Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  A B R I L  /  2 0 1 4

 

Prepare-se para vencer
Por Denise Amaral (*)

É normal que enfrentemos fases boas, outras não tão boas assim. Quando olho ao meu redor, vejo pessoas que estão muito desanimadas, quase perdendo as esperanças de que a situação vá mudar. Mas ela muda, sim, e melhora. É que os dias parecem mais lentos e difíceis quando estamos atravessando uma fase difícil, ao passo que passam depressa quando tudo está bem. E são sempre as mesmas vinte e quatro horas. O que muda é a nossa percepção e a forma como reagimos às coisas que nos acontecem. Dizem que “o tempo voa quando a gente está se divertindo”. Parece mesmo! Em compensação, se arrasta quando estamos enfrentando dificuldades.

Enfim, o que precisamos é saber que para tudo tem solução. E que podemos tomar algumas iniciativas que vão nos ajudar a passar pelos períodos de tempestade. Já viu algum documentário sobre os pescadores de caranguejos do Alasca? O tipo de condições que enfrentam? Eu fico enjoada só de pensar. Se me colocassem em um barco daqueles, não sei o que me mataria primeiro – o estomago ou o pavor, isso não considerando a hipótese de cair no mar e me afogar, é claro... Um quadro assustador! De qualquer forma, para que eles enfrentem tamanha adversidade, precisam estar em boa forma. Tanto física quanto psicológica. Quanto mais fortes, quanto mais bem preparados para as dificuldades que sabem que terão que enfrentar, maiores as chances de se darem bem, e retornarem para casa com saúde, o barco repleto, e os bolsos cheios de dinheiro.

Podemos não ser pescadores de caranguejos, e estamos bem longe do Alasca, mas não estamos livres das intempéries. É bom que estejamos preparados.

Um dos males que mais afeta as pessoas ultimamente é a depressão e o desânimo. Ficam tristes pelas condições da vida que levam, sentem-se presas a situações que não oferecem qualquer esperança de melhora, têm obrigações que não podem ignorar, e olham o futuro com uma grande sensação de cansaço. Sentem-se mal consigo mesmas, comem mal, não cuidam da própria aparência e a saúde acaba afetada também.

Porque pensamentos e sentimentos ruins se manifestam em forma de ulceras no estômago, dores de cabeça, imunidade baixa e outras tantas situações desagradáveis.

Mas podemos evitar muitos dissabores se nos comprometermos em investir na nossa própria capacidade de enfrentar desafios e vencê-los. Porque, todos nós sabemos, em toda dificuldade existe uma grande oportunidade. E podemos nos preparar para aproveitá-la. Se estivermos próximos do problema, seremos também os mais próximos da oportunidade.

Nosso cérebro é onde a depressão começa – não podemos deixar que encontre condições propícias para que se instale, tome conta de nossa vida e passe a determinar atitudes negativas. Devemos cuidar deste precioso ambiente, desenvolvendo hábitos saudáveis que nos tornem mais confiantes, otimistas e bem humorados.

Fazer exercícios físicos é uma excelente maneira de começar – pode ser bem difícil no início, principalmente se não estamos em boa forma, mas se vencermos as dificuldades próprias dos primeiros dias e persistirmos em nosso objetivo, em breve estaremos não apenas nos sentindo melhor, mas definitivamente mais fortes. Com essa sensação muito boa vem outra melhor ainda – o organismo começa a “querer mais”, e os bons resultados estimulam outros melhores ainda. A conquista estimula a persistência, e a persistência leva a novas conquistas – características extremamente úteis quando nos deparamos com qualquer tipo de problema.

Outro exercício que ajuda muito – e este aqui não é físico! – é criar o hábito de relembrar vitórias. Quando resgatamos uma memória positiva, revivemos as mesmas sensações e nos beneficiamos pelos mesmos sentimentos que tivemos no momento em que aquelas experiências aconteceram. Isso faz com que confiemos mais em nós mesmos e na nossa capacidade de vencer desafios com bons resultados.

Quem confia em si mesmo têm chances muito maiores na batalha contra a adversidade.

Não deixe que o desânimo tome conta de você, não se entregue a pensamentos depressivos, não ache que é o fim do caminho e não vale mais a pena lutar. A vida têm seus períodos de bonança e tempestade, sempre foi assim, e por muito tempo ainda será. Acredite em si mesmo e coloque diante de seus olhos objetivos bons que o levem adiante, e que não o deixem sair da estrada mesmo que a poeira esteja alta e você mal consiga enxergar. Siga em frente, firme e forte. Há sempre uma luz no fim do túnel e se você continuar caminhando, em breve chegará lá.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI