Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  A G O S T O  /  2 0 1 4

 

Autoridade e poder
Por Denise Amaral (*)

O poder exerce sobre as pessoas uma atração inegável. Circunstâncias e posições que nos colocam acima de outras pessoas, e nos permitem exigir delas atitudes determinadas, podem chegar a ser embriagantes, a ponto de nos afastarem do necessário equilíbrio e até mesmo do senso comum.

Nem sempre o poder está nas mãos do verdadeiro líder. Em uma sociedade ideal, o poder estaria nas mãos do justo, do correto, do sábio, do prudente. Daquele que usaria as virtudes como base de suas decisões. Daquele que guiaria as pessoas sob seu poder para a prosperidade e a felicidade.

Mas não vivemos em uma sociedade ideal, e muitas vezes o poder é dado a indivíduos  sem o menor preparo moral para exercê-lo. A muitos falta inclusive o conhecimento técnico, a visão empresarial, ou um domínio mínimo sobre o assunto em que opinam com suposta autoridade. Ocupam posições de chefia, estão à frente de muitas pessoas, e definem o que deve ser feito quando na verdade pouco sabem sobre o alcance de seus atos, ou a extensão das consequências.

Hierarquia nem sempre corresponde à verdadeira liderança. E por razões diversas, uma quantidade imensa de pessoas aceita viver em condições frustrantes e abusivas. Baixam a cabeça diante de um superior do qual discordam e muitas vezes sequer toleram, mas se afastam na primeira oportunidade.

Não é desta maneira que se constrói uma sociedade sólida e próspera. Não é assim que ensinamos nossos filhos a construir uma realidade melhor no futuro.

Os líderes devem assumir a frente das grandes mudanças porque são realmente capazes de idealizar situações que todos desejam, e de oferecer caminhos que todos se sintam capazes de percorrer. Discursos inflamados, por mais atraentes que sejam, precisam de conteúdo para que não evaporem e se percam em um amontoado de palavras vazias e sem qualquer valor.

Muitos querem assumir posições de liderança movidos apenas pela sede de poder. Chegam a posições elevadas por estradas secundárias, e desfrutam de um poder viciante ainda que efêmero, passageiro e desprovido de justa autoridade. Essas pessoas são obedecidas, mas não respeitadas. Não são admiradas, apenas toleradas. Não representam os anseios da sociedade, mas a insensatez dos que se reconhecem mais fracos. Seu poder dura apenas o quanto durarem as circunstâncias injustas que o suportam. Desaparece no mesmo momento em que elas passam.

Não é esta a liderança que buscamos.

A sociedade precisa de pessoas com grandes ideais e inegáveis virtudes. Pessoas cujo talento natural está em encontrar caminhos e oferecer respostas, de forma criativa, justa e abrangente. Pessoas movidas pelo desejo de fazer o bem, e não apenas o seu próprio bem. Pessoas interessadas em enriquecer a sociedade, e não apenas a si mesmas. Pessoas que querem crescer através do crescimento de todos os outros. Pessoas que compreendem que não há felicidade verdadeira enquanto vivermos cercados por uma multidão de infelizes e desesperados.

Chega um momento em que até mesmo a mais justa autoridade perde seu poder sobre as pessoas – a partir de então, fica apenas o exemplo que conseguimos dar. Ordens e determinações cedem lugar a memórias, e sua voz já não é ouvida, apenas sentida no fundo de nossos corações. Os verdadeiros líderes são aqueles que permanecem na mente de cada um de nós, e continuam nos guiando pelas lições que um dia nos ensinaram. Não nos dizem o que fazer, porque nós mesmos nos encarregamos de imaginar o que é que fariam diante de qualquer situação.

O verdadeiro líder não deseja o poder para fazer com que todos sejam como ele, mas se esforça para se tornar aquele que todos os outros gostariam de ser.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI