Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
1 6  /  A B R I L  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Fernando Toscano - Editor-Chefe do Portal Brasil - www.portalbrasil.netPartindo do princípio
Viajando - Parte III, "Exterior"

Por Fernando Toscano (*)

Dando continuidade às informações e dicas que prestei nas colunas anteriores "Partindo do Princípio - Parte I" e "Partindo do Princípio - Parte II, "Brasil", vale a pena dizer que todos os cuidados informados na coluna anterior para viagens domésticas (dentro do Brasil) devem ser observadas, mas há muitos outros cuidados adicionais para viagens ao exterior:

a. Documentação: Verifique a documentação exigida no (s) país (es) de destino. Alguns só exigem o passaporte, outros nem isso (no caso dos países do Mercosul, mas você deve ter uma Carteira de Identidade válida com, no máximo, cinco (05) anos de emissão e em bom estado de conservação). Outros países exigem visto e você deve providenciar isso com bastante antecedência. Um cuidado: se o seu passaporte vencer ou estiver com validade de até seis meses após a data de retorno da viagem você será barrado. Nesse caso você deve providenciar outro passaporte (exemplo: você vai para a Espanha dia 17 de outubro de 2013 e seu passaporte é válido até 10 de agosto de 2013. A Polícia Federal não deixará você embarcar).

b. Vacinas: Verifique também as exigências de vacinas (algumas devem ser tomadas pelo menos trinta dias antes do embarque). Não esqueça do cartão internacional de vacinas que você retira nos postos da ANVISA nos aeroportos internacionais brasileiros (solicite o seu com antecedência levando o cartão de vacinas normal que você possui).

c. Seguro: Em alguns países você não entra sem comprovar que possui um seguro de vida e saúde válido. É bem fácil contratar (você faz tudo pela internet); procure imprimir em português e também em outro idioma (preferencialmente o do país de destino ou simplesmente em inglês). De nada adianta você chegar lá com um comprovante em português que eles nada entendem.

d. Quando for fazer o check in esteja na fila, se possível, quatro (04) horas antes por segurança e para dar tempo de corrigir alguma eventualidade que surja.

e. Não é permitido levar nas roupas de mão, sacolas, mochilas e bolsas nenhum tipo de objeto perfurante (alicate de unhas, tesouras, cortador de unhas, chave de venda, facas, etc). Também não poderá levar na bagagem de mão nenhum líquido com mais de 100ml. Se o vidro for de 250ml e estiver apenas com 1/3 do volume não pode: o vidro deve ser de, no máximo, 100 ml. Eles vão retirar e deixar no Brasil. Isso tudo deve ser despachado na bagagem para o porão do avião.

f. É muito comum, em alguns países como nos Estados Unidos, que você confirme o voo de volta com pelo menos três dias de antecedência. Exemplo: o voo sai de Nova Iorque no dia 16 de maio de 2013 e você deve ligar e confirmar que estará no voo até o dia 13 de maio de 2013. Se não fizer isso e o voo estiver cheio eles podem vender seu lugar para terceiros!

g. Alguns países exigem que você, ao entrar, comprove que você tem cartões de crédito para despesas pessoais, que tem dinheiro (alguns países na Europa exigem 100 euros por dia, por pessoa), que tem hotel reservado e pago (ou local confirmado de estada) e passagem de volta. Sem isso o risco de você ser barrado e ter que retornar ao Brasil é grande. Isso tudo para evitar brasileiros que chegam e ficam no país de destino ilegalmente.

h. Sempre leve cópia colorida do seu passaporte e deixe no hotel. Anote os telefones e endereços das embaixadas e consulados para emergências. Sugiro ainda adquirir livretos com dicas dos países e cidades e telefones de emergência. Os cartões de crédito dão apoio e possuem telefonistas falando português. Anote os telefones, ligando para a sua operadora, em casos de emergências de perda de cartões, dinheiro e problemas de saúde.

i. Algumas operadoras de cartões de crédito te dão seguro saúde e de vida para passagens aéreas adquiridas com o mesmo.

j. Avise as suas operadoras de cartões de crédito que vai para o exterior e comunique o período. Algumas delas não autorizam gastos no exterior se você não comunicar antecipadamente.

k. Nas grandes metrópoles, como Paris, Londres, Madri, Roma, Milão, Barcelona, etc procure compreender o sistema de metrô. Na Europa eles são muito utilizados e há passes que barateiam bastante seus passeios (existem passes válidos para determinadas zonas e também válidos para um dia, uma semana, etc). Nas estações você também pode comprar passes emergenciais para uma viagem ou várias.

l. Indo para a Europa procure entrar por países mais amigáveis, como Portugal e França. Depois que você entrou todos os demais percursos são considerados "domésticos" e não há burocracia para transitar dentro do continente. Alguns poucos países são exceção nesse aspecto como Reino Unido, Suécia, Rússia, etc. A maioria deles, entretanto, você transita tranquilamente (de carro, ônibus, trem, navio e avião).

m. Se você for adquirir passagens de trem na Europa compre com antecedência aqui mesmo do Brasil (pela internet ou através de uma boa agência de viagens). O valor é bem mais barato: Exemplo: em 2011 adquiri um bilhete de trem, de Madri para Barcelona, por 40 Euros; um amigo deixou para comprar na hora do embarque e pagou 120 Euros. Viagens aéreas dentro da Europa e América do Norte são bem baratas e há muitos voos, mas eu não troco as viagens de trem - rápidos, seguros e pontuais.

n. Por fim um cuidado: se você tem um visto para entrar nos Estados Unidos verifique se ele é múltiplo ou único. Por que? Se seu visto é único e você resolve ir no Caribe (uma viagem de Cruzeiro, por exemplo) ou para o Canadá e depois volta aos Estados Unidos para pegar o voo de retorno para o Brasil você será barrado. O visto deve ser múltiplo para você poder transitar.

Na próxima coluna vamos falar nas viagens de navio pelo litoral brasileiro e América do Sul. Até lá e sucessos!

(*) Fernando Toscano é natural de Belo Horizonte (MG), reside em Brasília desde 1976, e é o editor do Portal Brasil. Seu currículo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI