Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

D I C A     D A     S E M A N A
0 3  /  M A I O  /  2 0 1 5

   

Plínio da Franca - www.portalbrasil.netAs suas partes e as deles
Por Plínio da Franca (*)

A face tem: a parte direita e a parte esquerda, que juntas formam também a chamada cara. Cara de pau, cara dura, cara legal, cara boa, cara ruim...

O cérebro tem: parte do hemisfério esquerdo e parte do hemisfério direito, com cinco partes chamadas de lobos: frontal, temporal, parietal, occipital e da ínsula. Tem as partes dos sulcos lateral e central com as cinco partes dos chamados giros e muitas outras partes, que não realçaremos. Tudo muito bem dividido em partes para formar um todo e reger nosso corpo e vida, que pode se chamar de cabeça. Cabeça boa, cabeça arejada, cabeça evoluída, cabeça dura, cabeça ruim, cabeça...

Por falar em partes, que são a razão de ser de um todo, a organização dos políticos, com suas partes filosóficas, idealistas... são reunidas nos chamados partidos políticos. Epa! Aqui não forma um todo? Continua partido!

Uma definição de significado de organização: conjunto de várias partes = setores e/ou departamentos de um empreendimento que em harmonia de interrelações, existem como um sistema composto de estratégias eficazes, eficientes e efetivas, para aparelharem o empreendimento ao alcance de resultados satisfatórios à comunidade empresarial e civil, contribuindo dessa forma com o bem estar de todos.

Hum!.. tá explicado. Enquanto os grupos sociais estiverem partidos, os políticos estarão organizados em um sistema constituído de três partes: legislativo, executivo e judiciário, detentores de estratégias eficazes, eficientes e efetivas, para aparelharem o empreendimento de cada um de seus membros ao alcance de resultados satisfatórios à casta da comunidade partidária, contribuindo dessa forma com o bem estar de poucos daquele ou aquele setor e/ou parte.

Tô sacando essa parte. E você? 

Plínio da Franca
Palestras,workshops,cursos e consultorias
(31) 3022 0997 e (31) 9238 2636
pliniodafranca1@gmail.com

(*) Plínio da Franca é graduado em Sociologia, pela UFMG, Cientista Social, Escritor e Palestrante de destaque.
Também escreve no www.oestadorj.com.br e autorizou, expressamente, a publicação dessa matéria.

A PROPRIEDADE INTELECTUAL É DO COLUNISTA
TODOS OS DIREITOS RESERVADOS AO AUTOR E AO PORTAL BRASIL®

 


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI