Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

T A X A     S E L I C
Sistema Especial de Liquidação e Custódia

 

            A taxa SELIC é divulgada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM). Ela tem vital importância na economia, pois as taxas de juros cobradas pelo mercado são balizadas pela mesma.

            A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária.            

               A metodologia usada no cálculo da taxa overnight Over/SELIC pode ser encontrada nas normas publicadas pelo Banco Central, disponíveis na Internet no endereço: http://www.bcb.gov.br.

           As séries são divulgadas em base mensal (a taxa overnight acumulada e a taxa mensal) para os dados do ano atual e anterior, e em base anual para os três anos anteriores. As seguintes taxas são também divulgadas: CDI (certificados de depósito interbancário), TR (taxa referencial) e TBF (taxa básica financeira). 

            Os dados abrangem os títulos do governo federal de curto, médio, e longo prazo emitidos pelo Tesouro ou pelo Banco Central, negociados e registrados no SELIC.

            A taxa SELIC é dada pela média diária ponderada pelo volume das operações, de acordo com a seguinte fórmula:

 

onde:

µ = taxa média apurada;
DIi = Taxa da i-ésima operação;
VEi  = Valor de emissão da i-ésima operação;
n = número de operações na amostra.

 

SISTEMA ESPECIAL DE LIQUIDAÇÃO E CUSTÓDIA - SELIC

 

Meta da Taxa Selic

Mês de referência

 

Taxa
Mensalizada

Taxa anual
%

Taxa acumulada no Ano - %

Taxa acumulada em 12 Meses - %

Taxa anual
(*)

Fator diário
(*)

VALORES REAIS (1) - "Ano-Calendário"

VALORES OFICIAIS (2)

JAN/2018

0,5763

7,00

0,58

9,58

6,90 1,00026481


(*) VALORES VÁLIDOS NO PRIMEIRO DIA ÚTIL DO MÊS EM REFERÊNCIA
(1) Valores reais calculados por economistas. Válidos para estudos econômicos - vide explanações abaixo
(2) Valores oficiais divulgados pelo Banco Central - utilizados em cálculos de impostos e taxas federais. Taxa oficializada do 1º dia útil do mês.


FONTES: Banco Central, Portal de Finanças e Base de dados do Portal Brasil.

Observações importantes:

- Há uma pequena diferença entre os índices constantes no site do Banco Central e no site Portal Brasil, em razão das informações abaixo prestadas por nosso consultor e amigo Dr. Timóteo (Portal de Finanças), pelo qual temos o maior respeito e admiração, de onde foram retiradas parte das informações sobre a Taxa SELIC:

Notas sobre a Taxa SELIC - "O Comitê de Política Monetária do Banco Central do Brasil - COPOM fixa periodicamente a meta para a Taxa SELIC para fins de Política Monetária. Na tabela acima o leitor encontrará as taxas definidas pelo COPOM para um determinado período, compreendido entre as datas especificadas. Estão disponíveis também taxas mensalizadas pois a partir da 20ª Reunião do COPOM realizada em 17/12/97 e que começaram a vigorar em 01/01/98 as taxas de juros passaram a ser fixadas de forma anualizada. Para anualizar as taxas compreendidas entre períodos de dois ou mais meses o Portal Brasil considerou o ano de 365 dias e a taxa de juros correndo dia a dia, pois para o consumidor final do dinheiro o Portal Brasil considera hipocrisia que dias não úteis não existam. O COPOM quando fixa as taxas para um determinado período ele as fixa objetivando ou redução, ou aumento ou estabilidade quando se diz que a taxa foi fixada com VIÉS de Redução, ou de Elevação ou sem VIÉS. Os dados básicos da tabelas relacionada à Taxa SELIC foram retiradas do Portal do Banco Central do Brasil.

            Está bem claro que é considerado um ano de 365 dias, talvez diferentemente do BCB porque o objeto de nossas informações é um publico alvo diferente, mais especificamente a grande população brasileira que infelizmente não tem acesso às informações truncadas dos agentes do governo e não podem pagar analistas experientes. 

            Cabe lembrar também que o BCB informa o fator mensal e não a taxa de juros mensal.

            O que podemos afirmar é que considerando as taxas fixadas pelo COPOM para os períodos definidos os cálculos que disponibilizamos estão matematicamente corretos."

Explanação sobre a taxa mensalizada de 2004:

            O ano de 2004 é um ano bissexto, portanto tem 366 dias. Em conseqüência, a taxa diária é de 0,040560137% que capitalizada diariamente para um mês de 31 dias como julho e agosto, por exemplo, dá exatamente 1,265044167% ao mês, arredondando para 1,2650%, conforme constam nos meses de julho e agosto para uma taxa de 16% ao ano.


 

 

FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI