Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J A N E I R O  /  2 0 1 4

 

Sua voz
Por Denise Amaral (*)
 

Você tem uma voz, e sua voz pode modelar a vida de muitas outras pessoas. Por muito tempo esta voz pode ficar guardada, bem longe de tudo e de todos. No silêncio de seus pensamentos, talvez abafada por dúvidas ou sofrimentos. Cada um de nós tem uma história e desafios diferentes, mas nossa voz está sempre ali, sendo alimentada por nossas experiências, marcada por nossos erros e acertos, e moldada por todos os nossos desejos.

Vivemos cada dia sem que essa voz se levante e se faça ouvir. Apenas observamos, escutamos, sentimos ou nos ressentimos, processamos informações, armazenamos conhecimentos, vemos a vida se desenrolar diante de nós - tantas pessoas, tantas histórias, e tanto a ser feito para que todos sejam felizes e o mundo seja um lugar melhor... E nossa voz continua em silêncio dentro de nós.

Pode ser por insegurança ou medo. Não sabemos como os outros vão reagir, o que vão falar... Pois tudo tem consequências. Uma brisa que bate aqui move uma folha acolá, e o movimento espanta um pássaro que voa e chama a atenção de uma criança que estava brincando, e sua curiosidade a leva a pesquisar para descobrir que pássaro era aquele, despertando uma paixão por pássaros que vai marcar toda a sua vida, desde seus hobbies e brincadeiras até a carreira que vai seguir e os interesses que vai desenvolver.

Sua voz é uma brisa que alcança muitas vidas, e tem consequências. Ela pode abrir portas, despertar talentos, dissipar névoas que encobrem e dissimulam as trilhas que podem ser o caminho de muitos para a felicidade. Sua voz pode tocar almas, pode acordar pessoas importantes que estão desanimadas e sonolentas, e trazê-las de volta ao mundo para que toquem, elas também, muitas almas e muitas vidas. Sua voz existe por uma razão, e você não pode, simplesmente, abafa-la.

Sua história e suas opiniões são muito importantes! Você é parte de uma estrutura imensa que jamais estará completa e funcionando sem a sua participação - e não existe parte pequena demais, ou participação sem importância - tudo conta e tudo é absolutamente essencial.

Não cale suas ideias ou seus pensamentos. Não estanque a energia que está sendo gerada, a cada momento, dentro de você. Deixe que alcance o universo, e que o alimente.

Use sua voz com dignidade e generosidade. Reconheça o valor do que você tem a dizer para que sua voz seja pura, clara e muito forte. Toque a vida de muitas pessoas e modele seus pensamentos, suas ações e suas reações.

Existe um talento dentro de você, e um propósito. Algo que você sabe fazer, e que pode ajudar os outros de alguma maneira.

Se todos calassem sua voz interior, o mundo não teria superado a idade das cavernas. Sozinhos caminhamos lentamente, mas quando usamos nossa voz, estimulamos muitos a caminharem conosco, vencendo distâncias e superando as limitações que acreditávamos ter.

Levante sua voz! Faça que viaje pelo vento e alcance os quatro cantos do mundo, e além! Fale para quem quiser ouvir, e deixe que suas ideias permaneçam para aqueles que puderem alcança-las no futuro. O que foi uma pequena pedra por geração após geração pode um dia tornar-se a base de uma estrutura grandiosa, ou parte de uma obra de arte que tocará a vida de geração após geração.

Solte sua voz, e crie, construa, modele e inspire! Transforme este ano que começa no início de um tempo melhor.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora do livro "Crianças podem voar", publicado pela Editora Internacional e possui mais de 450 editoriais publicados na área de relacionamento no trabalho.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI