Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  D E Z E M B R O  /  2 0 1 4

 

É preciso sonhar
Por Denise Amaral (*

Cada dia nasce com novas oportunidades, pois estamos vivendo, e a vida deve ser sempre aprimorada. Buscamos novas formas de fazer as mesmas coisas, procuramos melhorar o que já temos e tornar nosso tempo mais produtivo, nossa atuação mais eficiente. Podemos aperfeiçoar nossa técnica, buscar conhecimentos novos, adaptar o ambiente que nos envolve às nossas recém-descobertas prioridades... Estamos sempre em movimento, sempre mudando. Mas não basta que nos movimentemos, temos que nos mover para frente, temos que ganhar terreno, conquistar espaços mais promissores, com oportunidades ainda mais interessantes.

A história do mundo está marcada por grandes descobertas e incríveis invenções – obras de grandes sonhadores. Pessoas que ousaram pensar além do que conheciam, além do que seus olhos viam, além dos limites de sua própria realidade, para tocar um futuro que existia somente em suas férteis e ousadas ideias, frutos audaciosos de sua imaginação. Com certeza, vários dos grandes inventores que mudaram o rumo da história foram considerados loucos por alguns (ou talvez muitos!) de seus contemporâneos. Imaginem Marconi falando sobre ondas eletromagnéticas e telegrafia sem fio para uma geração que nunca tinha visto ou ouvido nada igual! A ideia não nos parece absurda hoje, acostumados que estamos à internet e telefones celulares, mas no século XIX isso tudo deveria parecer puro delírio por parte de um sonhador.

Uma charrete sem cavalos? Uma lâmpada que não precisasse de óleo para acender? Uma máquina que lava a louças sozinha? Um aparelhinho capaz de armazenar – e tocar – milhares de músicas? Um telefone sem fio com o qual você pode ver e falar com alguém do outro lado do planeta, esteja você onde estiver? Realidades que nasceram e tomaram forma na mente de alguém muito antes de se tornarem parte de nossas vidas.

Assim como as sementes, que guardam em sua forma simples e dimensões diminutas todas as informações necessárias para se transformarem em árvores, e flores e frutos, as grandes cidades, os edifícios gigantescos, os aviões, os computadores – tudo o que faz parte de nossa rotina hoje foi um dia uma ideia semeada em uma mente sonhadora, e cultivada com dedicação, trabalho, esforço, paixão e determinação.

Não podemos dizer que chegamos a um ponto em que não há mais o que inventar. Nunca poderemos. Porque a humanidade está sempre buscando algo melhor, uma forma diferente de realizar o mesmo trabalho, ou de contar a mesma estória. A cada dia nos reinventamos, e o universo continua sendo fonte inesgotável de ideias e oportunidades.

Cada um de nós é capaz de fazer uma grande descoberta, ou de liderar uma grande mudança no rumo da sociedade. Mas para criar é preciso sonhar. E para sonhar é preciso pensar e acreditar. Sem se incomodar se os mais acomodados ou menos criativos nos rotulam de “loucos”. Sonhar é viver livre em um mundo sem limites, onde as novidades nascem, crescem, e se transformam um dia na realidade de todos nós.

Sonhe grande! Sonhe alto! Sonhe seus sonhos mais inusitados! Trabalhe com seus sonhos mais extraordinários, e dedique todo o seu conhecimento a eles para que em breve, muito breve, possam se tornar reais.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI