Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 4

 

Obama na Formatura
Por Denise Amaral (*)

Lá estava o Obama, visitando a Academia Militar! Foi participar da formatura da turma de 2014.

Alguns alunos mais novos não estavam lá para ver. Já tinham partido para seus cursos de preparação em outros lugares. E eu me dei conta de uma coisa – muitas vezes somos levados a admirar a aparência, quando deveríamos dar mais valor à essência.

Formidável ver o Obama. Melhor ainda é poder tornar-se você mesmo o próximo Presidente. E isso demanda preparo, dedicação e muito esforço. Abrir mão de certas oportunidades que parecem muito interessantes hoje para poder aproveitar outras que serão incrivelmente melhores amanhã. Claro que os cadetes iam gostar de estar ao lado de um homem tão poderoso como ele. Mas com certeza, no futuro, terão mais oportunidades do que muitos de seus colegas para estarem ao lado de autoridades, e mesmo de se tornarem grandes nomes eles mesmos.

O segredo está em tentar enxergar a vida de uma forma abrangente. Quando nos aproximamos muito só o que percebemos é aquele determinado momento. Mas é só nos afastarmos um pouco, e lá está nossa vida inteira! Podemos perder os pequenos detalhes, mas conseguimos encontrar os pontos principais de nossa jornada, e conseguimos enxergar as rotas que levam até eles. Dá para ter uma noção do melhor caminho a seguir.

Quando olhamos bem de perto, temos algumas vantagens. Sabemos onde estão os postos de combustível, as lanchonetes, onde há obras e devemos diminuir, onde a pista é mais livre e segura para aumentar um pouco a velocidade... mas é importante que tenhamos a certeza de estar na estrada correta. Alguns optam pelo caminho mais longo, passando por lugares pitorescos, fazendo mais paradas. Outros já preferem as autoestradas – pouca coisa interessante acontecendo, mas chegam primeiro ao seu destino, e têm mais tempo de aproveitá-lo.

Nossa vida é feita de escolhas. São elas que determinam quem somos, como enfrentamos os obstáculos, o que buscamos, o que nos faz mais felizes. Nossas escolhas desenham a nossa rota e preenchem as folhas de nossa história.

Não podemos escolher o que os outros escolhem apenas porque eles escolhem. Talvez não tenhamos nem o meio de transporte adequado, nem as ferramentas, nem os recursos necessários para aquele tipo de jornada. Devemos escolher baseados naquilo que nós sabemos, amamos, queremos, e esperamos encontrar. Nossa visão de vida é única, e as situações nos atingem de uma maneira particular. O que é bom para uns pode ser terrível para outros, o que realiza alguns pode ser impossível de suportar para os demais.

O importante é escolher com prudência, e tentar antecipar as circunstâncias e oportunidades como em um jogo de xadrez. Olhos postos no futuro, coração posto em sua felicidade, faça suas escolhas com a certeza de que vai vencer! Pense grande! O sucesso pertence a quem acredita nele, e caminha confiante - e alegremente! – em sua direção.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI