Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A R  Ç O  /  2 0 1 4

 

Uma declaração pessoal
Por Denise Amaral (*)

A realidade que vivemos é um espelho de nossos pensamentos. Quanto mais nos focamos em uma ideia, seja ela boa ou ruim, mais perto ela está de se tornar parte de nossa vida. Nossos pensamentos se materializam, e não é raro ouvir uma pessoa dizer: “Viu só? Eu disse que isso ia acontecer!”.

Os exemplos estão em toda parte. Os eternos pessimistas, tão azarados, que parecem atrair tragédias para suas vidas e que estão sempre às voltas de problemas para resolver. E também os sempre otimistas, que atraem, por sua vez, tanta coisa boa! Que sorte eles têm, não é mesmo?

Pois nossos pensamentos principais acabam se transformando também nos principais fatos com os quais temos que lidar todos os dias. Por isso, faz muito sentido que ocupemos nossas mentes com coisas boas, e já iniciemos o nosso dia esperando o que há de melhor.

Se temos algum projeto, e ele está sempre presente em nossos pensamentos, como por exemplo uma viagem que queremos fazer, nossos sentidos vão se aguçar para que percebamos e aproveitemos todas as informações que formos recebendo e que podem nos ajudar. Se não vamos viajar, e não temos este assunto na cabeça, não vamos dar maior atenção ao que ouvimos. Assim, quando nos concentramos em algum assunto que seja importante para nós, as informações se afunilam e a vida parece nos ajudar a conseguir aquilo que queremos.

Então é importante que tenhamos nossos pensamentos constantemente focalizados nas coisas que desejamos obter, para podermos identificar todas as dicas e todas as oportunidades que nos sejam favoráveis. E como vamos fazer isso, se há tantas coisas com as quais temos que nos preocupar? Uma boa ideia é fazer uma “declaração pessoal”, ou seja, escrever com suas palavras aquilo que você quer conseguir. Coloque muitos detalhes, para que ao ler você seja capaz de visualizar o seu desejo de forma bem concreta. Ao invés de “quero ser”, utilize “eu sou”. É importante que você se enxergue já na posição que deseja alcançar. E leia sua declaração muitas vezes – ao se levantar, logo antes de deitar, e durante o dia sempre que tiver oportunidade. Você vai ver que, desta forma, seu objetivo vai ficar marcado em seu subconsciente, e todas as vezes que você identificar ao seu redor ou em alguma conversa um detalhe que lhe seja interessante, você vai automaticamente aguçar a sua atenção. Você vai ter a sensação de que o mundo está conspirando a seu favor, porque muitas “coincidências” começarão a acontecer.

É muito divertido, e muito animador! É como ter o futuro em suas mãos.

Lembre-se: pessimismo e derrotismo têm o mesmo efeito sobre nosso subconsciente. Quanto mais você dá atenção a eles, mais atento você fica aos fatos que lhes são relacionados. E as “coincidências” acabam sendo todas ruins.

Ocupe sua mente com pensamentos positivos que animem e que promovam o bem - tanto o seu quanto o de outras pessoas. Procure libertar-se de toda a negatividade que o envolve, e que vem de jornais, de pessoas depressivas, de um hábito péssimo de procurar saber os detalhes que envolvem cada tragédia. Crie o hábito novo, e muito mais saudável, de procurar o que há de bom escondido por trás de cada notícia ruim, de rebater comentários negativos com alguma opinião positiva e animadora.

Ocupe-se do que é bom, para que o bem passe a ocupar todos os espaços da sua vida.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI