Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T U R I S M O
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 3
ATUALIZAÇÕES QUINZENAIS

 

Fernando Toscano - Editor-Chefe do Portal Brasil - www.portalbrasil.netPartindo do princípio
Viajando - Parte IV, "Cruzeiro & América do Sul"

Por Fernando Toscano (*)

A nossa quarta, e última série, "Partindo do princípio", trata das viagens pela América do Sul e de navio (cruzeiro) pelo litoral atlântico do nosso continente. Vamos iniciar falando do cruzeiro.

Geralmente os navios que vêm até o Brasil são italianos, da antiga rede "Linea C" e da MSC, mas há também navios da rede Royal Caribbean e outros menores fretados pelo grupo CVC. Os navios são todos muito bons, novos ou atualizados, possuem de 37 a 70 mil toneladas e até 3.000 cabines individuais (em várias combinações). Os principais portos de embarque no Brasil são os de Santos, Rio de Janeiro e Recife, mas existem outros em Natal, Maceió, Salvador, Itajaí, etc. O mais organizado é o de Recife - se puder opte por ele. Só um problema percebi: não há táxis por perto e eles não podem entrar então é comum as pessoas caminharem quase 1 km puxando malas e sacolas intermináveis; em dias de chuva é um caos.

A sugestão é que todos levem passaportes; afinal estamos em navio de outra nacionalidade e ali existem lojas, algumas de grifes internacionais, e o passaporte é exigido nas compras. O preço é bem competitivo visto que não há impostos (as lojas só funcionam quando o navio está em navegação. Ao aportarem as lojas são fechadas porque devem seguir as regras dos países e recolherem impostos).

No porto há etiquetamento das bagagens (não há limitação como em aeroportos), apresentação da documentação e todos devem pagar uma taxa, em geral de US$ 200.00, para crédito num cartão interno de consumo. Se você desejar pode incluir maior valor e ao término da viagem é tudo devolvido imediatamente (pelo cartão de crédito é sempre mais rápido e prático, principalmente no check out).

Atenção para a documentação de crianças: sem certidão de nascimento ou RG válida (com no máximo cinco anos de emissão) e pais presentes (ou autorização do Juiz) elas não viajam. Já vi casos constrangedores, portanto pais: atenção para evitar dissabores e tristeza nas crianças.

A bordo você encontra de tudo: diversos restaurantes, salas de jogos, bibliotecas, piscinas, spas, áreas de diversão, bares, boates, salas de internet, lojas, etc etc. Leia as matérias sobre dois cruzeiros que fiz: em 2009 (Argentina e Uruguai) e 2011 (Fernando de Noronha) - as dicas e fotos estão todas lá.

Para a entrada em países do Mercosul você necessita apenas da carteira de identidade (recente), mas, mais uma vez recomendo: leve o passaporte: ele é fundamental em algumas situações e compras em lojas e free shops nos aeroportos e portos. Nos demais países observe a legislação de cada um; clique aqui e tenha informações atualizadas sobre todos os países do mundo e, no final das páginas respectivas, os endereços e telefones de embaixadas e consulados.

No Chile há diversas casas de câmbio e você pode levar dólar e real, mas na hora da troca faça a conversão e veja qual a melhor opção do dia: as lojas também, geralmente, aceitam as duas moedas. Você também pode utilizar cartão de crédito internacional (sempre deve fazer a conversão e checar se vale a pena pagar no cartão ou em dinheiro e se em real ou dólar). Na Argentina muita atenção: há muita nota falsa de peso argentino. Sempre tenha trocado e moedas em boa quantidade e evite troco, principalmente com motoristas de táxi. De cada dez há uma média de cinco notas falsas, um absurdo! No Uruguai e demais países não vi tanto problema semelhante. Pagando com cartão de crédito você sempre está mais seguro.

Qualquer dúvida é só me escrever. Estou à disposição. Até a próxima quinzena...

(*) Fernando Toscano é natural de Belo Horizonte (MG), reside em Brasília desde 1976, e é o editor do Portal Brasil. Seu currículo.

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL.
A REPRODUÇÃO É LIVRE MEDIANTE PRÉVIA E EXPRESSA ANUÊNCIA

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI