Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

- E-estratégia & Inovação -
Junho / 2003

2ª quinzena - O NOVO PERFIL DO GESTOR FINANCEIRO

            Muitas mudanças e evoluções ocorreram no mercado de trabalho, economia e sociedade. Devido a isto as atribuições e focos do Gestor Financeiro mudaram também.

            Com a redução dos índices inflacionários e ciranda financeira o foco de finanças passa de tesouraria para:

- Controladoria: gerar informações gerenciais para tomada de decisões.

- Planejamento: para se traçar estratégias de diferenciação e melhoria do desempenho empresarial.

- Controle de Custos: com base nas informações gerenciar os custos para manter e maximizar os resultados financeiros.


            O profissional financeiro do século 21 ainda deve ter muito das características tradicionais, porém acrescidas de novos conhecimentos e maneiras de agir de modo a agregar valor às atividades da empresa e sociedade como um todo.

            No meu ponto de vista o gestor financeiro deveria ter as seguintes características pessoais e profissionais:

CARACTERÍSTICAS PESSOAIS

            São as mais importantes pois são inerentes ao ser humano, dependem de esforço pessoal muito grande para serem desenvolvidas e mantidas dia após dia em meio a tempestade de atribuições da vida.

- Transparência: Fundamental, pois sem transparência e clareza de atuação a gestão financeira torna-se impraticável e prejudicial à empresa.

- Ética: Segue os procedimentos, é justo e correto com os demais .

- Disciplina: uma vez traçado o caminho a ser seguido, estabelece a rotina e os meios claros e práticos para atingir os objetivos determinados.

- Comprometimento efetivo: Lidera pelo exemplo, está comprometido e quando diz "podem contar comigo" não fica apenas nas palavras mas demonstra com ações.

- Orientado para Resultados: Ao ter desafios se orienta para atingir os resultados esperados e nada menos do que o necessário é aceitável (não aceita a derrota ou adversidades, ele as supera).

- Disponibilidade: (para os subordinados e superiores) está disponível para os colaboradores e superiores, faz parte do time e as pessoas sabem que podem contar com ele.

- Formador de times e equipes (coaching): sem medo de competição ele prepara seus sucessores e cria um time tão forte que a sinergia é fator de sucesso dele como gestor e dos demais como integrantes (mais do que estrelar o espetáculo, devemos ter um bom elenco).

- Inspirador / Motivador: que através de seu exemplo pessoal motive e inspire os demais ao redor a um comportamento e clima de superação e competição saudável (como a tripulação de um veleiro, todos querendo superar o desafio do mar e do vento em prol das metas de velocidade, segurança e aproveitar a viagem ).

- Assertividade: estabelecer metas e objetivos em linha com a realidade que o cerca (pois dinheiro não dorme e geralmente não temos uma segunda chance de reverter um prejuízo - trabalhar em finanças é como fazer teatro. O espetáculo é ao vivo e não pode ser editado, portanto temos que fazer bem da primeira vez).

- Gerencia o tempo: próprio e da equipe evitando estresse desnecessário, pois todo mês haverá um fechamento financeiro. (Por que o estresse se o fechamento financeiro faz parte da "rotina"? ).

- Pró Ativo: ao identificar um problema o gestor: analisa,debate,decide e resolve (errar uma vez até pode ser admissível, mas errar sempre a mesma coisa ....), busca a melhoria contínua ( Kaizen).

- Inteligência Emocional: controla a si mesmo e interage bem com o ambiente que o cerca.

- Inteligência Interpessoal: se relaciona bem com todos e cria parcerias efetivas de sucesso (pessoal, profissional, acadêmico ) é o profissional do século 21 - não há mais espaço para o guarda-livros que fica na área financeira e não conhece a empresa.

CARACTERÍSTICAS PROFISSIONAIS

            São importantes e necessárias, porém partindo-se de um mínimo de conhecimento e com um treinamento orientado e efetivo geralmente podem ser desenvolvidas (Um bom "ser humano", devidamente treinado pode ser tornar um bom "profissional"):

- Conhecimentos Técnicos: Tem domínio das disciplinas inerentes a finanças (Contabilidade, Controladoria, Consolidação, Reporting / Relatórios, Tesouraria, Auditoria, Matemática, Legislação Específica, Tributos, Processos Internos . . .)

- Conhecimentos de Informática: Nos últimos anos a informática se tornou um elemento essencial para profissionais de finanças (para a produção de informações).

            Portanto é necessário o conhecimento de TI e de suas possibilidades de melhoria da qualidade e efetividade do trabalho e ferramentas (BSC, KPI, BI, CRM, B2B,B2C,C2C,P2P....)

- Idiomas: num mundo globalizado onde as multinacionais estão cada vez mais atuantes e onde legislações globais interferem em negócios regionais o conhecimento de idiomas é fundamental (Inglês é básico e Espanhol, Francês, Italiano, Alemão, Japonês, Chinês são necessários).

- CRM (Customer Relationship Management: Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente): a área financeira tem uma série de clientes Internos (Presidente, Acionista, Diretores, Gerentes Seniores, outros departamentos, empresas ligadas e coligadas) e externos (CVM, CRC, CRE, CREA, INSS, Órgãos públicos, Imprensa, Investidores externos...) e o gerenciamento destes clientes é decisivo para o sucesso do Gestor Financeiro (entender o que os clientes querem e quando eles querem é fundamental, de nada vale entregar um balancete por mês no 5o. dia útil e não saber a última semana de performance financeira da empresa para uma reunião de Diretoria).

- Políticas coorporativas: conhecer profundamente sua empresa no Brasil e as políticas globais que podem ser trazidas para cá (já vi empresas que tinham universidades virtuais porém quase nenhum funcionário no Brasil sabia ou utilizava).

            Muitas vezes existem equipes trabalhando para desenvolver algo que já existe em alguma subsidiária (buscar maior sinergia e integração com a empresa sob uma ótica mais global).

- Visão de negócios: estar familiarizado com o negócio da empresa, conhecer as minúcias e como elas se relacionam para poder entender e otimizar a dinâmica de geração de: receitas, custos, despesas, lucros, caixa.....

- Ligado ao Mercado: em que atua para trazer Benchmarks efetivos (trazer as melhores práticas do mercado para dentro da empresa), gerando resultados efetivos e eventualmente através de networking trazer novos negócios para a empresa.

CONCLUSÃO

            Mais importante do que as características pessoais e profissionais é a vocação para trabalhar com finanças (gostar do que se faz e fazer o que se gosta é essencial) .

            Para trabalhar em finanças o profissional tem que ter vocação para seguir normas e procedimentos, trabalhar sob pressão, ser objetivo e assertivo, cumprir metas, trazer resultados para a empresa, realmente colocando a mão na massa, desenvolvendo um bom time de trabalho e liderar pelo exemplo.

            Ser um bom gestor financeiro não é uma profissão mas sim o exercício de uma vocação inata do profissional.

            Este é um assunto extenso e acredito que pude fazer uma breve explanação do que penso serem as características pessoais e profissionais de um bom gestor financeiro, lembrando que as características acima podem aparecer em diferentes combinações e intensidades visto que somos todos diferentes indivíduos vivendo em diferentes realidades.

Boa Sorte e Sucesso !


1ª quinzena - A BUSCA DE UM NOVO EMPREGO

        A busca de um novo emprego, estando desempregado ou não, é sempre um momento difícil, pois a pessoa passa por uma revisão de seus paradigmas pessoais e profissionais (Onde estou, aonde quero chegar, o que quero ?).

        Porém a busca de um novo emprego também é um momento em que grandes oportunidades se apresentam: 

- Avaliar sua performance ao longo dos anos;

- Identificar seus pontos fortes e pontos a serem melhorados;

- Redesenhar sua carreira na mesma área com um enfoque mais alinhado com a realidade do mercado de trabalho;

- Buscar ou desenvolver uma nova carreira (job rotation). 

Veja abaixo algumas dicas para lhe auxiliar nesta busca:

- Lembre-se que a motivação pessoal é tudo e, portanto, se você está desempregado, mude a sua postura: nunca diga estou  desempregado, diga e pense  “estou em busca de novas oportunidades ou, disponível”.

- Você não é a única pessoa nesta situação e que amanhã é outro dia, demora-se em média 6 meses para se obter um novo emprego.

- Evite a todo custo a depressão pós-demissão (muito comum a partir do segundo ou terceiro mês no qual a pessoa está sem emprego).

- “Exercite o corpo e a mente agradecerá!". Use o tempo para se manter em forma com caminhadas e exercícios leves, ou se você for sócio de algum clube freqüente-o, afinal nunca se sabe se poderá fazer novos contatos e amizades.

- Você tem mais tempo para sua vida social e portanto aproveite este tempo para visitar amigos e parentes, levar seus filhos para a escola (exercite o seu networking e também procure ter bons momentos).

- Avalie seu desempenho nos últimos 3 empregos e veja coisas que fez bem, coisas que fez mal, e coisas que poderia ter feito (procure aprender com o passado e se preparar para o futuro).

- Veja quais competências você não tem no momento mas que são necessárias em sua área de atuação e procure desenvolvê-las (Inglês é fundamental nos dias de hoje, Espanhol é desejável após saber um pouco de inglês).

- Procure na Internet alguns treinamentos e cursos de E-learning  gratuitos e se recicle e aumente suas condições de empregabilidade.

- Localize a biblioteca mais próxima de você, para poder pegar livros de graça e se reciclar além de ter algum lugar para ir (ficar em casa nunca é bom) .

- Atualize e também prepare o currículo em inglês e espanhol.

- Leia, releia e conheça muito bem o seu currículo.

- Treine uma entrevista com todas as possíveis perguntas (em português, inglês e espanhol)

-  Veja diariamente as vagas na Internet, jornais, network, Banco Nacional de Empregos, Central de Solidariedade do Ttrabalhador...

- Além de ler o jornal em busca de empregos e novas oportunidades, mantenha-se informado sobre política, economia e outros assuntos que podem ser abordados em entrevistas.

- Tente uma atividade voluntária, pois a mesma lhe manterá ocupado e também irá ficar bem em seu currículo, além de lhe propiciar um novo networking.

ENFIM TENHA UMA ROTINA SEMPRE REPLETA DE ATIVIDADES E LEMBRE-SE QUE TODAS AS COISAS SE LIGAM UMAS NAS OUTRAS AO FINAL DE TUDO .

BUSCAR UM NOVO EMPREGO É UMA ATIVIDADE TÃO IMPORTANTE E ATIVA COMO QUALQUER OUTRO EMPREGO .

ACIMA DE TUDO MANTENHA O FOCO NO SEU OBJETIVO : Sucesso !!

E procure o  sucesso em um aspecto mais amplo (pessoal, familiar, profissional, lazer, forma física. . .).

Bem..., boa sorte e sucesso.

José Luis Amancio

Conheça o nosso colunista - José Luis Amâncio ==> Clique aqui
Para ler outras colunas de José Luis Amâncio ==>
Clique aqui


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI