Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

B U S I N E S S    &     L I F E     C O A C H I N G
0 1  /  M A I O  /  2 0 1 5

 

O espaço infinito de todas as possibilidades
Por Denise Amaral (*)

No refúgio de nossa vida costumeira desfrutamos do conforto de tudo o que já é conhecido. Nossa realidade pode não ser tão boa quanto poderia, ou quanto gostaríamos que fosse, mas ao menos sabemos exatamente o que esperar a cada dia, e já sabemos que somos capazes de suportar as situações mais desagradáveis ou os relacionamentos mais difíceis – afinal, é o que fazemos o tempo todo, dia após dia.

Se alguém nos pergunta se gostaríamos de mudar para melhor, a resposta é simples e imediata: Claro que sim! Quem não quer ter um trabalho melhor, mais sucesso, mais dinheiro, ou uma vida mais pacífica e tranquila, ao lado de pessoas mais gentis e solícitas, mais otimistas e de convivência mais agradável?

Mas de querer a mover o que é necessário para de fato conseguir é um caminho que a maioria das pessoas não está nem um pouco disposta a percorrer. Por mais que acreditemos – ou melhor, por mais certeza que tenhamos – de que do outro lado da floresta a realidade que nos espera é muito melhor do que aquela que hoje experimentamos, o desconhecido assusta. Não sabemos o que vamos ter que enfrentar ao longo do percurso. Não sabemos o quanto vamos ter que andar, o tempo que vai levar, e apesar de cada dia nos aproximar mais de nosso objetivo, não há como suprimir a insegurança e o medo diante de uma trilha nunca percorrida.

Mas para aqueles que se atrevem, a surpresa é grande e a floresta é mágica! Assim que nos libertamos da segurança do que tão bem conhecemos para nos aventurarmos no desconhecido, nos deparamos com o espaço infinito de todas as possibilidades. Um lugar onde não há limites ou fronteiras para a nossa capacidade de imaginar, desejar ou conseguir. Neste espaço tudo o que criamos ganha vida e se torna a nossa nova realidade.

Uma existência normal, atrelada ao medo da mudança, nada mais é do que uma prisão à qual estamos já bem acostumados, e que decidimos aceitar como nossa realidade. É para cá que viemos, é para isto que servimos, o que temos é aquilo que merecemos e qualquer coisa além disso pertence ao mundo dos outros – não é para nós.

Pensamentos como esse são mais poderosos e mais cruéis que grilhões de ferro nos impedindo de ser, viver e usufruir tanto quanto poderíamos. E são apenas os nossos pensamentos que nos prendem a uma “normalidade” não tão boa, ainda que confortavelmente familiar e conhecida.

Melhorar exige coragem e desprendimento! Exige que deixemos de lado o nosso antigo “normal” para mergulhar de cabeça no espaço infinito de todas as possibilidades, e lá definir todas as características da nossa “nova normalidade”. Normal é aquilo que você escolhe – é tudo o que você é capaz de desejar e acreditar que pode ser seu. Não há fronteiras para a vontade ou limites para a fé. Assim como não há restrições ao amor que nos trouxe a este mundo, e que nos mantém aqui pelo espaço de uma vida.

Você pode fazer com que sua vida seja muito simples, ou muito complicada. Pode se entregar ao desafio da mudança e realizar seus sonhos ou prender-se ao presente e sonhar eternamente, e amargamente, com um futuro que jamais se concretizará. Pode ver os momentos mais difíceis como seu destino, ou simplesmente como um detalhe que você é perfeitamente capaz de mudar.

A estrada já existe para todos aqueles que decidem viajar. As oportunidades já existem para quem estiver disposto a aproveitar. O futuro espera a todos nós com uma página em branco, onde podemos escrever o que quisermos – desde a repetição da mesma história, de novo, de novo e ainda outra vez, até o capítulo novo e surpreendente, repleto de novidades e pontuado de prosperidade, paz, sucesso e felicidade.

Não há limites para o querer, como não há limites para o poder. O Universo é infinito, e lembre-se: é nele que vivemos. É dele que tiramos todas as nossas infinitas possibilidades. É nele que semeamos a nossa normalidade e onde colhemos a nossa realidade, seja ela qual for. Se encontrarmos limitações é porque nós mesmos as criamos. Se colocamos uma cerca ao redor de nós, podemos também removê-la. Se criamos limites para a nossa felicidade, podemos retirá-los. Se nossos pensamentos antigos ou crenças herdadas levantam barreiras a uma vida de abundância e prosperidade, podemos arrancá-las e destruí-las.

No espaço de todas as possibilidades podemos nos cercar de beleza e prosperidade. O desafio da mudança são as asas da nossa criatividade.

(*) Denise Rodrigues do Amaral é escritora, advogada e pós-graduada em Teoria da Comunicação, especialista em comunicação e produtividade e membro da CCF – Certified Coaches Federation.
É autora dos livros "Crianças podem voar", “Perfil de sucesso”, “Sounds like success” (English edition), “Essas mulheres incríveis e suas histórias maravilhosas”, e possui mais de 500 artigos publicados sobre alcançar o sucesso.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DA COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS A SUA AUTORA E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI