Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I C A     D A     S E M A N A
1 8  /  J A N E I R O  /  2 0 1 5

   

Plínio da Franca - www.portalbrasil.netTá passando da hora
Por Plínio da Franca (*)

A realidade de nossa existência e do planeta que nos abriga e permite vivermos nossas experiências físicas, materiais e espirituais, está em acelerado ritmo de transformações. Por sermos seres semi humanos (não conseguimos ainda alcançar a moral do Espírito do Ser Humano, projetado pelas Leis Supremas do Cosmos - Deus) preferimos nos autoenganar de que nada está acontecendo e no muito lamentamos os acontecimentos desastrosos em todas as esferas da vida do planeta e na nossa, mas, também, só quando eles batem à nossa porta individual.    

Tá passando da hora de adotarmos de forma sistemática a auto-reflexão. É dela que surge o crescimento e o desenvolvimento de si próprio, da tecnologia e qualquer outra coisa. A auto-reflexão é pré-requisito para o conhecer, desenvolver, educar, refletir...

É através dela que se instala a autoconsciência que disponibilizará a clareza conceitual das realidades e, por sua vez, podermos lançar mão da imaginação, criatividade e discernimento na escolha de opções às soluções de problemas.

Por fim, as funções de valor teóricas e práticas, correspondem à integração entre o saber teórico e o prático, ou seja, o que apenas sei que devo ou não devo fazer e o que realmente faço. Se uma filosofia estiver presente em nossas visões, não haverá sobrepujamentos e, sim , prevalecerá o conjunto que requer o estabelecimento da ética comum: base integradora de propósitos, decisões e ações individuais do cotidiano.

Plínio da Franca
Palestras,workshops,cursos e consultorias
(31) 3022 0997 e (31) 9238 2636
pliniodafranca1@gmail.com

(*) Plínio da Franca é graduado em Sociologia, pela UFMG, Cientista Social, Escritor e Palestrante de destaque.
Também escreve no www.oestadorj.com.br e autorizou, expressamente, a publicação dessa matéria.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI