Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 4

 

Onde focar
Por Denise Amaral (*)

Toda grande construção parte de uma ideia. Alguém visualiza em sua mente o projeto final, imagina cada detalhe, e o coloca no papel para que outras pessoas também consigam imaginá-lo.

Sendo um grande projeto, vai envolver o trabalho de muitas pessoas, de diversas áreas, e todas elas, cada qual em sua especialidade, vai precisar de informações absolutamente corretas para realizar seu trabalho de acordo com o projeto. Todas as etapas são interligadas – o trabalho de um depende do trabalho dos outros, e se não houver perfeita sinergia, o resultado não estará de acordo com a concepção inicial. Todas as mudanças e adequações que tiverem que ser feitas ao longo do caminho vão significar perda de tempo e recursos, e atraso na entrega do projeto final.

Com nossos projetos pessoais acontece o mesmo. Nós imaginamos o que desejamos para nossa vida. Idealizamos carreira, família, viagens, aquisições. Podemos querer comprar uma casa, assumir uma determinada posição, trabalhar em uma empresa, comprar um carro, conhecer o mundo... Mas para que nossos esforços sejam aplicados em nossos sonhos da forma mais eficaz possível, é necessário que não se desviem de nossos objetivos concretos.

A carreira profissional, por exemplo. Você sabe que quer ter um diploma universitário. Então estuda e entra em uma faculdade de direito. Cursa um ano, até dois, só para descobrir que detesta aquilo, e que seu caminho está na medicina. Larga a faculdade, faz um cursinho, entra no curso de medicina... e não se encontra. Decide, então, que vai ser um engenheiro, e desta vez estuda, se forma, consegue seu diploma e inicia uma próspera carreira. A falta de foco fez com que você perdesse muito tempo e recursos preciosos. Se tivesse tomado a decisão certa desde o início, começaria sua trajetória profissional mais cedo, e o que gastou com outros cursos poderia ser destinado a especializações dentro de sua profissão.

Quando sabemos exatamente onde queremos chegar não perdemos tempo em buscar atalhos ou caminhos alternativos. Vamos direto ao ponto. Chegamos mais rápido e com mais energia para aproveitar nosso destino.

Definir nossas metas, da maneira mais objetiva possível, é um grande favor que fazemos a nós mesmos e á nossa realização pessoal.

Mas não se engane – não se concentre nos símbolos daquilo que você quer, mas na essência das suas aspirações. Os símbolos não têm vida própria, e se desintegram facilmente se não estiverem atrelados a uma realização verdadeira. Uma das leis da natureza é que toda ação cria uma reação na mesma intensidade. Assim, tudo o que recebemos é reação de alguma coisa anterior que fizemos. Agimos bem, recebemos benefícios de volta. Ganhamos na proporção daquilo que damos. E quanto mais gostamos de uma atividade, mais nos dedicamos a ela, mais nos interessamos em fazê-la crescer e melhorar, fortalecemos a sua essência. Em contrapartida, recebemos de volta resultados melhores e maiores – e o que é mais importante – resultados concretos, porque são consistentes com o trabalho que realizamos.

Há pessoas que, com seu esforço e sua genialidade, oferecem muito à humanidade. Estas pessoas recebem uma grande compensação por seu trabalho. Fazem o bem, recebem de volta o bem que fizeram.

Assim se o que buscamos é o verdadeiro sucesso, devemos concentrar nosso pensamento não naquilo que queremos ganhar, mas no quanto podemos dar.

Temos que analisar nossos talentos, avaliar nossos conhecimentos, e descobrir o que temos de melhor para oferecer. Aí sim, podemos focar nossos esforços para transformar este “melhor” em algo realmente único e especial. Os resultados, naturalmente, não poderão ser menos do que excelentes!

A natureza é pródiga e prima pela abundância – veja uma simples sementinha, quanto frutos dá depois de ser semeada. Conosco a lei é a mesma – plante uma pequena semente, deixe que germine, e ela se transformará em uma grande árvore que, estação após estação, dará frutos suficientes para saciar sua fome, e ainda sobrará muito para alimentar sua família, seus amigos, e outras pessoas que precisarem.

Quando nosso foco é conseguir apenas as frutas, podemos compra-las, mas elas vão acabar. Se plantamos a árvore, no entanto, teremos sempre, sem custos, e em grande quantidade.

O que lhe parece melhor?

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI