Área Cultural Área Técnica

 Ciência e Tecnologia  -  Colunistas  -  Cultura e Lazer
 
Educação  -  Esportes  -  Geografia  -  Serviços ao Usuário

 Aviação Comercial  -  Chat  -  Downloads  -  Economia
 
Medicina e Saúde  -  Mulher  -  Política  -  Reportagens

Página Principal

PORTAL BRASIL®
Domínios

          O registro de ".com.br" e mais outras terminações de endereços virtuais, estão, no Brasil, sob a responsabilidade da FAPESP - órgão da USP. Os controles e sistemas de pesquisas e informações estão disponíveis no endereço www.registro.br. Abaixo apresentamos as principais informações sobre como funciona o sistema.

1.1 O que é um nome de domínio ?

É um nome que serve para localizar e identificar conjuntos de computadores na Internet. O nome de domínio foi concebido com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.


1.2 Quem pode registrar um domínio ?

Qualquer entidade legalmente estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (instituições) ou física (Profissionais Liberais e pessoas físicas) que possua um contato em território nacional.

Empresas estrangeiras que possuam um procurador legalmente estabelecido no Brasil, de acordo com as regras descritas em: "Procedimentos para registro de estrangeiros".


1.3 Por que preciso registrar meu domínio no Registro .br ?

Domínios que não estão registrados, não podem ser encontrados na Internet;
Todos os domínios na Internet com extensão .BR são registrados, exclusivamente, no Registro .br.


1.4 Como faço para reservar um domínio ?

Nenhum usuário do sistema de registro pode reservar um domínio. Reservas de domínios são prerrogativas exclusivas do Comitê Gestor, de acordo com a regulamentação vigente: resoluções número [1] e [2] e seus anexos [I] e [II].


1.5 Eu preciso de um provedor para registrar um domínio ?

O que você precisa na verdade são 2 servidores DNS já configurados para o seu domínio. Em geral quem lhe fornecerá isto será o seu provedor de hospedagem, caso você não tenha infra-estrutura própria.

Você pode solicitar o registro de seu domínio sem informar os nomes do servidores DNS de imediato. Você terá 2 semanas, contados a partir da data de envio do formulário, para fornecer ao menos dois servidores DNS configurados para o domínio.


1.6 Para que servem os servidores DNS ?

O servidor DNS será o equipamento responsável por permitir que as demais máquinas conectadas a Internet consigam acesso as máquinas de seu domínio. Sem um servidor DNS corretamente configurado, o seu domínio não estará ativo na Internet.


1.7 Não possuo servidores DNS, o que devo fazer ?

Se você não possui infra-estrutura própria, procure os serviços de um provedor de hospedagem. Existem listas de provedores de hospedagem disponíveis no Yahoo e Cade.


1.8 O que significa a mensagem "reservado pelo CG" ?

O Comitê Gestor pode reservar nomes de acordo com o critério constante na regulamentação vigente: resoluções número [1] e [2] e seus anexos [I] e [II].


1.9 Verifiquei que um domínio não está sendo utilizado, posso registrá-lo ?

Para caracterizar que um domínio está sendo utilizado, não existe a necessidade que o mesmo possua páginas www; um domínio pode ser registrado somente para utilização com fins de correio eletrônico. Nenhum domínio que já esteja registrado, poderá ser solicitado. Somente podem ser registrados domínios, cuja pesquisa, resultar em "domínio inexistente" ou em informações sobre tickets ativos (com pendências).


1.10 O domínio está com "tempo esgotado", posso registrá-lo ?

Não. Verifique o FAQ 1.9


1.11 Posso registrar qualquer nome ou tem que ser a razão social da minha empresa ou minha marca registrada ?

Pode-se registrar qualquer nome desde que a Pesquisa resulte "Domínio Inexistente" ou em informações sobre tickets ativos (com pendências). Atenção: Não deixe de verificar as condições do acordo do registro .br


1.12 Posso registrar minha_cidade.GOV.BR ?

Não. Entidades dos governos estaduais e municipais registram-se abaixo de XX.GOV.BR, onde XX é a sigla do seu estado. Consulte quais são os contatos responsáveis pelo registro em cada um dos estados, através do sistema de pesquisa, executando a para o domínio XX.GOV.BR. Envie o pedido do registro para os responsáveis listados. Exemplo: Se for órgão do município de São Paulo, consulte: SP.GOV.BR


1.13 Posso registrar minha_empresa.NET.BR ?

Somente se a sua empresa for detentora de autorização para o serviço de Rede e Circuito Especializado da Anatel e/ou detentora de um Sistema Autônomo conectado a Internet conforme o RFC1930.


1.14 Se eu registrar um nome em uma categoria, outra empresa pode registrar o mesmo nome em outra categoria ?

Sim.


1.15 Quanto tempo demora para se obter o registro de um domínio ?

Verifique o FAQ 1.17


1.16 Como faço para saber se meu registro de domínio foi aceito ?

Você será informado, via e-mail, quando o domínio for registrado. Durante o processo você poderá acompanhar o estado do seu pedido diretamente na sua tela de administração. O seu pedido aparecerá na lista de Tickets e após o processamento será colocado na lista de Tickets processados. Esta lista pode ser acessada diretamente no menu da sua tela de administração.


1.17 Por que meu ticket ainda não virou domínio ?

A fila de tickets é processada a cada 30 minutos. Verifique o status de seu ticket diretamente em sua conta no sistema de registro. Caso seu ticket possua alguma pendência, este ficará aguardando até um prazo determinado, ao fim do qual, caso a pendência não tenha sido resolvida, o ticket será cancelado. Atenção: Pendências de tickets são comunicadas via e-mail durante a geração dos mesmos, por favor, leia os comunicados com atenção.

Domínios registrados nas categorias .AM.BR, .COOP.BR, .EDU.BR, .FM.BR, .G12.BR, .GOV.BR, .MIL.BR, .NET.BR, .ORG.BR, .PSI.BR E .TV.BR, somente são liberados após o recebimento e verificação da documentação exigida, comprovando que a entidade solicitante está de acordo com a categoria na qual deseja registrar o seu domínio. Para as demais categorias, o domínio é registrado em 24 horas.


1.18 Estou tentando registrar um domínio com as mesmas máquinas DNS que utilizo em outro domínio já registrado, porém o sistema devolve um erro o que fazer ?

Cada novo domínio deve ser previamente configurado nas máquinas que servirão como DNS para o mesmo. Verifique se a máquina está devidamente configurada para o novo domínio que você deseja. Caso o seu servidor DNS esteja corretamente configurado o sistema de verificação deve retornar com a mensagem "Autoridade sobre o domínio".


1.19 Já tenho um ou mais domínios registrados. Como faço para registrar outro ?

Se a empresa já possui algum domínio registrado, somente o contato da entidade poderá registrar novos domínios abaixo deste CNPJ. O procedimento a ser seguido por este contato é o mesmo efetuado quando do primeiro registro. Em caso de dúvidas, siga as instruções do tutorial Cadastrando novos domínios.


1.20 Posso registrar qualquer nome como um domínio .EDU.BR ?

Não. Nomes de domínios .EDU.BR não podem ser genéricos. Domínio genérico é aquele composto por palavra ou acrônimo que defina conceito geral ou que não tenham ligação alguma com a razão social, nome fantasia ou seus respectivos acrônimos.

Desta forma, caso a documentação descrita na questão 3.3 do FAQ não permita que se classifique o nome como não genérico, deve-se encaminhar documentação adicional para comprovação de não generalidade do nome.


Para outras dúvidas e/ou informações, fale diretamente com a FAPESP:

- doc@registro.br (procedimentos administrativos)
-
hostmaster@registro.br (dúvidas sobre o sistema, publicação DNS e segurança)

- pagamento@registro.br (cobrança)

Endereço para correspondência:

A/C Registro.br - 3° andar
Rua Pio XI, n° 1500 - Alto da Lapa
CEP 05468-901 - São Paulo (SP)


FALE CONOSCO ==> CLIQUE AQUI