves como a precariedade dos aeroportos e dos transportes urbanos e a falta de segurança nas grandes cidades podem deixar uma péssima imagem do País lá fora, colocando tudo a perder.

(*) Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque é doutor em Economia pela Universidade Harvard (EUA), professor titular e vice-presidente da Fundação Getulio Vargas.
Internet: www.marcoscintra.org / E-mail: [email protected] - Twitter: http://twitter.com/marcoscintra.

Leia mais sobre economia ==> CLIQUE AQUI

PUBLICAÇÕES AUTORIZADAS EXPRESSAMENTE PELO DR. MARCOS CINTRA
A PROPRIEDADE INTELECTUAL DOS TEXTOS É DE SEU AUTOR


 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI