Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
1 6  /  J U L H O  /  2 0 1 5

 

Aproveitando seu tempo ao máximo
Por Denise Amaral (*
)

Pode parecer que quanto mais tempo dedicamos ao trabalho, mais nós produzimos. Na verdade, a produção tem mais a ver com a forma que utilizamos o tempo do que com a sua quantidade.

Uma pessoa pode ficar horas na frente de um computador – aparentemente trabalhando e produzindo muito, quando na realidade está dando voltas e voltas em sua cabeça, preocupada com algum assunto que não tem absolutamente nada a ver com o trabalho, mas que toma toda a sua atenção, bloqueando qualquer raciocínio lógico ou criativo que permita realizar, de fato e com a qualidade esperada, as suas tarefas profissionais.

Quem trabalha com o público sabe como são importantes a cordialidade, a atenção pessoal e o bom atendimento. Mas qualquer ser humano sabe como é difícil ser gentil e atencioso com alguém quando se está em meio a uma grave crise familiar, ou quando acabamos de receber uma notícia desagradável.

Para atender bem, para trabalhar bem – e produzir com a qualidade e quantidade que se espera – é preciso que o profissional esteja preparado para se concentrar de fato e se dedicar realmente ao que deve ser feito naquele determinado momento. Sem distrações grandes o suficiente para influenciarem seu comportamento. Ter uma ``atitude profissional`` e não misturar problemas pessoais com trabalho pode ser uma boa ideia, mas ninguém é de ferro. Nem sempre é fácil separar as coisas pois, afinal, a pessoa é uma só. Uma solução mais realista é permitir que as pessoas dêem atenção a todas as suas necessidades, de forma que o tempo dedicado ao trabalho possa ser realmente produtivo.

Muitas empresas estão investindo nessa ideia, e oferecem incentivos para que seus funcionários se sintam bem trabalhando ali, e desta forma trabalhem melhor, produzam mais, e fiquem por mais tempo nestas empresas. O custo de contratar, treinar, perder o funcionário e ter que contratar novamente é muito alto, e manter um funcionário dedicado e feliz por mais tempo impacta os lucros de forma positiva.

Incentivar o bom relacionamento entre os funcionários também é muito positivo, pois as pessoas trabalham melhor em ambientes receptivos, e o suporte social traz mais confiança aos profissionais para enfrentar desafios, aumentando o otimismo e implementando novas ideias.

Uma empresa não cresce sozinha, e para crescer uma pessoa tem que estar saudável, física e mentalmente. Todo investimento feito no ser humano dá retorno certo para a empresa, pois o desenvolvimento pessoal reflete seus benefícios diretamente no trabalho que as pessoas realizam. O ser humano é uma máquina – mas muito complexa e, por vezes, extremamente delicada. Compreendê-la e respeita-la é essencial para aprender a melhor maneira de fazer com que produza em quantidade e com qualidade. Emoções, capacidade, talentos, tudo deve ser cuidadosamente considerado, pois sucesso e felicidade estão fortemente conectados, e uma pessoa tranquila e feliz é capaz de ter grandes ideias e muitas vitórias.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI